EU APRENDO, TU APRENDES, ELE APRENDE:EM BUSCA DE UMA PRÁTICA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/469 |
Resumo: | Neste artigo discutimos sobre o ofício docente na Educação de Jovens e Adultos(EJA). Partimos da análise qualitativa dos dados da pesquisa intitulada “Investigando a implementação do ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio no CEFET– RN a partir de 2005: o curriculo e a gestão" do núcleo de pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, do qual referenciamos neste estudo. Tomamos como fundamento teórico os princípios da pedagogia crítica, com destaque para a dialogicidade nas relações que se estabele-cem entre educador e educando e para o entendimento de que a cultura é um elemento constitutivo das práticas educativas. Destacamos que o trabalho docente desenvol-vido na EJA não prioriza a construção do conhecimento e da cultura dos sujeitos da aprendizagem uma vez que as orientações metodológicas desenvolvidas pelos professores inviabilizam a formação de um ser histórico, autônomo e valorizado em sua cultura. Ressaltamos a importância de uma prática docente que considere o trabalho como princípio educativo como uma das categorias fundamentais para o ensino dos conteúdos específicos das disciplinas escolares. Consideramos que se encontra ausente nos cursos de formação inicial e continuada de professores uma política que contemple as especificidades inerentes ao trabalho com a EJA, sendo urgentes ações que se voltem para essa perspectiva. |
id |
UNEB-3_3ceaf9ad03219b86a463004486476e4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/469 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EU APRENDO, TU APRENDES, ELE APRENDE:EM BUSCA DE UMA PRÁTICA DOCENTENeste artigo discutimos sobre o ofício docente na Educação de Jovens e Adultos(EJA). Partimos da análise qualitativa dos dados da pesquisa intitulada “Investigando a implementação do ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio no CEFET– RN a partir de 2005: o curriculo e a gestão" do núcleo de pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, do qual referenciamos neste estudo. Tomamos como fundamento teórico os princípios da pedagogia crítica, com destaque para a dialogicidade nas relações que se estabele-cem entre educador e educando e para o entendimento de que a cultura é um elemento constitutivo das práticas educativas. Destacamos que o trabalho docente desenvol-vido na EJA não prioriza a construção do conhecimento e da cultura dos sujeitos da aprendizagem uma vez que as orientações metodológicas desenvolvidas pelos professores inviabilizam a formação de um ser histórico, autônomo e valorizado em sua cultura. Ressaltamos a importância de uma prática docente que considere o trabalho como princípio educativo como uma das categorias fundamentais para o ensino dos conteúdos específicos das disciplinas escolares. Consideramos que se encontra ausente nos cursos de formação inicial e continuada de professores uma política que contemple as especificidades inerentes ao trabalho com a EJA, sendo urgentes ações que se voltem para essa perspectiva.UNEB2013-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/46910.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v21.n37reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/469/404Rodrigues, Andréa Gabriel FrancelinoCarvalho Neto, Eulália Raquel Gusmãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:47:40Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/469Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:47:40Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EU APRENDO, TU APRENDES, ELE APRENDE:EM BUSCA DE UMA PRÁTICA DOCENTE |
title |
EU APRENDO, TU APRENDES, ELE APRENDE:EM BUSCA DE UMA PRÁTICA DOCENTE |
spellingShingle |
EU APRENDO, TU APRENDES, ELE APRENDE:EM BUSCA DE UMA PRÁTICA DOCENTE Rodrigues, Andréa Gabriel Francelino |
title_short |
EU APRENDO, TU APRENDES, ELE APRENDE:EM BUSCA DE UMA PRÁTICA DOCENTE |
title_full |
EU APRENDO, TU APRENDES, ELE APRENDE:EM BUSCA DE UMA PRÁTICA DOCENTE |
title_fullStr |
EU APRENDO, TU APRENDES, ELE APRENDE:EM BUSCA DE UMA PRÁTICA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
EU APRENDO, TU APRENDES, ELE APRENDE:EM BUSCA DE UMA PRÁTICA DOCENTE |
title_sort |
EU APRENDO, TU APRENDES, ELE APRENDE:EM BUSCA DE UMA PRÁTICA DOCENTE |
author |
Rodrigues, Andréa Gabriel Francelino |
author_facet |
Rodrigues, Andréa Gabriel Francelino Carvalho Neto, Eulália Raquel Gusmão |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho Neto, Eulália Raquel Gusmão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Andréa Gabriel Francelino Carvalho Neto, Eulália Raquel Gusmão |
description |
Neste artigo discutimos sobre o ofício docente na Educação de Jovens e Adultos(EJA). Partimos da análise qualitativa dos dados da pesquisa intitulada “Investigando a implementação do ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio no CEFET– RN a partir de 2005: o curriculo e a gestão" do núcleo de pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, do qual referenciamos neste estudo. Tomamos como fundamento teórico os princípios da pedagogia crítica, com destaque para a dialogicidade nas relações que se estabele-cem entre educador e educando e para o entendimento de que a cultura é um elemento constitutivo das práticas educativas. Destacamos que o trabalho docente desenvol-vido na EJA não prioriza a construção do conhecimento e da cultura dos sujeitos da aprendizagem uma vez que as orientações metodológicas desenvolvidas pelos professores inviabilizam a formação de um ser histórico, autônomo e valorizado em sua cultura. Ressaltamos a importância de uma prática docente que considere o trabalho como princípio educativo como uma das categorias fundamentais para o ensino dos conteúdos específicos das disciplinas escolares. Consideramos que se encontra ausente nos cursos de formação inicial e continuada de professores uma política que contemple as especificidades inerentes ao trabalho com a EJA, sendo urgentes ações que se voltem para essa perspectiva. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/469 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/469 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/469/404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v21.n37 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955873812480 |