(RE) VISITANDO CATEGORIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA CRÍTICA DE COLABORAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7440 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão sobre a potencialidade da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) a partir da ressignificação de duas categorias teóricometodológicas – sentido e significado e zona de desenvolvimento proximal – circunscritas aos trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa Linguagem, Educação, Formação de Professores e Infância (LEFoPI/CNPq/UFJF). As pesquisas desenvolvidas no interior do grupo estão fundamentadas nos princípios da perspectiva histórico-cultural, especialmente no pensamento de Lev Vygotsky, no campo da psicologia, e de Mikhail Bakhtin, no campo da filosofia da linguagem. As categorias de sentido e significado e zona de desenvolvimento proximal estão circunscritas no campo teórico e metodológico da Pesquisa Crítica de Colaboração. Teórico porque apresenta e sustenta uma visão de sujeito inscrito em determinada sociedade, história e cultura. Metodológico porque as categorias auxiliam na análise da “produção-geração” dos dados ao se filiar a uma determinada maneira de pensar a subjetividade a partir da cena discursiva. As categorias constituem-se como categorias de interpretação. A opção pelos referenciais está pautada na busca de compreender o movimento dialógico na produção do conhecimento como elemento para uma práxis revolucionária, que possibilita uma autotransformação do sujeito e uma transformação do seu espaço de ação no/com o mundo. |
id |
UNEB-3_31a4c5124288142e3b16de02706e41be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7440 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
(RE) VISITANDO CATEGORIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA CRÍTICA DE COLABORAÇÃOSentidoSignificadoZona de desenvolvimento proximalPesquisa Crítica de ColaboraçãoEste artigo apresenta uma reflexão sobre a potencialidade da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) a partir da ressignificação de duas categorias teóricometodológicas – sentido e significado e zona de desenvolvimento proximal – circunscritas aos trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa Linguagem, Educação, Formação de Professores e Infância (LEFoPI/CNPq/UFJF). As pesquisas desenvolvidas no interior do grupo estão fundamentadas nos princípios da perspectiva histórico-cultural, especialmente no pensamento de Lev Vygotsky, no campo da psicologia, e de Mikhail Bakhtin, no campo da filosofia da linguagem. As categorias de sentido e significado e zona de desenvolvimento proximal estão circunscritas no campo teórico e metodológico da Pesquisa Crítica de Colaboração. Teórico porque apresenta e sustenta uma visão de sujeito inscrito em determinada sociedade, história e cultura. Metodológico porque as categorias auxiliam na análise da “produção-geração” dos dados ao se filiar a uma determinada maneira de pensar a subjetividade a partir da cena discursiva. As categorias constituem-se como categorias de interpretação. A opção pelos referenciais está pautada na busca de compreender o movimento dialógico na produção do conhecimento como elemento para uma práxis revolucionária, que possibilita uma autotransformação do sujeito e uma transformação do seu espaço de ação no/com o mundo.UNEB2019-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/744010.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p83-93Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 40 (2013): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 83-932358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v22.n40reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7440/4803Copyright (c) 2019 Ilka Schapper, Núbia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchapper, IlkaSantos, Núbia2023-04-18T00:43:44Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7440Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:43:44Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(RE) VISITANDO CATEGORIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA CRÍTICA DE COLABORAÇÃO |
title |
(RE) VISITANDO CATEGORIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA CRÍTICA DE COLABORAÇÃO |
spellingShingle |
(RE) VISITANDO CATEGORIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA CRÍTICA DE COLABORAÇÃO Schapper, Ilka Sentido Significado Zona de desenvolvimento proximal Pesquisa Crítica de Colaboração |
title_short |
(RE) VISITANDO CATEGORIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA CRÍTICA DE COLABORAÇÃO |
title_full |
(RE) VISITANDO CATEGORIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA CRÍTICA DE COLABORAÇÃO |
title_fullStr |
(RE) VISITANDO CATEGORIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA CRÍTICA DE COLABORAÇÃO |
title_full_unstemmed |
(RE) VISITANDO CATEGORIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA CRÍTICA DE COLABORAÇÃO |
title_sort |
(RE) VISITANDO CATEGORIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS A PARTIR DA PESQUISA CRÍTICA DE COLABORAÇÃO |
author |
Schapper, Ilka |
author_facet |
Schapper, Ilka Santos, Núbia |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Núbia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schapper, Ilka Santos, Núbia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sentido Significado Zona de desenvolvimento proximal Pesquisa Crítica de Colaboração |
topic |
Sentido Significado Zona de desenvolvimento proximal Pesquisa Crítica de Colaboração |
description |
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a potencialidade da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) a partir da ressignificação de duas categorias teóricometodológicas – sentido e significado e zona de desenvolvimento proximal – circunscritas aos trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa Linguagem, Educação, Formação de Professores e Infância (LEFoPI/CNPq/UFJF). As pesquisas desenvolvidas no interior do grupo estão fundamentadas nos princípios da perspectiva histórico-cultural, especialmente no pensamento de Lev Vygotsky, no campo da psicologia, e de Mikhail Bakhtin, no campo da filosofia da linguagem. As categorias de sentido e significado e zona de desenvolvimento proximal estão circunscritas no campo teórico e metodológico da Pesquisa Crítica de Colaboração. Teórico porque apresenta e sustenta uma visão de sujeito inscrito em determinada sociedade, história e cultura. Metodológico porque as categorias auxiliam na análise da “produção-geração” dos dados ao se filiar a uma determinada maneira de pensar a subjetividade a partir da cena discursiva. As categorias constituem-se como categorias de interpretação. A opção pelos referenciais está pautada na busca de compreender o movimento dialógico na produção do conhecimento como elemento para uma práxis revolucionária, que possibilita uma autotransformação do sujeito e uma transformação do seu espaço de ação no/com o mundo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7440 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p83-93 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7440 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p83-93 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7440/4803 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ilka Schapper, Núbia Santos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ilka Schapper, Núbia Santos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 40 (2013): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 83-93 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v22.n40 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956823822336 |