Paulo Freire: a favor ou contra, pequeno inventário de críticas, confrontos e contribuições
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5693 |
Resumo: | Este trabalho aborda críticas e objeções às propostas político-educacionais de Paulo Freire e de suas equipes de trabalho, desde quando dirigia o Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife. Apresenta aspectos de como Paulo Freire reagiu às críticas, esclareceu seus pontos de vista e compreensão de mundo e de sociedade, sendo rejeitado ou reverenciado até os dias de hoje. Metodologicamente, a investigação foi designada conforme Maffesoli: de “tipo Sul”. Caminha rente aos fenômenos em foco, confere documentos, procura desvendar elementos indiciários dos jogos de força e conflitos. Neste estudo, Paulo Freire e equipes de trabalho criaram uma compreensão de educação e uma proposta de educação de adultos desde a década de 1960, que se mantém atual como convite à superação de uma educação autoritária, repressora e, sub-repticiamente, neutra. Em visão equivocada de história, os que miram suas armas em Paulo Freire concebem os movimentos da sociedade como produzidos por grandes nomes, como se o ideário freireano não estivesse sendo reinventado e atualizado por milhares, senão milhões de educadores brasileiros e de outros países e continentes. |
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Paulo Freire: a favor ou contra, pequeno inventário de críticas, confrontos e contribuiçõesEste trabalho aborda críticas e objeções às propostas político-educacionais de Paulo Freire e de suas equipes de trabalho, desde quando dirigia o Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife. Apresenta aspectos de como Paulo Freire reagiu às críticas, esclareceu seus pontos de vista e compreensão de mundo e de sociedade, sendo rejeitado ou reverenciado até os dias de hoje. Metodologicamente, a investigação foi designada conforme Maffesoli: de “tipo Sul”. Caminha rente aos fenômenos em foco, confere documentos, procura desvendar elementos indiciários dos jogos de força e conflitos. Neste estudo, Paulo Freire e equipes de trabalho criaram uma compreensão de educação e uma proposta de educação de adultos desde a década de 1960, que se mantém atual como convite à superação de uma educação autoritária, repressora e, sub-repticiamente, neutra. Em visão equivocada de história, os que miram suas armas em Paulo Freire concebem os movimentos da sociedade como produzidos por grandes nomes, como se o ideário freireano não estivesse sendo reinventado e atualizado por milhares, senão milhões de educadores brasileiros e de outros países e continentes.UNEB2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5693Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 6 (2018): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol 6, ahead of print, 2018; 30-40reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/5693/3634Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Menezes, Germana AlvesGonçalves, Luiz Gonzaga2019-01-02T12:45:50Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5693Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2019-01-02T12:45:50Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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