Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G:a construção de territorialidades em tempos de internacionalização
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/861 |
Resumo: | O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), intercâmbio de cooperação estudantil do Brasil com países em desenvolvimento, é importante instrumento de internacionaliza-ção das universidades brasileiras. Oferecendo vagas para cursos de graduação, apresenta-se com objetivo de fortalecer relações culturais e econômicas com os países beneficiados, notadamen-te africanos, contudo, estipula regras estritas, exigindo que o aluno custeie sua estada no país e apresente o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Afiliando-se à Linguística Aplicada Indisciplinar, na pers-pectiva de Moita Lopes, em diálogo com posições pistemológicas dos estudos pós-colonialistas de Bhabha, esta pesquisa nvestiga como quatro estudantes congoleses narram o Celpe-Bras e o PEC-G, posicionando-se e sendo posicionados em relação a eles, e como performatizam narrativamente suas des(re)territorializa-ções. O corpusanalisado constitui-se principalmente de áudio-gravações de interações em aulas de português L2 e de conver-sas e trocas de e-mail com os estudantes e responsáveis pelo convênio.A análise indicou que os estudantes conceberam o Celpe-Bras como um instrumento que contribui para a apropriação de espaços e construção de multiterritorializações, e o PEC-G como um instrumento que restringe e controla essas apropriações, gerando territorializações precárias e vivências marcadas por preconceitos e exclusões. A análise das narrativas aponta a necessidade de se repensar o funcionamento dessa política pública, problematizando o papel do Brasil como agente de horizontalidades. |
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Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G:a construção de territorialidades em tempos de internacionalizaçãoPrograma de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).InternacionalizaçãoTerritorialidadesO Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), intercâmbio de cooperação estudantil do Brasil com países em desenvolvimento, é importante instrumento de internacionaliza-ção das universidades brasileiras. Oferecendo vagas para cursos de graduação, apresenta-se com objetivo de fortalecer relações culturais e econômicas com os países beneficiados, notadamen-te africanos, contudo, estipula regras estritas, exigindo que o aluno custeie sua estada no país e apresente o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Afiliando-se à Linguística Aplicada Indisciplinar, na pers-pectiva de Moita Lopes, em diálogo com posições pistemológicas dos estudos pós-colonialistas de Bhabha, esta pesquisa nvestiga como quatro estudantes congoleses narram o Celpe-Bras e o PEC-G, posicionando-se e sendo posicionados em relação a eles, e como performatizam narrativamente suas des(re)territorializa-ções. O corpusanalisado constitui-se principalmente de áudio-gravações de interações em aulas de português L2 e de conver-sas e trocas de e-mail com os estudantes e responsáveis pelo convênio.A análise indicou que os estudantes conceberam o Celpe-Bras como um instrumento que contribui para a apropriação de espaços e construção de multiterritorializações, e o PEC-G como um instrumento que restringe e controla essas apropriações, gerando territorializações precárias e vivências marcadas por preconceitos e exclusões. A análise das narrativas aponta a necessidade de se repensar o funcionamento dessa política pública, problematizando o papel do Brasil como agente de horizontalidades.UNEB2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/86110.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 41 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n41reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/861/610Bizon, Ana Cecília Cossiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:30:15Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/861Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:30:15Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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