Educação popular e movimentos sociais contemporâneos: algumas notas para reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1306 |
Resumo: | O artigo resulta de um esforço de delimitação de um campo teórico-conceitual que possa corporificar com alguma propriedade política e epistêmica algumas das tendências hegemônicas de Educação Popular (EP). Reconhecemos que, embora a palavra hegemonia possa estar na atualidade sob forte suspeição, o seu uso em nosso artigo não significa uma “vontade de verdade” e/ou de “poder”, e sim uma predisposição visceral para a dialogicidade, para a aventura de pensamento que, sem abrir mão do rigor e dos seus compromissos éticos e políticos, vem apostando em conexões epistêmicas mais transversais. Assim, abrindo mão de toda e qualquer tentativa de explicação mais totalizadora dos caminhos da EP na atual conjuntura educacional brasileira, afirmo que a EP é um campo teórico-prático que escolhemos trilhar, em função de escolhas políticas e ideológicas. Por isso, a EP expressa afinidades eletivas de nossas trajetórias, dado o longo convívio com o cotidiano da escola, tanto como professora de crianças, como formadora de professores(as) na Universidade. Deste modo, embora nos preocupemos com questões mais epistemológicas da Educação Popular, questões relacionadas à travessia da Educação Popular junto aos movimentos sociais em nosso país e na América Latina, o que nos move, nos identifica e qualifica essa nossa ação compartilhada é o “mundo da escola”. |
id |
UNEB-3_1993fa920fd69a70163fcf007e24140d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1306 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação popular e movimentos sociais contemporâneos: algumas notas para reflexãoEducação popular. Movimentos sociais. Processos formativos. Trajetórias históricas e epistêmicas da EP no Brasil.O artigo resulta de um esforço de delimitação de um campo teórico-conceitual que possa corporificar com alguma propriedade política e epistêmica algumas das tendências hegemônicas de Educação Popular (EP). Reconhecemos que, embora a palavra hegemonia possa estar na atualidade sob forte suspeição, o seu uso em nosso artigo não significa uma “vontade de verdade” e/ou de “poder”, e sim uma predisposição visceral para a dialogicidade, para a aventura de pensamento que, sem abrir mão do rigor e dos seus compromissos éticos e políticos, vem apostando em conexões epistêmicas mais transversais. Assim, abrindo mão de toda e qualquer tentativa de explicação mais totalizadora dos caminhos da EP na atual conjuntura educacional brasileira, afirmo que a EP é um campo teórico-prático que escolhemos trilhar, em função de escolhas políticas e ideológicas. Por isso, a EP expressa afinidades eletivas de nossas trajetórias, dado o longo convívio com o cotidiano da escola, tanto como professora de crianças, como formadora de professores(as) na Universidade. Deste modo, embora nos preocupemos com questões mais epistemológicas da Educação Popular, questões relacionadas à travessia da Educação Popular junto aos movimentos sociais em nosso país e na América Latina, o que nos move, nos identifica e qualifica essa nossa ação compartilhada é o “mundo da escola”.UNEB2015-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/130610.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p49-61Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 43 (2015): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 49-612358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v24.n43reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1306/883Copyright (c) 2021 Maria Tereza Goudard Tavares (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Maria Tereza Goudard2023-04-18T01:11:30Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1306Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:11:30Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação popular e movimentos sociais contemporâneos: algumas notas para reflexão |
title |
Educação popular e movimentos sociais contemporâneos: algumas notas para reflexão |
spellingShingle |
Educação popular e movimentos sociais contemporâneos: algumas notas para reflexão Tavares, Maria Tereza Goudard Educação popular. Movimentos sociais. Processos formativos. Trajetórias históricas e epistêmicas da EP no Brasil. |
title_short |
Educação popular e movimentos sociais contemporâneos: algumas notas para reflexão |
title_full |
Educação popular e movimentos sociais contemporâneos: algumas notas para reflexão |
title_fullStr |
Educação popular e movimentos sociais contemporâneos: algumas notas para reflexão |
title_full_unstemmed |
Educação popular e movimentos sociais contemporâneos: algumas notas para reflexão |
title_sort |
Educação popular e movimentos sociais contemporâneos: algumas notas para reflexão |
author |
Tavares, Maria Tereza Goudard |
author_facet |
Tavares, Maria Tereza Goudard |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Maria Tereza Goudard |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação popular. Movimentos sociais. Processos formativos. Trajetórias históricas e epistêmicas da EP no Brasil. |
topic |
Educação popular. Movimentos sociais. Processos formativos. Trajetórias históricas e epistêmicas da EP no Brasil. |
description |
O artigo resulta de um esforço de delimitação de um campo teórico-conceitual que possa corporificar com alguma propriedade política e epistêmica algumas das tendências hegemônicas de Educação Popular (EP). Reconhecemos que, embora a palavra hegemonia possa estar na atualidade sob forte suspeição, o seu uso em nosso artigo não significa uma “vontade de verdade” e/ou de “poder”, e sim uma predisposição visceral para a dialogicidade, para a aventura de pensamento que, sem abrir mão do rigor e dos seus compromissos éticos e políticos, vem apostando em conexões epistêmicas mais transversais. Assim, abrindo mão de toda e qualquer tentativa de explicação mais totalizadora dos caminhos da EP na atual conjuntura educacional brasileira, afirmo que a EP é um campo teórico-prático que escolhemos trilhar, em função de escolhas políticas e ideológicas. Por isso, a EP expressa afinidades eletivas de nossas trajetórias, dado o longo convívio com o cotidiano da escola, tanto como professora de crianças, como formadora de professores(as) na Universidade. Deste modo, embora nos preocupemos com questões mais epistemológicas da Educação Popular, questões relacionadas à travessia da Educação Popular junto aos movimentos sociais em nosso país e na América Latina, o que nos move, nos identifica e qualifica essa nossa ação compartilhada é o “mundo da escola”. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1306 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p49-61 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1306 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p49-61 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1306/883 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria Tereza Goudard Tavares (Autor) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria Tereza Goudard Tavares (Autor) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 43 (2015): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 49-61 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v24.n43 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956248154112 |