A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8538 |
Resumo: | Este artigo visa investigar as contribuições e limitações da Educação a Distância a partir de um curso de formação continuada via ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizada a análise textual discursiva para interpretação dos dados coletados. O curso foi ofertado por, aproximadamente, três meses e os cursista eram professores atuantes na disciplina de Matemática. A pesquisa utilizou a Educação a Distância para aproximar os cursistas da alternativa pedagógica de Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática. Foram realizadas atividades com os cursistas, os quais deviam posta-las resolvidas e propor outras, de modo colaborativo, para aplicação em sala de aula. Dados foram coletados por meio dos registros escritos dos cursistas nas ferramentas fórum, chat e memoriais que registravam o processo formativo dos cursistas no curso de formação continuada. Por meio dos procedimentos da pesquisa qualitativa a análise dos resultados sinaliza que as limitações existentes na utilização da Educação a Distância são de caráter utilitarista e que podem ser superados a partir de treinamentos para uso do Moodle, sendo as contribuições relevantes para a formação continuada de professores. |
id |
UNEB-3_2d7b6b8befa6cf602abd5b577813f2b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8538 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemáticaEducação a DistânciaModelagem MatemáticaFormação Continuada de Professores de MatemáticaAmbiente Virtual de AprendizagemMoodle.Este artigo visa investigar as contribuições e limitações da Educação a Distância a partir de um curso de formação continuada via ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizada a análise textual discursiva para interpretação dos dados coletados. O curso foi ofertado por, aproximadamente, três meses e os cursista eram professores atuantes na disciplina de Matemática. A pesquisa utilizou a Educação a Distância para aproximar os cursistas da alternativa pedagógica de Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática. Foram realizadas atividades com os cursistas, os quais deviam posta-las resolvidas e propor outras, de modo colaborativo, para aplicação em sala de aula. Dados foram coletados por meio dos registros escritos dos cursistas nas ferramentas fórum, chat e memoriais que registravam o processo formativo dos cursistas no curso de formação continuada. Por meio dos procedimentos da pesquisa qualitativa a análise dos resultados sinaliza que as limitações existentes na utilização da Educação a Distância são de caráter utilitarista e que podem ser superados a partir de treinamentos para uso do Moodle, sendo as contribuições relevantes para a formação continuada de professores.UNEB2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/853810.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p358-371Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 358-3712358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n58reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8538/pdfCopyright (c) 2020 Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Klaus Schlünzen Juniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Gomes Pereira, RudolphSchlünzen Junior, Klaus2023-04-18T00:33:39Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8538Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:33:39Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática |
title |
A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática |
spellingShingle |
A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática dos Santos Gomes Pereira, Rudolph Educação a Distância Modelagem Matemática Formação Continuada de Professores de Matemática Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. |
title_short |
A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática |
title_full |
A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática |
title_fullStr |
A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática |
title_sort |
A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática |
author |
dos Santos Gomes Pereira, Rudolph |
author_facet |
dos Santos Gomes Pereira, Rudolph Schlünzen Junior, Klaus |
author_role |
author |
author2 |
Schlünzen Junior, Klaus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Gomes Pereira, Rudolph Schlünzen Junior, Klaus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Modelagem Matemática Formação Continuada de Professores de Matemática Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. |
topic |
Educação a Distância Modelagem Matemática Formação Continuada de Professores de Matemática Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. |
description |
Este artigo visa investigar as contribuições e limitações da Educação a Distância a partir de um curso de formação continuada via ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizada a análise textual discursiva para interpretação dos dados coletados. O curso foi ofertado por, aproximadamente, três meses e os cursista eram professores atuantes na disciplina de Matemática. A pesquisa utilizou a Educação a Distância para aproximar os cursistas da alternativa pedagógica de Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática. Foram realizadas atividades com os cursistas, os quais deviam posta-las resolvidas e propor outras, de modo colaborativo, para aplicação em sala de aula. Dados foram coletados por meio dos registros escritos dos cursistas nas ferramentas fórum, chat e memoriais que registravam o processo formativo dos cursistas no curso de formação continuada. Por meio dos procedimentos da pesquisa qualitativa a análise dos resultados sinaliza que as limitações existentes na utilização da Educação a Distância são de caráter utilitarista e que podem ser superados a partir de treinamentos para uso do Moodle, sendo as contribuições relevantes para a formação continuada de professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Double-blinded peer reviewed Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8538 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p358-371 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8538 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p358-371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8538/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Klaus Schlünzen Junior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Klaus Schlünzen Junior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 358-371 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v29.n58 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955462770688 |