AVALIAÇÃO, ACREDITAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INTERFACE E TENDÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hizume, Gabriella de Camargo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7170
Resumo: A garantia de qualidade da educação superior tem se tornado uma das principaispolíticas públicas tanto na esfera nacional quanto internacional. Muitas vezesassociada ao desenvolvimento econômico e à empregabilidade, a formação denível superior é cercada de expectativas dos mais diversos setores da sociedadeque esperam que atenda a certos requisitos entendidos como indicadores de suaqualidade. Assim, este artigo objetiva discutir alguns dos principais elementosreferentes à avaliação e à acreditação e o papel que exercem em contextos depromoção da qualidade e da internacionalização da educação superior. Paratanto, a partir de pesquisa bibliográfica, são abordados temas como qualidadee pertinência, acreditação e certificação de qualidade para, por fim, seremapresentados alguns modelos de acreditação em âmbito internacional. Concluiseque a ascensão da acreditação está relacionada à flexibilização de fronteirase às demandas de mobilidade da academia e do mercado de trabalho.
id UNEB-3_3cfcaf482a101f1e4fa2194d3533c6e1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7170
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO, ACREDITAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INTERFACE E TENDÊNCIASEvaluationAccreditationInternationalization of higher educationAvaliaçãoAcreditaçãoInternacionalização da educação superiorA garantia de qualidade da educação superior tem se tornado uma das principaispolíticas públicas tanto na esfera nacional quanto internacional. Muitas vezesassociada ao desenvolvimento econômico e à empregabilidade, a formação denível superior é cercada de expectativas dos mais diversos setores da sociedadeque esperam que atenda a certos requisitos entendidos como indicadores de suaqualidade. Assim, este artigo objetiva discutir alguns dos principais elementosreferentes à avaliação e à acreditação e o papel que exercem em contextos depromoção da qualidade e da internacionalização da educação superior. Paratanto, a partir de pesquisa bibliográfica, são abordados temas como qualidadee pertinência, acreditação e certificação de qualidade para, por fim, seremapresentados alguns modelos de acreditação em âmbito internacional. Concluiseque a ascensão da acreditação está relacionada à flexibilização de fronteirase às demandas de mobilidade da academia e do mercado de trabalho.UNEB2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/717010.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p43-57Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 55 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 43-572358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v28.n55reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7170/4741Copyright (c) 2019 Gabriella de Camargo Hizumeinfo:eu-repo/semantics/openAccessHizume, Gabriella de Camargo2023-12-12T17:56:04Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7170Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-12-12T17:56:04Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO, ACREDITAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INTERFACE E TENDÊNCIAS
title AVALIAÇÃO, ACREDITAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INTERFACE E TENDÊNCIAS
spellingShingle AVALIAÇÃO, ACREDITAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INTERFACE E TENDÊNCIAS
Hizume, Gabriella de Camargo
Evaluation
Accreditation
Internationalization of higher education
Avaliação
Acreditação
Internacionalização da educação superior
title_short AVALIAÇÃO, ACREDITAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INTERFACE E TENDÊNCIAS
title_full AVALIAÇÃO, ACREDITAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INTERFACE E TENDÊNCIAS
title_fullStr AVALIAÇÃO, ACREDITAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INTERFACE E TENDÊNCIAS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO, ACREDITAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INTERFACE E TENDÊNCIAS
title_sort AVALIAÇÃO, ACREDITAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INTERFACE E TENDÊNCIAS
author Hizume, Gabriella de Camargo
author_facet Hizume, Gabriella de Camargo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hizume, Gabriella de Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Evaluation
Accreditation
Internationalization of higher education
Avaliação
Acreditação
Internacionalização da educação superior
topic Evaluation
Accreditation
Internationalization of higher education
Avaliação
Acreditação
Internacionalização da educação superior
description A garantia de qualidade da educação superior tem se tornado uma das principaispolíticas públicas tanto na esfera nacional quanto internacional. Muitas vezesassociada ao desenvolvimento econômico e à empregabilidade, a formação denível superior é cercada de expectativas dos mais diversos setores da sociedadeque esperam que atenda a certos requisitos entendidos como indicadores de suaqualidade. Assim, este artigo objetiva discutir alguns dos principais elementosreferentes à avaliação e à acreditação e o papel que exercem em contextos depromoção da qualidade e da internacionalização da educação superior. Paratanto, a partir de pesquisa bibliográfica, são abordados temas como qualidadee pertinência, acreditação e certificação de qualidade para, por fim, seremapresentados alguns modelos de acreditação em âmbito internacional. Concluiseque a ascensão da acreditação está relacionada à flexibilização de fronteirase às demandas de mobilidade da academia e do mercado de trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7170
10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p43-57
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7170
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p43-57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7170/4741
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Gabriella de Camargo Hizume
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Gabriella de Camargo Hizume
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 55 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 43-57
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v28.n55
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956795510784