Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Antonio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7722
Resumo: O presente estudo discute a questão das possibilidades da educação e da nossa escola, nesse início de século. Analisamos a inovação escolar, a qualidade do ensino e a criação de novos saberes educacionais, demonstrando que a escola contemporânea tem futuro. Fazemos uma crítica ao modelo atual de escola, apontando um campo de possibilidades para que as instituições de ensino encontrem uma direção, um caminho inovador, garantindo a oferta de um ensino de qualidade para os educandos. Colocamos também a necessidade de inovação do ambiente escolar e educacional, apontando caminhos inovadores para que a gestão escolar atue no fortalecimento do diálogo, da participação e da busca de uma excelência educacional que garanta a reconstrução de uma escola pública de excelência pedagógica para todos.
id UNESP-15_1fe3e87fdcc745ae3b207ac377a576e3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7722
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporâneaO presente estudo discute a questão das possibilidades da educação e da nossa escola, nesse início de século. Analisamos a inovação escolar, a qualidade do ensino e a criação de novos saberes educacionais, demonstrando que a escola contemporânea tem futuro. Fazemos uma crítica ao modelo atual de escola, apontando um campo de possibilidades para que as instituições de ensino encontrem uma direção, um caminho inovador, garantindo a oferta de um ensino de qualidade para os educandos. Colocamos também a necessidade de inovação do ambiente escolar e educacional, apontando caminhos inovadores para que a gestão escolar atue no fortalecimento do diálogo, da participação e da busca de uma excelência educacional que garanta a reconstrução de uma escola pública de excelência pedagógica para todos.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/772210.21723/riaee.v10i2.7722Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 400-416Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 400-4161982-55872446-860610.21723/riaee.v10i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7722/5395Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Antonio2017-11-09T12:19:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7722Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:21Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea
title Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea
spellingShingle Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea
Amorim, Antonio
title_short Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea
title_full Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea
title_fullStr Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea
title_full_unstemmed Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea
title_sort Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea
author Amorim, Antonio
author_facet Amorim, Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Antonio
description O presente estudo discute a questão das possibilidades da educação e da nossa escola, nesse início de século. Analisamos a inovação escolar, a qualidade do ensino e a criação de novos saberes educacionais, demonstrando que a escola contemporânea tem futuro. Fazemos uma crítica ao modelo atual de escola, apontando um campo de possibilidades para que as instituições de ensino encontrem uma direção, um caminho inovador, garantindo a oferta de um ensino de qualidade para os educandos. Colocamos também a necessidade de inovação do ambiente escolar e educacional, apontando caminhos inovadores para que a gestão escolar atue no fortalecimento do diálogo, da participação e da busca de uma excelência educacional que garanta a reconstrução de uma escola pública de excelência pedagógica para todos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7722
10.21723/riaee.v10i2.7722
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7722
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i2.7722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7722/5395
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 400-416
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 400-416
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1788171042759376896