Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9847 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento de encontros em Orientação Profissional na Educação de Jovens e Adultos numa escola da rede estadual de Juazeiro - BA, visando ampliar as possibilidades de projeto de futuro, escolha de carreira e mercado de trabalho. Utilizou-se como abordagem norteadora a perspectiva sócio-histórica, tendo Vygotsky como principal representante. Foram realizados três encontros com 18 estudantes do eixo VII da EJA, em que corresponde ao nível médio de uma escola estadual de Juazeiro – BA. A idade dos participantes foi entre 16 e 40 anos. Os encontros tiveram como temáticas: 1) Eu e minhas qualidades, 2) Descobrindo horizontes e 3) Projeto de vida. Tais momentos foram mediados por três estudantes de psicologia orientadas pela professora da disciplina de Orientação Profissional do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A escolha dessa turma partiu da gestão da escola, dando ênfase a importância de ser o último ano que os estudantes estarão no espaço escolar. Os instrumentos utilizados foram: o questionário de interesses, cronograma de autoconhecimento, dinâmicas grupais, discussões e avaliações orais após cada encontro. Contou-se com a colaboração ativa da professora da turma e o apoio da vice-gestora e coordenadora pedagógica da escola. A experiência da Orientação Profissional na EJA foi de extrema relevância no aspecto de ampliar e conhecer as necessidades e projetos dos estudantes, permitindo que refletissem sobre si e suas aptidões ao longo dos encontros. |
id |
UNEB-2_fdda6e36203c106eee23f78ec8f7576a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9847 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BAEste artigo tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento de encontros em Orientação Profissional na Educação de Jovens e Adultos numa escola da rede estadual de Juazeiro - BA, visando ampliar as possibilidades de projeto de futuro, escolha de carreira e mercado de trabalho. Utilizou-se como abordagem norteadora a perspectiva sócio-histórica, tendo Vygotsky como principal representante. Foram realizados três encontros com 18 estudantes do eixo VII da EJA, em que corresponde ao nível médio de uma escola estadual de Juazeiro – BA. A idade dos participantes foi entre 16 e 40 anos. Os encontros tiveram como temáticas: 1) Eu e minhas qualidades, 2) Descobrindo horizontes e 3) Projeto de vida. Tais momentos foram mediados por três estudantes de psicologia orientadas pela professora da disciplina de Orientação Profissional do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A escolha dessa turma partiu da gestão da escola, dando ênfase a importância de ser o último ano que os estudantes estarão no espaço escolar. Os instrumentos utilizados foram: o questionário de interesses, cronograma de autoconhecimento, dinâmicas grupais, discussões e avaliações orais após cada encontro. Contou-se com a colaboração ativa da professora da turma e o apoio da vice-gestora e coordenadora pedagógica da escola. A experiência da Orientação Profissional na EJA foi de extrema relevância no aspecto de ampliar e conhecer as necessidades e projetos dos estudantes, permitindo que refletissem sobre si e suas aptidões ao longo dos encontros.UNEB2020-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9847Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 238-253reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9847/6918Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda de Sousa, Clara Maria Cavalcante Nunes, Juliane Melo da Silva, Vanessa Santos de Souza Gondim, Liberalina 2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9847Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA |
title |
Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA |
spellingShingle |
Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA Miranda de Sousa, Clara Maria |
title_short |
Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA |
title_full |
Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA |
title_fullStr |
Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA |
title_full_unstemmed |
Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA |
title_sort |
Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos: encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA |
author |
Miranda de Sousa, Clara Maria |
author_facet |
Miranda de Sousa, Clara Maria Cavalcante Nunes, Juliane Melo da Silva, Vanessa Santos de Souza Gondim, Liberalina |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante Nunes, Juliane Melo da Silva, Vanessa Santos de Souza Gondim, Liberalina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda de Sousa, Clara Maria Cavalcante Nunes, Juliane Melo da Silva, Vanessa Santos de Souza Gondim, Liberalina |
description |
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento de encontros em Orientação Profissional na Educação de Jovens e Adultos numa escola da rede estadual de Juazeiro - BA, visando ampliar as possibilidades de projeto de futuro, escolha de carreira e mercado de trabalho. Utilizou-se como abordagem norteadora a perspectiva sócio-histórica, tendo Vygotsky como principal representante. Foram realizados três encontros com 18 estudantes do eixo VII da EJA, em que corresponde ao nível médio de uma escola estadual de Juazeiro – BA. A idade dos participantes foi entre 16 e 40 anos. Os encontros tiveram como temáticas: 1) Eu e minhas qualidades, 2) Descobrindo horizontes e 3) Projeto de vida. Tais momentos foram mediados por três estudantes de psicologia orientadas pela professora da disciplina de Orientação Profissional do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A escolha dessa turma partiu da gestão da escola, dando ênfase a importância de ser o último ano que os estudantes estarão no espaço escolar. Os instrumentos utilizados foram: o questionário de interesses, cronograma de autoconhecimento, dinâmicas grupais, discussões e avaliações orais após cada encontro. Contou-se com a colaboração ativa da professora da turma e o apoio da vice-gestora e coordenadora pedagógica da escola. A experiência da Orientação Profissional na EJA foi de extrema relevância no aspecto de ampliar e conhecer as necessidades e projetos dos estudantes, permitindo que refletissem sobre si e suas aptidões ao longo dos encontros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9847 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9847/6918 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 238-253 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658912563200 |