PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/577 |
Resumo: | Este artigo resulta de pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo o Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. O objetivo foi estudar os beneficiários do Programa e as razões das baixas taxas de conclusão do curso ofertado pelo Instituto Federal da Bahia-IFBA, unidade Salvador, para esse Programa. Os resultados mostraram que o público-alvo do PROEJA não tem sido atingido, uma vez que o curso é voltado para a elevação da escolaridade de alunos que possuam apenas o ensino fundamental, mas a investigação mostrou que a maior parte dos alunos ingressantes no curso já possui o ensino médio completo. Verificou-se, também, que as baixas taxas de conclusão estão relacionadas, entre outras coisas, às dificuldades para acompanhar os conteúdos do curso, passando pela dificuldade de conciliar estudo e trabalho, além da falta de uma sólida base escolar por parte da maioria dos alunos. |
id |
UNEB-2_e95aad7033b899e8649e8d8dd60587c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/577 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBAEste artigo resulta de pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo o Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. O objetivo foi estudar os beneficiários do Programa e as razões das baixas taxas de conclusão do curso ofertado pelo Instituto Federal da Bahia-IFBA, unidade Salvador, para esse Programa. Os resultados mostraram que o público-alvo do PROEJA não tem sido atingido, uma vez que o curso é voltado para a elevação da escolaridade de alunos que possuam apenas o ensino fundamental, mas a investigação mostrou que a maior parte dos alunos ingressantes no curso já possui o ensino médio completo. Verificou-se, também, que as baixas taxas de conclusão estão relacionadas, entre outras coisas, às dificuldades para acompanhar os conteúdos do curso, passando pela dificuldade de conciliar estudo e trabalho, além da falta de uma sólida base escolar por parte da maioria dos alunos.UNEB2013-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/577Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 2 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 33-64reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/577/451de Lima, Jacilene Fiuzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-25T15:26:15Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/577Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2013-12-25T15:26:15Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA |
title |
PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA |
spellingShingle |
PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA de Lima, Jacilene Fiuza |
title_short |
PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA |
title_full |
PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA |
title_fullStr |
PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA |
title_full_unstemmed |
PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA |
title_sort |
PROEJA: seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão no Curso de Infraestrutura Urbana ofertado pelo IFBA |
author |
de Lima, Jacilene Fiuza |
author_facet |
de Lima, Jacilene Fiuza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima, Jacilene Fiuza |
description |
Este artigo resulta de pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo o Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. O objetivo foi estudar os beneficiários do Programa e as razões das baixas taxas de conclusão do curso ofertado pelo Instituto Federal da Bahia-IFBA, unidade Salvador, para esse Programa. Os resultados mostraram que o público-alvo do PROEJA não tem sido atingido, uma vez que o curso é voltado para a elevação da escolaridade de alunos que possuam apenas o ensino fundamental, mas a investigação mostrou que a maior parte dos alunos ingressantes no curso já possui o ensino médio completo. Verificou-se, também, que as baixas taxas de conclusão estão relacionadas, entre outras coisas, às dificuldades para acompanhar os conteúdos do curso, passando pela dificuldade de conciliar estudo e trabalho, além da falta de uma sólida base escolar por parte da maioria dos alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/577 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/577/451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 2 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 33-64 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658480549888 |