A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Gomes Pereira, Rudolph
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schlünzen Junior, Klaus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8538
Resumo: Este artigo visa investigar as contribuições e limitações da Educação a Distância a partir de um curso de formação continuada via ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizada a análise textual discursiva para interpretação dos dados coletados. O curso foi ofertado por, aproximadamente, três meses e os cursista eram professores atuantes na disciplina de Matemática. A pesquisa utilizou a Educação a Distância para aproximar os cursistas da alternativa pedagógica de Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática. Foram realizadas atividades com os cursistas, os quais deviam posta-las resolvidas e propor outras, de modo colaborativo, para aplicação em sala de aula. Dados foram coletados por meio dos registros escritos dos cursistas nas ferramentas fórum, chat e memoriais que registravam o processo formativo dos cursistas no curso de formação continuada. Por meio dos procedimentos da pesquisa qualitativa a análise dos resultados sinaliza que as limitações existentes na utilização da Educação a Distância são de caráter utilitarista e que podem ser superados a partir de treinamentos para uso do Moodle, sendo as contribuições relevantes para a formação continuada de professores.
id UNEB-3_2d7b6b8befa6cf602abd5b577813f2b2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8538
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemáticaEducação a DistânciaModelagem MatemáticaFormação Continuada de Professores de MatemáticaAmbiente Virtual de AprendizagemMoodle.Este artigo visa investigar as contribuições e limitações da Educação a Distância a partir de um curso de formação continuada via ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizada a análise textual discursiva para interpretação dos dados coletados. O curso foi ofertado por, aproximadamente, três meses e os cursista eram professores atuantes na disciplina de Matemática. A pesquisa utilizou a Educação a Distância para aproximar os cursistas da alternativa pedagógica de Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática. Foram realizadas atividades com os cursistas, os quais deviam posta-las resolvidas e propor outras, de modo colaborativo, para aplicação em sala de aula. Dados foram coletados por meio dos registros escritos dos cursistas nas ferramentas fórum, chat e memoriais que registravam o processo formativo dos cursistas no curso de formação continuada. Por meio dos procedimentos da pesquisa qualitativa a análise dos resultados sinaliza que as limitações existentes na utilização da Educação a Distância são de caráter utilitarista e que podem ser superados a partir de treinamentos para uso do Moodle, sendo as contribuições relevantes para a formação continuada de professores.UNEB2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/853810.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p358-371Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 358-3712358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n58reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8538/pdfCopyright (c) 2020 Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Klaus Schlünzen Juniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Gomes Pereira, RudolphSchlünzen Junior, Klaus2023-04-18T00:33:39Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8538Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:33:39Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática
title A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática
spellingShingle A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática
dos Santos Gomes Pereira, Rudolph
Educação a Distância
Modelagem Matemática
Formação Continuada de Professores de Matemática
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Moodle.
title_short A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática
title_full A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática
title_fullStr A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática
title_full_unstemmed A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática
title_sort A educação a distância no processo de formação continuada de professores de matemática
author dos Santos Gomes Pereira, Rudolph
author_facet dos Santos Gomes Pereira, Rudolph
Schlünzen Junior, Klaus
author_role author
author2 Schlünzen Junior, Klaus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Gomes Pereira, Rudolph
Schlünzen Junior, Klaus
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Modelagem Matemática
Formação Continuada de Professores de Matemática
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Moodle.
topic Educação a Distância
Modelagem Matemática
Formação Continuada de Professores de Matemática
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Moodle.
description Este artigo visa investigar as contribuições e limitações da Educação a Distância a partir de um curso de formação continuada via ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Trata-se do recorte de uma pesquisa qualitativa na qual foi utilizada a análise textual discursiva para interpretação dos dados coletados. O curso foi ofertado por, aproximadamente, três meses e os cursista eram professores atuantes na disciplina de Matemática. A pesquisa utilizou a Educação a Distância para aproximar os cursistas da alternativa pedagógica de Modelagem Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática. Foram realizadas atividades com os cursistas, os quais deviam posta-las resolvidas e propor outras, de modo colaborativo, para aplicação em sala de aula. Dados foram coletados por meio dos registros escritos dos cursistas nas ferramentas fórum, chat e memoriais que registravam o processo formativo dos cursistas no curso de formação continuada. Por meio dos procedimentos da pesquisa qualitativa a análise dos resultados sinaliza que as limitações existentes na utilização da Educação a Distância são de caráter utilitarista e que podem ser superados a partir de treinamentos para uso do Moodle, sendo as contribuições relevantes para a formação continuada de professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8538
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p358-371
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8538
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p358-371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8538/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Klaus Schlünzen Junior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Klaus Schlünzen Junior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 358-371
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v29.n58
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955462770688