O PARADIGMA DA COSMODERNIDADE:UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR À EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL PROPOSTA PELA UNESCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruano, Javier Collado
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Galeffi, Dante Augusto, Poncze, Roberto Leon Inacio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1034
Resumo: O presente artigo tem como objeto de estudo refletir sobre a Educação para a Cidadania Global (GCE) proposta pela UNESCO na Agenda pós-2015 para o Desenvolvimento das Nações Unidas. Trata-se de uma pesquisa de triplo campo teórico-epistemológicometodológico que procura desenvolver uma consciência-identidade de “Terra-Pátria”, na qual o ser humano seja visto como uma mesma espécie com uma mesma evolução, pois a história futura da humanidade precisa de uma evolução do conhecimento para novos conceitos dialéticos transculturais e trans-humanistas. Visando o entendimento e o respeito das caraterísticas histórico-culturais de cada comunidade, partimos do paradigma da cosmodernidade formulado por Nicolescu, da complexidade de Morin, e da polilógica de Galeffi para abordar o conhecimento através de uma epistemologia complexa,  criativa,  transdisciplinar,  polissêmica,  transcultural,  transnacional  e transpolítica, que promova a GCE como o principio de energia causal do processo de transformação do ser humano e da sociedade-mundo. Como resultado, propomos a  criação  de  uma  constelação  de  escolas-ONGs  irmãs  que  desenvolvam  projetos educativos altruístas de cooperação em todos os rincões do planeta para construir, em última instância, um novo horizonte transdemocrático na GCE proposta pela UNESCO para o século XXI.
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