Aprendizagem da Docência em Pesquisas Originárias de Publicações de Países de Língua Inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Isabel Maria Sabino de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: lima Cunha, Marcel, Duarte Guimarães, Marília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17209
Resumo: Aprendizagem da docência é um conceito que, no Brasil, possui expressiva difusão na área da educação, tematizado sobretudo com esteio em referências ibéricas. Argumenta-se que o debate nacional carece de pesquisas advindas de países de língua inglesa. Questionamos: o que se produz sobre aprendizagem da docência em países de língua inglesa? Quais as principais referências desse debate nesses contextos? A produção científica desses países é escassa quando se trata dessa temática? Em busca de pistas elucidativas para essas indagações, realizamos uma revisão sistemática na base de dados ERIC com o objetivo de mapear as produções sobre aprendizagem da docência advindas de países de língua inglesa. Os resultados apontam a existência de um importante debate relacionado ao assunto em países de língua inglesa, com significativa atenção para professores iniciantes. Utilizando apenas a palavra-chave Learning to teach associada ao descritor Beginning teacher chegamos a 24 artigos revisados por pares. Há necessidade de conhecer mais detalhadamente a produção dos países de língua inglesa, identificando aproximações e distanciamentos em relação a produção brasileira.
id UNEB-3_0bd43aff139558692f6a73d1f700b066
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/17209
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem da Docência em Pesquisas Originárias de Publicações de Países de Língua InglesaAprendizagem da docência; pesquisas em língua inglesa; revisão sistemática; professores iniciantes.Aprendizagem da docência é um conceito que, no Brasil, possui expressiva difusão na área da educação, tematizado sobretudo com esteio em referências ibéricas. Argumenta-se que o debate nacional carece de pesquisas advindas de países de língua inglesa. Questionamos: o que se produz sobre aprendizagem da docência em países de língua inglesa? Quais as principais referências desse debate nesses contextos? A produção científica desses países é escassa quando se trata dessa temática? Em busca de pistas elucidativas para essas indagações, realizamos uma revisão sistemática na base de dados ERIC com o objetivo de mapear as produções sobre aprendizagem da docência advindas de países de língua inglesa. Os resultados apontam a existência de um importante debate relacionado ao assunto em países de língua inglesa, com significativa atenção para professores iniciantes. Utilizando apenas a palavra-chave Learning to teach associada ao descritor Beginning teacher chegamos a 24 artigos revisados por pares. Há necessidade de conhecer mais detalhadamente a produção dos países de língua inglesa, identificando aproximações e distanciamentos em relação a produção brasileira.UNEB2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1720910.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p105-125Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 32 n. 71 (2023): Educação e Aprendizagem da Docência; 105-1252358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v32.n71reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporenghttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17209/11937https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17209/11953Copyright (c) 2023 Isabel Maria Sabino de Farias, Marcel lima Cunha, Marília Duarte Guimarãeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Farias, Isabel Maria Sabino delima Cunha, MarcelDuarte Guimarães, Marília2023-08-01T21:28:36Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/17209Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-08-01T21:28:36Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da Docência em Pesquisas Originárias de Publicações de Países de Língua Inglesa
title Aprendizagem da Docência em Pesquisas Originárias de Publicações de Países de Língua Inglesa
spellingShingle Aprendizagem da Docência em Pesquisas Originárias de Publicações de Países de Língua Inglesa
Farias, Isabel Maria Sabino de
Aprendizagem da docência; pesquisas em língua inglesa; revisão sistemática; professores iniciantes.
title_short Aprendizagem da Docência em Pesquisas Originárias de Publicações de Países de Língua Inglesa
title_full Aprendizagem da Docência em Pesquisas Originárias de Publicações de Países de Língua Inglesa
title_fullStr Aprendizagem da Docência em Pesquisas Originárias de Publicações de Países de Língua Inglesa
title_full_unstemmed Aprendizagem da Docência em Pesquisas Originárias de Publicações de Países de Língua Inglesa
title_sort Aprendizagem da Docência em Pesquisas Originárias de Publicações de Países de Língua Inglesa
author Farias, Isabel Maria Sabino de
author_facet Farias, Isabel Maria Sabino de
lima Cunha, Marcel
Duarte Guimarães, Marília
author_role author
author2 lima Cunha, Marcel
Duarte Guimarães, Marília
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Isabel Maria Sabino de
lima Cunha, Marcel
Duarte Guimarães, Marília
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da docência; pesquisas em língua inglesa; revisão sistemática; professores iniciantes.
topic Aprendizagem da docência; pesquisas em língua inglesa; revisão sistemática; professores iniciantes.
description Aprendizagem da docência é um conceito que, no Brasil, possui expressiva difusão na área da educação, tematizado sobretudo com esteio em referências ibéricas. Argumenta-se que o debate nacional carece de pesquisas advindas de países de língua inglesa. Questionamos: o que se produz sobre aprendizagem da docência em países de língua inglesa? Quais as principais referências desse debate nesses contextos? A produção científica desses países é escassa quando se trata dessa temática? Em busca de pistas elucidativas para essas indagações, realizamos uma revisão sistemática na base de dados ERIC com o objetivo de mapear as produções sobre aprendizagem da docência advindas de países de língua inglesa. Os resultados apontam a existência de um importante debate relacionado ao assunto em países de língua inglesa, com significativa atenção para professores iniciantes. Utilizando apenas a palavra-chave Learning to teach associada ao descritor Beginning teacher chegamos a 24 artigos revisados por pares. Há necessidade de conhecer mais detalhadamente a produção dos países de língua inglesa, identificando aproximações e distanciamentos em relação a produção brasileira.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17209
10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p105-125
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17209
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p105-125
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17209/11937
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17209/11953
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Isabel Maria Sabino de Farias, Marcel lima Cunha, Marília Duarte Guimarães
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Isabel Maria Sabino de Farias, Marcel lima Cunha, Marília Duarte Guimarães
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 32 n. 71 (2023): Educação e Aprendizagem da Docência; 105-125
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v32.n71
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210958720696320