VIVÊNCIA E AFETAÇÃO NA SALA DE AULA:UM DIÁLOGO ENTRE VIGOTSKI E ESPINOSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/822 |
Resumo: | O artigo apresenta reflexões teóricas a partir das contribuições de Lev Semionovich Vigotski e Baruch de Espinosa. O aprofundamento em torno da teoria de Vigotski revela que ele encontrou em Espinosa a sustentação filosófica que explica a relação entre afeto e intelecto no desenvolvimento do psiquismo humano. Com base nisso, propomos um diálogo entre Vigostki por meio da categoria vivência, e Espinosa a partir da categoria afetação. O estudo vem sendo realizado por meio de pesquisa bibliográfica com base na obra Éticade Espinosa e nos textos pedológicos escritos por Vigotski, precisamente La crisis de los siete años, A questão do meio na pedologia e Psicologia pedagógica. Os resultados apontam que vivências alegres aumentam a potência de agir de alunos e professores. O aumento da potência de agir significa também o aumento da potência de pensar, ou seja, significa maior consciência na atividade. Para o aluno, significa vivenciar aprendizagens que façam sentido para sua vida, ou seja, o que lhe traz felicidade. Para o professor, significa saber o que faz, isto é, maior autonomia no trabalho. Portanto, as vivências que constituem encontros alegres produzem afetações que ajudam na constituição de sujeitos mais emancipados. |
id |
UNEB-3_35592f52d52712a949739d3602c39fd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/822 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VIVÊNCIA E AFETAÇÃO NA SALA DE AULA:UM DIÁLOGO ENTRE VIGOTSKI E ESPINOSAVivênciaAfetaçãoPotência de agirEncontros alegresO artigo apresenta reflexões teóricas a partir das contribuições de Lev Semionovich Vigotski e Baruch de Espinosa. O aprofundamento em torno da teoria de Vigotski revela que ele encontrou em Espinosa a sustentação filosófica que explica a relação entre afeto e intelecto no desenvolvimento do psiquismo humano. Com base nisso, propomos um diálogo entre Vigostki por meio da categoria vivência, e Espinosa a partir da categoria afetação. O estudo vem sendo realizado por meio de pesquisa bibliográfica com base na obra Éticade Espinosa e nos textos pedológicos escritos por Vigotski, precisamente La crisis de los siete años, A questão do meio na pedologia e Psicologia pedagógica. Os resultados apontam que vivências alegres aumentam a potência de agir de alunos e professores. O aumento da potência de agir significa também o aumento da potência de pensar, ou seja, significa maior consciência na atividade. Para o aluno, significa vivenciar aprendizagens que façam sentido para sua vida, ou seja, o que lhe traz felicidade. Para o professor, significa saber o que faz, isto é, maior autonomia no trabalho. Portanto, as vivências que constituem encontros alegres produzem afetações que ajudam na constituição de sujeitos mais emancipados.UNEB2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/82210.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 41 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n41reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/822/580Marques, Eliana Sousa AlencarCarvalho, Maria Vilani Cosme deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:34:31Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/822Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:34:31Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIVÊNCIA E AFETAÇÃO NA SALA DE AULA:UM DIÁLOGO ENTRE VIGOTSKI E ESPINOSA |
title |
VIVÊNCIA E AFETAÇÃO NA SALA DE AULA:UM DIÁLOGO ENTRE VIGOTSKI E ESPINOSA |
spellingShingle |
VIVÊNCIA E AFETAÇÃO NA SALA DE AULA:UM DIÁLOGO ENTRE VIGOTSKI E ESPINOSA Marques, Eliana Sousa Alencar Vivência Afetação Potência de agir Encontros alegres |
title_short |
VIVÊNCIA E AFETAÇÃO NA SALA DE AULA:UM DIÁLOGO ENTRE VIGOTSKI E ESPINOSA |
title_full |
VIVÊNCIA E AFETAÇÃO NA SALA DE AULA:UM DIÁLOGO ENTRE VIGOTSKI E ESPINOSA |
title_fullStr |
VIVÊNCIA E AFETAÇÃO NA SALA DE AULA:UM DIÁLOGO ENTRE VIGOTSKI E ESPINOSA |
title_full_unstemmed |
VIVÊNCIA E AFETAÇÃO NA SALA DE AULA:UM DIÁLOGO ENTRE VIGOTSKI E ESPINOSA |
title_sort |
VIVÊNCIA E AFETAÇÃO NA SALA DE AULA:UM DIÁLOGO ENTRE VIGOTSKI E ESPINOSA |
author |
Marques, Eliana Sousa Alencar |
author_facet |
Marques, Eliana Sousa Alencar Carvalho, Maria Vilani Cosme de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Maria Vilani Cosme de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Eliana Sousa Alencar Carvalho, Maria Vilani Cosme de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vivência Afetação Potência de agir Encontros alegres |
topic |
Vivência Afetação Potência de agir Encontros alegres |
description |
O artigo apresenta reflexões teóricas a partir das contribuições de Lev Semionovich Vigotski e Baruch de Espinosa. O aprofundamento em torno da teoria de Vigotski revela que ele encontrou em Espinosa a sustentação filosófica que explica a relação entre afeto e intelecto no desenvolvimento do psiquismo humano. Com base nisso, propomos um diálogo entre Vigostki por meio da categoria vivência, e Espinosa a partir da categoria afetação. O estudo vem sendo realizado por meio de pesquisa bibliográfica com base na obra Éticade Espinosa e nos textos pedológicos escritos por Vigotski, precisamente La crisis de los siete años, A questão do meio na pedologia e Psicologia pedagógica. Os resultados apontam que vivências alegres aumentam a potência de agir de alunos e professores. O aumento da potência de agir significa também o aumento da potência de pensar, ou seja, significa maior consciência na atividade. Para o aluno, significa vivenciar aprendizagens que façam sentido para sua vida, ou seja, o que lhe traz felicidade. Para o professor, significa saber o que faz, isto é, maior autonomia no trabalho. Portanto, as vivências que constituem encontros alegres produzem afetações que ajudam na constituição de sujeitos mais emancipados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/822 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/822 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/822/580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 41 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v23.n41 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955900026880 |