A Preparação do Conto e do Contador de Histórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14835 |
Resumo: | O estudo aqui apresentado defende a ideia de que existe um portador de memórias em cada pessoa, que pode se revelar e se constituir em contador ou contadora de histórias, se dessa forma se descobrir. Tomando a Faculdade de Educação da [UNIVERSIDADE] como lócus da investigação, de inspiração etnográfica, e estudantes de Pedagogia como sujeitos da pesquisa, o estudo desenvolveu-se seguindo uma combinação de procedimentos e dispositivos de produção e coleta de dados e informações, o que compreendeu uma necessária pesquisa bibliográfica e a criação e implementação de uma oficina de contação de histórias para os sujeitos da pesquisa com realização de um grupo focal ao final das atividades. A discussão aqui posta é resultado do percurso de contação e escuta de muitas histórias que nasceu a partir da questão norteadora desse estudo: Que caminhos podem ser percorridos para a formação de sujeitos contadores de histórias? Tal questão foi respondida ou, por vezes, desdobrada em muitas outras. As reflexões que o estudo produziu a partir da interação com os jovens estudantes, autorizam as autoras a reafirmar: o contador de histórias aprende a contar a partir da rememoração das suas histórias fundantes – memória afetiva –, e é contando, muitas e muitas vezes, que ele se forma na arte de contar. |
id |
UNEB-3_065d2a7606c41b84ed39fe52225b77cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14835 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Preparação do Conto e do Contador de HistóriasO Conto. O Contador de Histórias. Memória afetiva. Modos de narrar. Preparação.O estudo aqui apresentado defende a ideia de que existe um portador de memórias em cada pessoa, que pode se revelar e se constituir em contador ou contadora de histórias, se dessa forma se descobrir. Tomando a Faculdade de Educação da [UNIVERSIDADE] como lócus da investigação, de inspiração etnográfica, e estudantes de Pedagogia como sujeitos da pesquisa, o estudo desenvolveu-se seguindo uma combinação de procedimentos e dispositivos de produção e coleta de dados e informações, o que compreendeu uma necessária pesquisa bibliográfica e a criação e implementação de uma oficina de contação de histórias para os sujeitos da pesquisa com realização de um grupo focal ao final das atividades. A discussão aqui posta é resultado do percurso de contação e escuta de muitas histórias que nasceu a partir da questão norteadora desse estudo: Que caminhos podem ser percorridos para a formação de sujeitos contadores de histórias? Tal questão foi respondida ou, por vezes, desdobrada em muitas outras. As reflexões que o estudo produziu a partir da interação com os jovens estudantes, autorizam as autoras a reafirmar: o contador de histórias aprende a contar a partir da rememoração das suas histórias fundantes – memória afetiva –, e é contando, muitas e muitas vezes, que ele se forma na arte de contar.UNEB2022-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1483510.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p34-47Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 68 (2022): Educação e Contação de Histórias; 34-472358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n68reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporenghttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14835/10312https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14835/10338Copyright (c) 2022 Luciene Souza Santos, Mary de Andrade Arapiraca, Luciane Maria Ávila Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Luciene Souza Arapiraca, Mary de Andrade Carvalho, Luciana Maria Ávila 2022-10-31T19:13:32Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14835Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-10-31T19:13:32Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Preparação do Conto e do Contador de Histórias |
title |
A Preparação do Conto e do Contador de Histórias |
spellingShingle |
A Preparação do Conto e do Contador de Histórias Santos, Luciene Souza O Conto. O Contador de Histórias. Memória afetiva. Modos de narrar. Preparação. |
title_short |
A Preparação do Conto e do Contador de Histórias |
title_full |
A Preparação do Conto e do Contador de Histórias |
title_fullStr |
A Preparação do Conto e do Contador de Histórias |
title_full_unstemmed |
A Preparação do Conto e do Contador de Histórias |
title_sort |
A Preparação do Conto e do Contador de Histórias |
author |
Santos, Luciene Souza |
author_facet |
Santos, Luciene Souza Arapiraca, Mary de Andrade Carvalho, Luciana Maria Ávila |
author_role |
author |
author2 |
Arapiraca, Mary de Andrade Carvalho, Luciana Maria Ávila |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luciene Souza Arapiraca, Mary de Andrade Carvalho, Luciana Maria Ávila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
O Conto. O Contador de Histórias. Memória afetiva. Modos de narrar. Preparação. |
topic |
O Conto. O Contador de Histórias. Memória afetiva. Modos de narrar. Preparação. |
description |
O estudo aqui apresentado defende a ideia de que existe um portador de memórias em cada pessoa, que pode se revelar e se constituir em contador ou contadora de histórias, se dessa forma se descobrir. Tomando a Faculdade de Educação da [UNIVERSIDADE] como lócus da investigação, de inspiração etnográfica, e estudantes de Pedagogia como sujeitos da pesquisa, o estudo desenvolveu-se seguindo uma combinação de procedimentos e dispositivos de produção e coleta de dados e informações, o que compreendeu uma necessária pesquisa bibliográfica e a criação e implementação de uma oficina de contação de histórias para os sujeitos da pesquisa com realização de um grupo focal ao final das atividades. A discussão aqui posta é resultado do percurso de contação e escuta de muitas histórias que nasceu a partir da questão norteadora desse estudo: Que caminhos podem ser percorridos para a formação de sujeitos contadores de histórias? Tal questão foi respondida ou, por vezes, desdobrada em muitas outras. As reflexões que o estudo produziu a partir da interação com os jovens estudantes, autorizam as autoras a reafirmar: o contador de histórias aprende a contar a partir da rememoração das suas histórias fundantes – memória afetiva –, e é contando, muitas e muitas vezes, que ele se forma na arte de contar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Double-blinded peer reviewed Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14835 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p34-47 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14835 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p34-47 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14835/10312 https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14835/10338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luciene Souza Santos, Mary de Andrade Arapiraca, Luciane Maria Ávila Carvalho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luciene Souza Santos, Mary de Andrade Arapiraca, Luciane Maria Ávila Carvalho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 68 (2022): Educação e Contação de Histórias; 34-47 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v31.n68 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210958441775104 |