EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7843 |
Resumo: | O texto insere-se na relação educação e cultura, analisando aspectos de diálogos interculturais entre saberes e práticas culturais Tentehar e a escola no contexto de sua Aldeia, em Amarante, no Maranhão. A pesquisa de campo de abordagem qualitativa possibilitou a elaboração de uma cartografia desses saberes e práticas e a análise da dinâmica escolar. A análise mostra que saberes culturais dessa etnia estão preservados e inseridos no desenho curricular do núcleo diversificado, valorizando a língua Tentehar. Contudo, os professores não indígenas, e até os indígenas, por só usarem o português, colaboram para a manutenção de um ensino que minimiza esses saberes e práticas culturais dos Tentehar. |
id |
UNEB-3_357f1b37665517ec8171d9f62f0755b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7843 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAISIndigenous schoolCultural knowledgeInterculturalityEscola indígenaSaberes culturaisInterculturalidadeO texto insere-se na relação educação e cultura, analisando aspectos de diálogos interculturais entre saberes e práticas culturais Tentehar e a escola no contexto de sua Aldeia, em Amarante, no Maranhão. A pesquisa de campo de abordagem qualitativa possibilitou a elaboração de uma cartografia desses saberes e práticas e a análise da dinâmica escolar. A análise mostra que saberes culturais dessa etnia estão preservados e inseridos no desenho curricular do núcleo diversificado, valorizando a língua Tentehar. Contudo, os professores não indígenas, e até os indígenas, por só usarem o português, colaboram para a manutenção de um ensino que minimiza esses saberes e práticas culturais dos Tentehar.UNEB2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/784310.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p162-177Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 56 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 162-1772358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v28.n56reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7843/5139Copyright (c) 2019 Maria José Ribeiro de Sá, Maria das Graças Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSá, Maria José Ribeiro deSilva, Maria das Graças2021-06-05T16:48:30Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7843Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:48:30Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS |
title |
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS Sá, Maria José Ribeiro de Indigenous school Cultural knowledge Interculturality Escola indígena Saberes culturais Interculturalidade |
title_short |
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS |
title_full |
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS |
title_sort |
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SABERES CULTURAIS |
author |
Sá, Maria José Ribeiro de |
author_facet |
Sá, Maria José Ribeiro de Silva, Maria das Graças |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria das Graças |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Maria José Ribeiro de Silva, Maria das Graças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indigenous school Cultural knowledge Interculturality Escola indígena Saberes culturais Interculturalidade |
topic |
Indigenous school Cultural knowledge Interculturality Escola indígena Saberes culturais Interculturalidade |
description |
O texto insere-se na relação educação e cultura, analisando aspectos de diálogos interculturais entre saberes e práticas culturais Tentehar e a escola no contexto de sua Aldeia, em Amarante, no Maranhão. A pesquisa de campo de abordagem qualitativa possibilitou a elaboração de uma cartografia desses saberes e práticas e a análise da dinâmica escolar. A análise mostra que saberes culturais dessa etnia estão preservados e inseridos no desenho curricular do núcleo diversificado, valorizando a língua Tentehar. Contudo, os professores não indígenas, e até os indígenas, por só usarem o português, colaboram para a manutenção de um ensino que minimiza esses saberes e práticas culturais dos Tentehar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7843 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p162-177 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7843 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p162-177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7843/5139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria José Ribeiro de Sá, Maria das Graças Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria José Ribeiro de Sá, Maria das Graças Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 56 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 162-177 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v28.n56 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210957187678208 |