Formação inicial e continuada de professores de inglês em uma perspectiva includente: entrelaçando histórias, vidas e experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Assis Cezarino, Karla Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Currie, Karen Lois, de Oliveira, Edna Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5701
Resumo: O ensino de inglês na escola pública é marcado por incertezas em relação à sua possibilidade de ensino ou aprendizagem (Lima, 2011), principalmente no que tange à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), bolsistas do subprojeto de Letras-Inglês tiveram a oportunidade de atuar em uma escola da Prefeitura Municipal de Vitória-ES que oferta a EJA no diurno. A partir da vivência da regência interdisciplinar compartilhada, este estudo teve como objetivo identificar o significado atribuído pelos “pibidianos” aos processos de formação vivenciados na citada escola de EJA, identificando os principais desafios e contribuições para o se tornar professor, tendo como base uma perspectiva crítica do fazer docente (Freire, 2007). Este estudo se caracteriza como pesquisa narrativa de caráter qualitativo (Bruner, 2002), em que as vozes dos sujeitos se manifestam refletindo experiências de vida, no caminho percorrido para um fazer docente constituído e refletido no processo expresso nos relatórios finais produzidos pelos pibidianos e diários de campo no período de 2014 a 2017. Os resultados indicam que o PIBID Letras/Inglês foi essencial na formação docente, não só para os(as) alunos(as) de graduação, mas também para os professores da escola participante e os professores universitários que compuseram o Projeto. Pode-se também observar uma ruptura de preconceitos e mitos em relação à língua inglesa na escola, promovendo uma abertura para se pensar e se fazer o ensino da língua inglesa mais voltado ao pensar crítico, em diálogo com os diversos saberes, tanto disciplinar quanto da prática social.
id UNEB-2_f2691f89a95ae25f6cc747c2f809d96d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5701
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Formação inicial e continuada de professores de inglês em uma perspectiva includente: entrelaçando histórias, vidas e experiênciasO ensino de inglês na escola pública é marcado por incertezas em relação à sua possibilidade de ensino ou aprendizagem (Lima, 2011), principalmente no que tange à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), bolsistas do subprojeto de Letras-Inglês tiveram a oportunidade de atuar em uma escola da Prefeitura Municipal de Vitória-ES que oferta a EJA no diurno. A partir da vivência da regência interdisciplinar compartilhada, este estudo teve como objetivo identificar o significado atribuído pelos “pibidianos” aos processos de formação vivenciados na citada escola de EJA, identificando os principais desafios e contribuições para o se tornar professor, tendo como base uma perspectiva crítica do fazer docente (Freire, 2007). Este estudo se caracteriza como pesquisa narrativa de caráter qualitativo (Bruner, 2002), em que as vozes dos sujeitos se manifestam refletindo experiências de vida, no caminho percorrido para um fazer docente constituído e refletido no processo expresso nos relatórios finais produzidos pelos pibidianos e diários de campo no período de 2014 a 2017. Os resultados indicam que o PIBID Letras/Inglês foi essencial na formação docente, não só para os(as) alunos(as) de graduação, mas também para os professores da escola participante e os professores universitários que compuseram o Projeto. Pode-se também observar uma ruptura de preconceitos e mitos em relação à língua inglesa na escola, promovendo uma abertura para se pensar e se fazer o ensino da língua inglesa mais voltado ao pensar crítico, em diálogo com os diversos saberes, tanto disciplinar quanto da prática social.UNEB2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5701Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 6 (2018): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol 6, ahead of print, 2018; 151-169reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5701/3642Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Assis Cezarino, Karla RibeiroCurrie, Karen Loisde Oliveira, Edna Castro2019-01-02T12:45:50Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5701Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2019-01-02T12:45:50Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial e continuada de professores de inglês em uma perspectiva includente: entrelaçando histórias, vidas e experiências
title Formação inicial e continuada de professores de inglês em uma perspectiva includente: entrelaçando histórias, vidas e experiências
spellingShingle Formação inicial e continuada de professores de inglês em uma perspectiva includente: entrelaçando histórias, vidas e experiências
de Assis Cezarino, Karla Ribeiro
title_short Formação inicial e continuada de professores de inglês em uma perspectiva includente: entrelaçando histórias, vidas e experiências
title_full Formação inicial e continuada de professores de inglês em uma perspectiva includente: entrelaçando histórias, vidas e experiências
title_fullStr Formação inicial e continuada de professores de inglês em uma perspectiva includente: entrelaçando histórias, vidas e experiências
title_full_unstemmed Formação inicial e continuada de professores de inglês em uma perspectiva includente: entrelaçando histórias, vidas e experiências
title_sort Formação inicial e continuada de professores de inglês em uma perspectiva includente: entrelaçando histórias, vidas e experiências
author de Assis Cezarino, Karla Ribeiro
author_facet de Assis Cezarino, Karla Ribeiro
Currie, Karen Lois
de Oliveira, Edna Castro
author_role author
author2 Currie, Karen Lois
de Oliveira, Edna Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Assis Cezarino, Karla Ribeiro
Currie, Karen Lois
de Oliveira, Edna Castro
description O ensino de inglês na escola pública é marcado por incertezas em relação à sua possibilidade de ensino ou aprendizagem (Lima, 2011), principalmente no que tange à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), bolsistas do subprojeto de Letras-Inglês tiveram a oportunidade de atuar em uma escola da Prefeitura Municipal de Vitória-ES que oferta a EJA no diurno. A partir da vivência da regência interdisciplinar compartilhada, este estudo teve como objetivo identificar o significado atribuído pelos “pibidianos” aos processos de formação vivenciados na citada escola de EJA, identificando os principais desafios e contribuições para o se tornar professor, tendo como base uma perspectiva crítica do fazer docente (Freire, 2007). Este estudo se caracteriza como pesquisa narrativa de caráter qualitativo (Bruner, 2002), em que as vozes dos sujeitos se manifestam refletindo experiências de vida, no caminho percorrido para um fazer docente constituído e refletido no processo expresso nos relatórios finais produzidos pelos pibidianos e diários de campo no período de 2014 a 2017. Os resultados indicam que o PIBID Letras/Inglês foi essencial na formação docente, não só para os(as) alunos(as) de graduação, mas também para os professores da escola participante e os professores universitários que compuseram o Projeto. Pode-se também observar uma ruptura de preconceitos e mitos em relação à língua inglesa na escola, promovendo uma abertura para se pensar e se fazer o ensino da língua inglesa mais voltado ao pensar crítico, em diálogo com os diversos saberes, tanto disciplinar quanto da prática social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5701
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5701/3642
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 6 (2018): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol 6, ahead of print, 2018; 151-169
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658874814464