ENLACES ENTRE SUBJETIVIDADE, PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO NA GESTÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Ivan Luiz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carneiro, Breno Pádua Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/508
Resumo: Apresentamos, neste artigo, elementos que representam referências epistemológicas a fim de contribuir para o desenvolvimento de estudos e pesquisas acerca da subje-tividade, percepção e produção de sentido na gestão escolar. Na exploração desses conceitos, partimos do pressuposto de que há, no processo de gestão, um enlace entre aspectos objetivos e subjetivos. O primeiro refere-se àquilo que é concebido e produzido como política educacional, enquanto o segundo diz respeito à percepção e à produção de sentido de gestores de escola quando instados a implementar polí-ticas.Com essa perspectiva, discorremos sobre a interface entre políticas, gestão escolar e subjetividade, com base em alguns estudos e pesquisas já desenvolvidos. Por fim,ex-ploramos os conceitos de percepção e produção de sentido como categorias de análise complementares ao conceito de subjetividade.
id UNEB-3_0a46723cb1f177292ba7330a0f7a92ef
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/508
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling ENLACES ENTRE SUBJETIVIDADE, PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO NA GESTÃO ESCOLARApresentamos, neste artigo, elementos que representam referências epistemológicas a fim de contribuir para o desenvolvimento de estudos e pesquisas acerca da subje-tividade, percepção e produção de sentido na gestão escolar. Na exploração desses conceitos, partimos do pressuposto de que há, no processo de gestão, um enlace entre aspectos objetivos e subjetivos. O primeiro refere-se àquilo que é concebido e produzido como política educacional, enquanto o segundo diz respeito à percepção e à produção de sentido de gestores de escola quando instados a implementar polí-ticas.Com essa perspectiva, discorremos sobre a interface entre políticas, gestão escolar e subjetividade, com base em alguns estudos e pesquisas já desenvolvidos. Por fim,ex-ploramos os conceitos de percepção e produção de sentido como categorias de análise complementares ao conceito de subjetividade.UNEB2013-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/50810.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 38 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v21.n38reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/508/423Novaes, Ivan LuizCarneiro, Breno Pádua Brandãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:43:42Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/508Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:43:42Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv ENLACES ENTRE SUBJETIVIDADE, PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO NA GESTÃO ESCOLAR
title ENLACES ENTRE SUBJETIVIDADE, PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO NA GESTÃO ESCOLAR
spellingShingle ENLACES ENTRE SUBJETIVIDADE, PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO NA GESTÃO ESCOLAR
Novaes, Ivan Luiz
title_short ENLACES ENTRE SUBJETIVIDADE, PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO NA GESTÃO ESCOLAR
title_full ENLACES ENTRE SUBJETIVIDADE, PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO NA GESTÃO ESCOLAR
title_fullStr ENLACES ENTRE SUBJETIVIDADE, PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO NA GESTÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed ENLACES ENTRE SUBJETIVIDADE, PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO NA GESTÃO ESCOLAR
title_sort ENLACES ENTRE SUBJETIVIDADE, PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO NA GESTÃO ESCOLAR
author Novaes, Ivan Luiz
author_facet Novaes, Ivan Luiz
Carneiro, Breno Pádua Brandão
author_role author
author2 Carneiro, Breno Pádua Brandão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Ivan Luiz
Carneiro, Breno Pádua Brandão
description Apresentamos, neste artigo, elementos que representam referências epistemológicas a fim de contribuir para o desenvolvimento de estudos e pesquisas acerca da subje-tividade, percepção e produção de sentido na gestão escolar. Na exploração desses conceitos, partimos do pressuposto de que há, no processo de gestão, um enlace entre aspectos objetivos e subjetivos. O primeiro refere-se àquilo que é concebido e produzido como política educacional, enquanto o segundo diz respeito à percepção e à produção de sentido de gestores de escola quando instados a implementar polí-ticas.Com essa perspectiva, discorremos sobre a interface entre políticas, gestão escolar e subjetividade, com base em alguns estudos e pesquisas já desenvolvidos. Por fim,ex-ploramos os conceitos de percepção e produção de sentido como categorias de análise complementares ao conceito de subjetividade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/508
10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/508
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/508/423
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 38 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v21.n38
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955494227968