EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Maria José Ribeiro de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Maria das Graças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7843
Resumo: O texto insere-se na relação educação e cultura, analisando aspectos de diálogos interculturais entre saberes e práticas culturais Tentehar e a escola no contexto de sua Aldeia, em Amarante, no Maranhão. A pesquisa de campo de abordagem qualitativa possibilitou a elaboração de uma cartografia desses saberes e práticas e a análise da dinâmica escolar. A análise mostra que saberes culturais dessa etnia estão preservados e inseridos no desenho curricular do núcleo diversificado, valorizando a língua Tentehar. Contudo, os professores não indígenas, e até os indígenas, por só usarem o português, colaboram para a manutenção de um ensino que minimiza esses saberes e práticas culturais dos Tentehar.
id UNEB-3_357f1b37665517ec8171d9f62f0755b1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7843
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAISIndigenous schoolCultural knowledgeInterculturalityEscola indígenaSaberes culturaisInterculturalidadeO texto insere-se na relação educação e cultura, analisando aspectos de diálogos interculturais entre saberes e práticas culturais Tentehar e a escola no contexto de sua Aldeia, em Amarante, no Maranhão. A pesquisa de campo de abordagem qualitativa possibilitou a elaboração de uma cartografia desses saberes e práticas e a análise da dinâmica escolar. A análise mostra que saberes culturais dessa etnia estão preservados e inseridos no desenho curricular do núcleo diversificado, valorizando a língua Tentehar. Contudo, os professores não indígenas, e até os indígenas, por só usarem o português, colaboram para a manutenção de um ensino que minimiza esses saberes e práticas culturais dos Tentehar.UNEB2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/784310.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p162-177Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 56 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 162-1772358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v28.n56reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7843/5139Copyright (c) 2019 Maria José Ribeiro de Sá, Maria das Graças Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSá, Maria José Ribeiro deSilva, Maria das Graças2021-06-05T16:48:30Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7843Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:48:30Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS
title EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS
spellingShingle EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS
Sá, Maria José Ribeiro de
Indigenous school
Cultural knowledge
Interculturality
Escola indígena
Saberes culturais
Interculturalidade
title_short EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS
title_full EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS
title_fullStr EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS
title_sort EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS
author Sá, Maria José Ribeiro de
author_facet Sá, Maria José Ribeiro de
Silva, Maria das Graças
author_role author
author2 Silva, Maria das Graças
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Maria José Ribeiro de
Silva, Maria das Graças
dc.subject.por.fl_str_mv Indigenous school
Cultural knowledge
Interculturality
Escola indígena
Saberes culturais
Interculturalidade
topic Indigenous school
Cultural knowledge
Interculturality
Escola indígena
Saberes culturais
Interculturalidade
description O texto insere-se na relação educação e cultura, analisando aspectos de diálogos interculturais entre saberes e práticas culturais Tentehar e a escola no contexto de sua Aldeia, em Amarante, no Maranhão. A pesquisa de campo de abordagem qualitativa possibilitou a elaboração de uma cartografia desses saberes e práticas e a análise da dinâmica escolar. A análise mostra que saberes culturais dessa etnia estão preservados e inseridos no desenho curricular do núcleo diversificado, valorizando a língua Tentehar. Contudo, os professores não indígenas, e até os indígenas, por só usarem o português, colaboram para a manutenção de um ensino que minimiza esses saberes e práticas culturais dos Tentehar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7843
10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p162-177
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7843
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p162-177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7843/5139
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Maria José Ribeiro de Sá, Maria das Graças Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Maria José Ribeiro de Sá, Maria das Graças Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 56 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 162-177
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v28.n56
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957187678208