PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Jacilene Fiuza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/577
Resumo: Este artigo resulta de pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo o Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. O objetivo foi estudar os beneficiários do Programa e as razões das baixas taxas de conclusão do curso ofertado pelo Instituto Federal da Bahia-IFBA, unidade Salvador, para esse Programa. Os resultados mostraram que o público-alvo do PROEJA não tem sido atingido, uma vez que o curso é voltado para a elevação da escolaridade de alunos que possuam apenas o ensino fundamental, mas a investigação mostrou que a maior parte dos alunos ingressantes no curso já possui o ensino médio completo. Verificou-se, também, que as baixas taxas de conclusão estão relacionadas, entre outras coisas, às dificuldades para acompanhar os conteúdos do curso, passando pela dificuldade de conciliar estudo e trabalho, além da falta de uma sólida base escolar por parte da maioria dos alunos.
id UNEB-2_e95aad7033b899e8649e8d8dd60587c6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/577
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBAEste artigo resulta de pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo o Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. O objetivo foi estudar os beneficiários do Programa e as razões das baixas taxas de conclusão do curso ofertado pelo Instituto Federal da Bahia-IFBA, unidade Salvador, para esse Programa. Os resultados mostraram que o público-alvo do PROEJA não tem sido atingido, uma vez que o curso é voltado para a elevação da escolaridade de alunos que possuam apenas o ensino fundamental, mas a investigação mostrou que a maior parte dos alunos ingressantes no curso já possui o ensino médio completo. Verificou-se, também, que as baixas taxas de conclusão estão relacionadas, entre outras coisas, às dificuldades para acompanhar os conteúdos do curso, passando pela dificuldade de conciliar estudo e trabalho, além da falta de uma sólida base escolar por parte da maioria dos alunos.UNEB2013-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/577Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 2 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 33-64reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/577/451de Lima, Jacilene Fiuzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-25T15:26:15Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/577Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2013-12-25T15:26:15Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA
title PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA
spellingShingle PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA
de Lima, Jacilene Fiuza
title_short PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA
title_full PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA
title_fullStr PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA
title_full_unstemmed PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA
title_sort PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA
author de Lima, Jacilene Fiuza
author_facet de Lima, Jacilene Fiuza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Jacilene Fiuza
description Este artigo resulta de pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo o Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. O objetivo foi estudar os beneficiários do Programa e as razões das baixas taxas de conclusão do curso ofertado pelo Instituto Federal da Bahia-IFBA, unidade Salvador, para esse Programa. Os resultados mostraram que o público-alvo do PROEJA não tem sido atingido, uma vez que o curso é voltado para a elevação da escolaridade de alunos que possuam apenas o ensino fundamental, mas a investigação mostrou que a maior parte dos alunos ingressantes no curso já possui o ensino médio completo. Verificou-se, também, que as baixas taxas de conclusão estão relacionadas, entre outras coisas, às dificuldades para acompanhar os conteúdos do curso, passando pela dificuldade de conciliar estudo e trabalho, além da falta de uma sólida base escolar por parte da maioria dos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/577
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/577/451
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 2 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 33-64
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658480549888