Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caraballo-Román, Rosario
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: González-Monteagudo, José, Hernández-Carrera, Rafael M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1319
Resumo: Este artigo trata da educação popular a partir de uma perspectiva bem específica: a formação para o emprego de alunos em situação de vulnerabilidade, com baixo nível educacional e oriundos de meios sociais modestos e com poucas oportunidades educativas. Nossa contibuição toma como ponto de partida a escola técnica Parque Miraflores, em Sevilha (Espanha). Trata-se de uma iniciativa dos movimentos sociais que tem funcionado durante duas décadas. Discutimos os princípios da educação popular e participativa, aplicando-os às escolas técnicas que surgiram na Espanha em momento posterior à ditadura de Franco. Apresentamos o marco atual da formação para o emprego, destacando a necessidade de combinar preparação profissional e desenvolvimento social e pessoal. Finalmente, ressaltamos as dimensões de educação popular e participativa presentes no caso analisado, comentando suas implicações para a formação socioeconômica, cultural, sindical, acadêmica e laboral.
id UNEB-3_412e10dd08e2c3c920915d7df227e488
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1319
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque MirafloresEducação popular. Formação para o emprego. Metodologias participativas. Alunos vulneráveis.Este artigo trata da educação popular a partir de uma perspectiva bem específica: a formação para o emprego de alunos em situação de vulnerabilidade, com baixo nível educacional e oriundos de meios sociais modestos e com poucas oportunidades educativas. Nossa contibuição toma como ponto de partida a escola técnica Parque Miraflores, em Sevilha (Espanha). Trata-se de uma iniciativa dos movimentos sociais que tem funcionado durante duas décadas. Discutimos os princípios da educação popular e participativa, aplicando-os às escolas técnicas que surgiram na Espanha em momento posterior à ditadura de Franco. Apresentamos o marco atual da formação para o emprego, destacando a necessidade de combinar preparação profissional e desenvolvimento social e pessoal. Finalmente, ressaltamos as dimensões de educação popular e participativa presentes no caso analisado, comentando suas implicações para a formação socioeconômica, cultural, sindical, acadêmica e laboral.UNEB2015-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/131910.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p121-131Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 43 (2015): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 121-1312358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v24.n43reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBspahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1319/900Copyright (c) 2021 Rosario Caraballo-Román, José González-Monteagudo, Rafael M. Hernández-Carrera (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessCaraballo-Román, RosarioGonzález-Monteagudo, JoséHernández-Carrera, Rafael M.2023-04-18T01:10:23Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1319Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:10:23Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores
title Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores
spellingShingle Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores
Caraballo-Román, Rosario
Educação popular. Formação para o emprego. Metodologias participativas. Alunos vulneráveis.
title_short Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores
title_full Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores
title_fullStr Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores
title_full_unstemmed Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores
title_sort Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores
author Caraballo-Román, Rosario
author_facet Caraballo-Román, Rosario
González-Monteagudo, José
Hernández-Carrera, Rafael M.
author_role author
author2 González-Monteagudo, José
Hernández-Carrera, Rafael M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caraballo-Román, Rosario
González-Monteagudo, José
Hernández-Carrera, Rafael M.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação popular. Formação para o emprego. Metodologias participativas. Alunos vulneráveis.
topic Educação popular. Formação para o emprego. Metodologias participativas. Alunos vulneráveis.
description Este artigo trata da educação popular a partir de uma perspectiva bem específica: a formação para o emprego de alunos em situação de vulnerabilidade, com baixo nível educacional e oriundos de meios sociais modestos e com poucas oportunidades educativas. Nossa contibuição toma como ponto de partida a escola técnica Parque Miraflores, em Sevilha (Espanha). Trata-se de uma iniciativa dos movimentos sociais que tem funcionado durante duas décadas. Discutimos os princípios da educação popular e participativa, aplicando-os às escolas técnicas que surgiram na Espanha em momento posterior à ditadura de Franco. Apresentamos o marco atual da formação para o emprego, destacando a necessidade de combinar preparação profissional e desenvolvimento social e pessoal. Finalmente, ressaltamos as dimensões de educação popular e participativa presentes no caso analisado, comentando suas implicações para a formação socioeconômica, cultural, sindical, acadêmica e laboral.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1319
10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p121-131
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1319
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p121-131
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1319/900
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 43 (2015): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 121-131
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v24.n43
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956258639872