Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda de Sousa, Clara Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cavalcante Nunes, Juliane, Melo da Silva, Vanessa, Santos de Souza Gondim, Liberalina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9847
Resumo: Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento de encontros em Orientação Profissional na Educação de Jovens e Adultos numa escola da rede estadual de Juazeiro - BA, visando ampliar as possibilidades de projeto de futuro, escolha de carreira e mercado de trabalho. Utilizou-se como abordagem norteadora a perspectiva sócio-histórica, tendo Vygotsky como principal representante. Foram realizados três encontros com 18 estudantes do eixo VII da EJA, em que corresponde ao nível médio de uma escola estadual de Juazeiro – BA. A idade dos participantes foi entre 16 e 40 anos. Os encontros tiveram como temáticas: 1) Eu e minhas qualidades, 2) Descobrindo horizontes e 3) Projeto de vida. Tais momentos foram mediados por três estudantes de psicologia orientadas pela professora da disciplina de Orientação Profissional do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A escolha dessa turma partiu da gestão da escola, dando ênfase a importância de ser o último ano que os estudantes estarão no espaço escolar. Os instrumentos utilizados foram: o questionário de interesses, cronograma de autoconhecimento, dinâmicas grupais, discussões e avaliações orais após cada encontro. Contou-se com a colaboração ativa da professora da turma e o apoio da vice-gestora e coordenadora pedagógica da escola. A experiência da Orientação Profissional na EJA foi de extrema relevância no aspecto de ampliar e conhecer as necessidades e projetos dos estudantes, permitindo que refletissem sobre si e suas aptidões ao longo dos encontros.
id UNEB-2_fdda6e36203c106eee23f78ec8f7576a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9847
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BAEste artigo tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento de encontros em Orientação Profissional na Educação de Jovens e Adultos numa escola da rede estadual de Juazeiro - BA, visando ampliar as possibilidades de projeto de futuro, escolha de carreira e mercado de trabalho. Utilizou-se como abordagem norteadora a perspectiva sócio-histórica, tendo Vygotsky como principal representante. Foram realizados três encontros com 18 estudantes do eixo VII da EJA, em que corresponde ao nível médio de uma escola estadual de Juazeiro – BA. A idade dos participantes foi entre 16 e 40 anos. Os encontros tiveram como temáticas: 1) Eu e minhas qualidades, 2) Descobrindo horizontes e 3) Projeto de vida. Tais momentos foram mediados por três estudantes de psicologia orientadas pela professora da disciplina de Orientação Profissional do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A escolha dessa turma partiu da gestão da escola, dando ênfase a importância de ser o último ano que os estudantes estarão no espaço escolar. Os instrumentos utilizados foram: o questionário de interesses, cronograma de autoconhecimento, dinâmicas grupais, discussões e avaliações orais após cada encontro. Contou-se com a colaboração ativa da professora da turma e o apoio da vice-gestora e coordenadora pedagógica da escola. A experiência da Orientação Profissional na EJA foi de extrema relevância no aspecto de ampliar e conhecer as necessidades e projetos dos estudantes, permitindo que refletissem sobre si e suas aptidões ao longo dos encontros.UNEB2020-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9847Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 238-253reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9847/6918Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda de Sousa, Clara Maria Cavalcante Nunes, Juliane Melo da Silva, Vanessa Santos de Souza Gondim, Liberalina 2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9847Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA
title Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA
spellingShingle Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA
Miranda de Sousa, Clara Maria
title_short Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA
title_full Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA
title_fullStr Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA
title_full_unstemmed Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA
title_sort Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA
author Miranda de Sousa, Clara Maria
author_facet Miranda de Sousa, Clara Maria
Cavalcante Nunes, Juliane
Melo da Silva, Vanessa
Santos de Souza Gondim, Liberalina
author_role author
author2 Cavalcante Nunes, Juliane
Melo da Silva, Vanessa
Santos de Souza Gondim, Liberalina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda de Sousa, Clara Maria
Cavalcante Nunes, Juliane
Melo da Silva, Vanessa
Santos de Souza Gondim, Liberalina
description Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento de encontros em Orientação Profissional na Educação de Jovens e Adultos numa escola da rede estadual de Juazeiro - BA, visando ampliar as possibilidades de projeto de futuro, escolha de carreira e mercado de trabalho. Utilizou-se como abordagem norteadora a perspectiva sócio-histórica, tendo Vygotsky como principal representante. Foram realizados três encontros com 18 estudantes do eixo VII da EJA, em que corresponde ao nível médio de uma escola estadual de Juazeiro – BA. A idade dos participantes foi entre 16 e 40 anos. Os encontros tiveram como temáticas: 1) Eu e minhas qualidades, 2) Descobrindo horizontes e 3) Projeto de vida. Tais momentos foram mediados por três estudantes de psicologia orientadas pela professora da disciplina de Orientação Profissional do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A escolha dessa turma partiu da gestão da escola, dando ênfase a importância de ser o último ano que os estudantes estarão no espaço escolar. Os instrumentos utilizados foram: o questionário de interesses, cronograma de autoconhecimento, dinâmicas grupais, discussões e avaliações orais após cada encontro. Contou-se com a colaboração ativa da professora da turma e o apoio da vice-gestora e coordenadora pedagógica da escola. A experiência da Orientação Profissional na EJA foi de extrema relevância no aspecto de ampliar e conhecer as necessidades e projetos dos estudantes, permitindo que refletissem sobre si e suas aptidões ao longo dos encontros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9847
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9847/6918
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 238-253
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658912563200