Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/63286 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação |
id |
RCAP_70d46e6c3e283586851bc3adc63c0afd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63286 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratórioAccreditation of higher education in East Timor: an exploratory studyAcreditaçãoAvaliaçãoEnsino superiorQualidadeTimor-LesteAccreditationEvaluationHigher educationQualityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da EducaçãoConseguida a paz e a estabilidade política, hoje o grande desafio de Timor-Leste é tornar-se uma nação desenvolvida e competitiva. Para isso, é fundamental uma política educativa que valorize a qualificação e formação superior dos jovens nas áreas que são prioritárias ao desenvolvimento económico e social do país, com qualidade (Araújo, 2006). Foi com este propósito que em 2010 o IV Governo Constitucional de Timor-Leste definiu como um dos objetivos da Política de Ensino Superior a estruturação de um sistema de garantia da qualidade, de forma a assegurar aos docentes condições de educação básica, formação contínua e conhecimento científico, conforme padrões internacionais, através da criação da Agência Nacional para Avaliação e Acreditação Académica (ANAAA). A ANAAA assumiu, assim, a responsabilidade pelos procedimentos de garantia da qualidade da oferta educativa do ensino superior. Passados quase 20 anos desde a criação da ANAAA, realizamos um estudo exploratório (que combinou a análise de documentos e a análise de entrevistas) para conhecer o posicionamento dos representantes dos estabelecimentos de ensino superior e da própria ANAAA sobre atuação da Agência e as mudanças conseguidas. Observou-se que existe hoje um ensino superior mais estruturado, bem como uma cultura de qualidade e de melhoria contínua da qualidade que se reflete no planeamento das aulas e no maior acompanhamento aos alunos. A ANAAA é vista como uma entidade externa independente parceira das instituições de ensino superior (IES) na garantia da qualidade da sua oferta educativa, sobretudo através das recomendações que dá no seu Relatório de Avaliação. São apontadas, no entanto, limitações na atuação da ANAAA relacionadas com a falta de recursos humanos e financeiros, a falta de preparação técnica e de conhecimento do terreno por parte dos avaliadores, a falta de tempo para ouvir os docentes durante a visita às IES e dificuldades de comunicação com os estabelecimentos de ensino superior/ Departamentos. Por isso, hoje, os desafios da ANAAA estão relacionados com a melhoria dos seus procedimentos, de forma a continuar a contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior e a garantir a qualidade da formação superior nas áreas do conhecimento que são prioritárias para o desenvolvimento de Timor-Leste.Having achieved peace and political stability, East Timor's greatest challenge today is to become a developed and competitive nation. For this, an educational policy that values the qualification and higher education of young people in areas that are a priority for the economic and social development of the country with quality is essential (Araújo, 2006). It was with this purpose that in 2010 the IV Constitutional Government of East Timor defined as one of the objectives of the Higher Education Policy the structuring of a quality assurance system in order to assure teachers conditions of basic education, continuous training and knowledge, according to international standards, through the creation of the National Agency for Academic Evaluation and Accreditation (ANAAA). Thus, ANAAA assumed the responsibility for the quality assurance procedures of the higher education educational offer. Almost 20 years after the creation of ANAAA, we conducted an exploratory study (which combined document analysis and interview analysis) to know the position of representatives of higher education institutions and ANAAA itself about the Agency's performance and the changes achieved. It has been noted that there is a more structured higher education today, as well as a culture of quality and continuous quality improvement, which is reflected in the planning of the classes and greater monitoring of students. ANAAA is seen as an independent external entity partner of higher education institutions (HEIs) in ensuring the quality of its educational offer, especially through the recommendations it gives in its Assessment Report. However, there are limitations on ANAAA's actions related to the lack of human and financial resources, the lack of technical preparation and knowledge of the field by the evaluators, the lack of time to listen to the teachers during the visit to the HEIs and communication difficulties with higher education establishments / Departments. That is why, today, ANAAA's challenges are related to the improvement of its procedures, in order to continue to contribute to the professional development of higher education teachers and to guarantee the quality of higher education in the areas of knowledge that are priorities for East Timor's development.Pacheco, José AugustoUniversidade do MinhoBilly, Duarte Leite20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63286por202351386info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:16.111736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório Accreditation of higher education in East Timor: an exploratory study |
title |
Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório |
spellingShingle |
Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório Billy, Duarte Leite Acreditação Avaliação Ensino superior Qualidade Timor-Leste Accreditation Evaluation Higher education Quality Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório |
title_full |
Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório |
title_fullStr |
Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório |
title_sort |
Acreditação do ensino superior em Timor Leste: um estudo exploratório |
author |
Billy, Duarte Leite |
author_facet |
Billy, Duarte Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pacheco, José Augusto Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Billy, Duarte Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acreditação Avaliação Ensino superior Qualidade Timor-Leste Accreditation Evaluation Higher education Quality Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Acreditação Avaliação Ensino superior Qualidade Timor-Leste Accreditation Evaluation Higher education Quality Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/63286 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/63286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202351386 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132298676797440 |