A Preparação do Conto e do Contador de Histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luciene Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Arapiraca, Mary de Andrade, Carvalho, Luciana Maria Ávila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14835
Resumo: O estudo aqui apresentado defende a ideia de que existe um portador de memórias em cada pessoa, que pode se revelar e se constituir em contador ou contadora de histórias, se dessa forma se descobrir. Tomando a Faculdade de Educação da [UNIVERSIDADE] como lócus da investigação, de inspiração etnográfica, e estudantes de Pedagogia como sujeitos da pesquisa, o estudo desenvolveu-se seguindo uma combinação de procedimentos e dispositivos de produção e coleta de dados e informações, o que compreendeu uma necessária pesquisa bibliográfica e a criação e implementação de uma oficina de contação de histórias para os sujeitos da pesquisa com realização de um grupo focal ao final das atividades. A discussão aqui posta é resultado do percurso de contação e escuta de muitas histórias que nasceu a partir da questão norteadora desse estudo: Que caminhos podem ser percorridos para a formação de sujeitos contadores de histórias? Tal questão foi respondida ou, por vezes, desdobrada em muitas outras. As reflexões que o estudo produziu a partir da interação com os jovens estudantes, autorizam as autoras a reafirmar: o contador de histórias aprende a contar a partir da rememoração das suas histórias fundantes – memória afetiva –, e é contando, muitas e muitas vezes, que ele se forma na arte de contar.
id UNEB-3_065d2a7606c41b84ed39fe52225b77cb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14835
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling A Preparação do Conto e do Contador de HistóriasO Conto. O Contador de Histórias. Memória afetiva. Modos de narrar. Preparação.O estudo aqui apresentado defende a ideia de que existe um portador de memórias em cada pessoa, que pode se revelar e se constituir em contador ou contadora de histórias, se dessa forma se descobrir. Tomando a Faculdade de Educação da [UNIVERSIDADE] como lócus da investigação, de inspiração etnográfica, e estudantes de Pedagogia como sujeitos da pesquisa, o estudo desenvolveu-se seguindo uma combinação de procedimentos e dispositivos de produção e coleta de dados e informações, o que compreendeu uma necessária pesquisa bibliográfica e a criação e implementação de uma oficina de contação de histórias para os sujeitos da pesquisa com realização de um grupo focal ao final das atividades. A discussão aqui posta é resultado do percurso de contação e escuta de muitas histórias que nasceu a partir da questão norteadora desse estudo: Que caminhos podem ser percorridos para a formação de sujeitos contadores de histórias? Tal questão foi respondida ou, por vezes, desdobrada em muitas outras. As reflexões que o estudo produziu a partir da interação com os jovens estudantes, autorizam as autoras a reafirmar: o contador de histórias aprende a contar a partir da rememoração das suas histórias fundantes – memória afetiva –, e é contando, muitas e muitas vezes, que ele se forma na arte de contar.UNEB2022-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1483510.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p34-47Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 68 (2022): Educação e Contação de Histórias; 34-472358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n68reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporenghttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14835/10312https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14835/10338Copyright (c) 2022 Luciene Souza Santos, Mary de Andrade Arapiraca, Luciane Maria Ávila Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Luciene Souza Arapiraca, Mary de Andrade Carvalho, Luciana Maria Ávila 2022-10-31T19:13:32Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14835Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-10-31T19:13:32Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Preparação do Conto e do Contador de Histórias
title A Preparação do Conto e do Contador de Histórias
spellingShingle A Preparação do Conto e do Contador de Histórias
Santos, Luciene Souza
O Conto. O Contador de Histórias. Memória afetiva. Modos de narrar. Preparação.
title_short A Preparação do Conto e do Contador de Histórias
title_full A Preparação do Conto e do Contador de Histórias
title_fullStr A Preparação do Conto e do Contador de Histórias
title_full_unstemmed A Preparação do Conto e do Contador de Histórias
title_sort A Preparação do Conto e do Contador de Histórias
author Santos, Luciene Souza
author_facet Santos, Luciene Souza
Arapiraca, Mary de Andrade
Carvalho, Luciana Maria Ávila
author_role author
author2 Arapiraca, Mary de Andrade
Carvalho, Luciana Maria Ávila
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luciene Souza
Arapiraca, Mary de Andrade
Carvalho, Luciana Maria Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv O Conto. O Contador de Histórias. Memória afetiva. Modos de narrar. Preparação.
topic O Conto. O Contador de Histórias. Memória afetiva. Modos de narrar. Preparação.
description O estudo aqui apresentado defende a ideia de que existe um portador de memórias em cada pessoa, que pode se revelar e se constituir em contador ou contadora de histórias, se dessa forma se descobrir. Tomando a Faculdade de Educação da [UNIVERSIDADE] como lócus da investigação, de inspiração etnográfica, e estudantes de Pedagogia como sujeitos da pesquisa, o estudo desenvolveu-se seguindo uma combinação de procedimentos e dispositivos de produção e coleta de dados e informações, o que compreendeu uma necessária pesquisa bibliográfica e a criação e implementação de uma oficina de contação de histórias para os sujeitos da pesquisa com realização de um grupo focal ao final das atividades. A discussão aqui posta é resultado do percurso de contação e escuta de muitas histórias que nasceu a partir da questão norteadora desse estudo: Que caminhos podem ser percorridos para a formação de sujeitos contadores de histórias? Tal questão foi respondida ou, por vezes, desdobrada em muitas outras. As reflexões que o estudo produziu a partir da interação com os jovens estudantes, autorizam as autoras a reafirmar: o contador de histórias aprende a contar a partir da rememoração das suas histórias fundantes – memória afetiva –, e é contando, muitas e muitas vezes, que ele se forma na arte de contar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14835
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p34-47
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14835
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p34-47
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14835/10312
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14835/10338
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Luciene Souza Santos, Mary de Andrade Arapiraca, Luciane Maria Ávila Carvalho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Luciene Souza Santos, Mary de Andrade Arapiraca, Luciane Maria Ávila Carvalho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 68 (2022): Educação e Contação de Histórias; 34-47
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v31.n68
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210958441775104