Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7722 |
Resumo: | O presente estudo discute a questão das possibilidades da educação e da nossa escola, nesse início de século. Analisamos a inovação escolar, a qualidade do ensino e a criação de novos saberes educacionais, demonstrando que a escola contemporânea tem futuro. Fazemos uma crítica ao modelo atual de escola, apontando um campo de possibilidades para que as instituições de ensino encontrem uma direção, um caminho inovador, garantindo a oferta de um ensino de qualidade para os educandos. Colocamos também a necessidade de inovação do ambiente escolar e educacional, apontando caminhos inovadores para que a gestão escolar atue no fortalecimento do diálogo, da participação e da busca de uma excelência educacional que garanta a reconstrução de uma escola pública de excelência pedagógica para todos. |
id |
UNESP-15_1fe3e87fdcc745ae3b207ac377a576e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7722 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporâneaO presente estudo discute a questão das possibilidades da educação e da nossa escola, nesse início de século. Analisamos a inovação escolar, a qualidade do ensino e a criação de novos saberes educacionais, demonstrando que a escola contemporânea tem futuro. Fazemos uma crítica ao modelo atual de escola, apontando um campo de possibilidades para que as instituições de ensino encontrem uma direção, um caminho inovador, garantindo a oferta de um ensino de qualidade para os educandos. Colocamos também a necessidade de inovação do ambiente escolar e educacional, apontando caminhos inovadores para que a gestão escolar atue no fortalecimento do diálogo, da participação e da busca de uma excelência educacional que garanta a reconstrução de uma escola pública de excelência pedagógica para todos.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/772210.21723/riaee.v10i2.7722Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 400-416Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 400-4161982-55872446-860610.21723/riaee.v10i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7722/5395Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Antonio2017-11-09T12:19:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7722Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:21Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea |
title |
Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea |
spellingShingle |
Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea Amorim, Antonio |
title_short |
Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea |
title_full |
Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea |
title_fullStr |
Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea |
title_full_unstemmed |
Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea |
title_sort |
Inovação, qualidade do ensino e saberes educacionais: caminhos da gestão escolar contemporânea |
author |
Amorim, Antonio |
author_facet |
Amorim, Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Antonio |
description |
O presente estudo discute a questão das possibilidades da educação e da nossa escola, nesse início de século. Analisamos a inovação escolar, a qualidade do ensino e a criação de novos saberes educacionais, demonstrando que a escola contemporânea tem futuro. Fazemos uma crítica ao modelo atual de escola, apontando um campo de possibilidades para que as instituições de ensino encontrem uma direção, um caminho inovador, garantindo a oferta de um ensino de qualidade para os educandos. Colocamos também a necessidade de inovação do ambiente escolar e educacional, apontando caminhos inovadores para que a gestão escolar atue no fortalecimento do diálogo, da participação e da busca de uma excelência educacional que garanta a reconstrução de uma escola pública de excelência pedagógica para todos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7722 10.21723/riaee.v10i2.7722 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7722 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v10i2.7722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7722/5395 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 400-416 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 400-416 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v10i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853954760704 |