INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/523 |
Resumo: | Este artigo trata da questão da inovação da gestão do saber escolar na contemporaneidade.Iniciamos a reflexão traçando considerações a respeito do cenário educacionalatual. Discutimos, então, a questão da inovação da gestão do saber escolar enquantouma possibilidade socializadora da escola. Para isso analisamos a gestão do saberescolar em uma perspectiva que traga melhorias para a educação e para a gestão dosistema de ensino, estabelecendo as interfaces entre os diferentes saberes: os saberessocioculturais, sociopessoais e socioeconômicos, que atuam como fatores essenciais na construção e na socialização do conhecimento. Enfim, trata-se de uma tentativa de refletir sobre a urgência da inovação da gestão do saber escolar a partir do cotidiano da sala de aula, observando os processos gestores que ocorrem nas relações pedagógicas do ambiente da escola, trazendo para a discussão a necessidade da qualidade do trabalho pedagógico, como forma de fortalecer as atividades de ensino e de aprendizagem dos alunos e determinar uma nova cultura educacional para as instituições de ensino. |
id |
UNEB-3_14aa7634fc8e7f2c18eecebfe4b26d35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/523 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICOEste artigo trata da questão da inovação da gestão do saber escolar na contemporaneidade.Iniciamos a reflexão traçando considerações a respeito do cenário educacionalatual. Discutimos, então, a questão da inovação da gestão do saber escolar enquantouma possibilidade socializadora da escola. Para isso analisamos a gestão do saberescolar em uma perspectiva que traga melhorias para a educação e para a gestão dosistema de ensino, estabelecendo as interfaces entre os diferentes saberes: os saberessocioculturais, sociopessoais e socioeconômicos, que atuam como fatores essenciais na construção e na socialização do conhecimento. Enfim, trata-se de uma tentativa de refletir sobre a urgência da inovação da gestão do saber escolar a partir do cotidiano da sala de aula, observando os processos gestores que ocorrem nas relações pedagógicas do ambiente da escola, trazendo para a discussão a necessidade da qualidade do trabalho pedagógico, como forma de fortalecer as atividades de ensino e de aprendizagem dos alunos e determinar uma nova cultura educacional para as instituições de ensino.UNEB2013-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/52310.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 38 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v21.n38reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/523/425Amorim, AntonioSantos, Carla Liane N.Castañeda, José Antonio Serranoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:43:16Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/523Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:43:16Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
title |
INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
spellingShingle |
INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO Amorim, Antonio |
title_short |
INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
title_full |
INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
title_fullStr |
INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
title_full_unstemmed |
INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
title_sort |
INOVAÇÃO DA GESTÃO DOS SABERES ESCOLARES: FATOR DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
author |
Amorim, Antonio |
author_facet |
Amorim, Antonio Santos, Carla Liane N. Castañeda, José Antonio Serrano |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Carla Liane N. Castañeda, José Antonio Serrano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Antonio Santos, Carla Liane N. Castañeda, José Antonio Serrano |
description |
Este artigo trata da questão da inovação da gestão do saber escolar na contemporaneidade.Iniciamos a reflexão traçando considerações a respeito do cenário educacionalatual. Discutimos, então, a questão da inovação da gestão do saber escolar enquantouma possibilidade socializadora da escola. Para isso analisamos a gestão do saberescolar em uma perspectiva que traga melhorias para a educação e para a gestão dosistema de ensino, estabelecendo as interfaces entre os diferentes saberes: os saberessocioculturais, sociopessoais e socioeconômicos, que atuam como fatores essenciais na construção e na socialização do conhecimento. Enfim, trata-se de uma tentativa de refletir sobre a urgência da inovação da gestão do saber escolar a partir do cotidiano da sala de aula, observando os processos gestores que ocorrem nas relações pedagógicas do ambiente da escola, trazendo para a discussão a necessidade da qualidade do trabalho pedagógico, como forma de fortalecer as atividades de ensino e de aprendizagem dos alunos e determinar uma nova cultura educacional para as instituições de ensino. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/523 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/523 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/523/425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 38 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v21.n38 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955497373696 |