MESTRADOS PROFISSIONAIS: A ITINERÂNCIA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E OS LEGADOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4573 |
Resumo: | Este artigo apresenta a itinerância e os legados dos Programas de Pós-Graduação em Educação, na modalidade profissional, que são ofertados no Departamento de Educação, Campus I, da Universidade do Estado da Bahia. Objetiva, primeiramente,rememorar a criação dos Mestrados Profissionais no Brasil, a fim de destacar a sua trajetória, legitimação e consolidação em todo o território brasileiro e, posteriormente, demonstrar as principais características dos dois programas: Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) e Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Do ponto de vista metodológico, este é um trabalho descritivo, com destaque para alguns dados quantitativos e qualitativos, coletados para embasá-lo, que se subsidia na legislação que ampara a criação e a implantação desses programas, que visa promover uma reflexão sobre as políticas públicas no campo da pós-graduação em educação,chamando atenção para a relevância de ofertar esses cursos, especificamente nesta modalidade, sobretudo para os professores e gestores da educação básica, principais protagonistas e demandantes destes cursos. Autores como Cevallos e Passos (2012), Ribeiro (2006), André (2001), Nóvoa (2009), Machado (2009), Haddad e Di Pierro (1999) e Flecha (1999) dialogam com as pesquisadoras na análise dos dados. Os resultados mais evidentes são decorrentes de práticas educativas inovadoras, dos trabalhos de curso realizados pelos estudantes, incremento da pesquisa educacional,dados novos e informações atualizadas sobre educação, tecnologia, gestão e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como novas metodologias e artefatos tecnológicosque são impulsionados pelas investigações realizadas por discentes com a orientaçãodos docentes credenciados nos referidos programas. |
id |
UNEB-3_3205e68a47574ac10215e744e81902df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4573 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MESTRADOS PROFISSIONAIS: A ITINERÂNCIA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E OS LEGADOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIAMestrados profissionaisEducaçãoGestãoEste artigo apresenta a itinerância e os legados dos Programas de Pós-Graduação em Educação, na modalidade profissional, que são ofertados no Departamento de Educação, Campus I, da Universidade do Estado da Bahia. Objetiva, primeiramente,rememorar a criação dos Mestrados Profissionais no Brasil, a fim de destacar a sua trajetória, legitimação e consolidação em todo o território brasileiro e, posteriormente, demonstrar as principais características dos dois programas: Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) e Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Do ponto de vista metodológico, este é um trabalho descritivo, com destaque para alguns dados quantitativos e qualitativos, coletados para embasá-lo, que se subsidia na legislação que ampara a criação e a implantação desses programas, que visa promover uma reflexão sobre as políticas públicas no campo da pós-graduação em educação,chamando atenção para a relevância de ofertar esses cursos, especificamente nesta modalidade, sobretudo para os professores e gestores da educação básica, principais protagonistas e demandantes destes cursos. Autores como Cevallos e Passos (2012), Ribeiro (2006), André (2001), Nóvoa (2009), Machado (2009), Haddad e Di Pierro (1999) e Flecha (1999) dialogam com as pesquisadoras na análise dos dados. Os resultados mais evidentes são decorrentes de práticas educativas inovadoras, dos trabalhos de curso realizados pelos estudantes, incremento da pesquisa educacional,dados novos e informações atualizadas sobre educação, tecnologia, gestão e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como novas metodologias e artefatos tecnológicosque são impulsionados pelas investigações realizadas por discentes com a orientaçãodos docentes credenciados nos referidos programas.UNEB2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/457310.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p89-103Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 25 n. 47 (2016): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 89-1032358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v25.n47reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4573/2855Copyright (c) 2018 Tânia Maria Hetkowski, Tânia Regina Dantasinfo:eu-repo/semantics/openAccessHetkowski, Tânia MariaDantas, Tânia Regina2023-04-18T00:52:21Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4573Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:52:21Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MESTRADOS PROFISSIONAIS: A ITINERÂNCIA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E OS LEGADOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA |
title |
MESTRADOS PROFISSIONAIS: A ITINERÂNCIA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E OS LEGADOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA |
spellingShingle |
MESTRADOS PROFISSIONAIS: A ITINERÂNCIA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E OS LEGADOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Hetkowski, Tânia Maria Mestrados profissionais Educação Gestão |
title_short |
MESTRADOS PROFISSIONAIS: A ITINERÂNCIA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E OS LEGADOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA |
title_full |
MESTRADOS PROFISSIONAIS: A ITINERÂNCIA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E OS LEGADOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA |
title_fullStr |
MESTRADOS PROFISSIONAIS: A ITINERÂNCIA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E OS LEGADOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA |
title_full_unstemmed |
MESTRADOS PROFISSIONAIS: A ITINERÂNCIA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E OS LEGADOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA |
title_sort |
MESTRADOS PROFISSIONAIS: A ITINERÂNCIA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E OS LEGADOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA |
author |
Hetkowski, Tânia Maria |
author_facet |
Hetkowski, Tânia Maria Dantas, Tânia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Tânia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hetkowski, Tânia Maria Dantas, Tânia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mestrados profissionais Educação Gestão |
topic |
Mestrados profissionais Educação Gestão |
description |
Este artigo apresenta a itinerância e os legados dos Programas de Pós-Graduação em Educação, na modalidade profissional, que são ofertados no Departamento de Educação, Campus I, da Universidade do Estado da Bahia. Objetiva, primeiramente,rememorar a criação dos Mestrados Profissionais no Brasil, a fim de destacar a sua trajetória, legitimação e consolidação em todo o território brasileiro e, posteriormente, demonstrar as principais características dos dois programas: Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) e Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Do ponto de vista metodológico, este é um trabalho descritivo, com destaque para alguns dados quantitativos e qualitativos, coletados para embasá-lo, que se subsidia na legislação que ampara a criação e a implantação desses programas, que visa promover uma reflexão sobre as políticas públicas no campo da pós-graduação em educação,chamando atenção para a relevância de ofertar esses cursos, especificamente nesta modalidade, sobretudo para os professores e gestores da educação básica, principais protagonistas e demandantes destes cursos. Autores como Cevallos e Passos (2012), Ribeiro (2006), André (2001), Nóvoa (2009), Machado (2009), Haddad e Di Pierro (1999) e Flecha (1999) dialogam com as pesquisadoras na análise dos dados. Os resultados mais evidentes são decorrentes de práticas educativas inovadoras, dos trabalhos de curso realizados pelos estudantes, incremento da pesquisa educacional,dados novos e informações atualizadas sobre educação, tecnologia, gestão e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como novas metodologias e artefatos tecnológicosque são impulsionados pelas investigações realizadas por discentes com a orientaçãodos docentes credenciados nos referidos programas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4573 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p89-103 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4573 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p89-103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4573/2855 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tânia Maria Hetkowski, Tânia Regina Dantas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tânia Maria Hetkowski, Tânia Regina Dantas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 25 n. 47 (2016): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 89-103 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v25.n47 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956394954752 |