Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1319 |
Resumo: | Este artigo trata da educação popular a partir de uma perspectiva bem específica: a formação para o emprego de alunos em situação de vulnerabilidade, com baixo nível educacional e oriundos de meios sociais modestos e com poucas oportunidades educativas. Nossa contibuição toma como ponto de partida a escola técnica Parque Miraflores, em Sevilha (Espanha). Trata-se de uma iniciativa dos movimentos sociais que tem funcionado durante duas décadas. Discutimos os princípios da educação popular e participativa, aplicando-os às escolas técnicas que surgiram na Espanha em momento posterior à ditadura de Franco. Apresentamos o marco atual da formação para o emprego, destacando a necessidade de combinar preparação profissional e desenvolvimento social e pessoal. Finalmente, ressaltamos as dimensões de educação popular e participativa presentes no caso analisado, comentando suas implicações para a formação socioeconômica, cultural, sindical, acadêmica e laboral. |
id |
UNEB-3_412e10dd08e2c3c920915d7df227e488 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1319 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque MirafloresEducação popular. Formação para o emprego. Metodologias participativas. Alunos vulneráveis.Este artigo trata da educação popular a partir de uma perspectiva bem específica: a formação para o emprego de alunos em situação de vulnerabilidade, com baixo nível educacional e oriundos de meios sociais modestos e com poucas oportunidades educativas. Nossa contibuição toma como ponto de partida a escola técnica Parque Miraflores, em Sevilha (Espanha). Trata-se de uma iniciativa dos movimentos sociais que tem funcionado durante duas décadas. Discutimos os princípios da educação popular e participativa, aplicando-os às escolas técnicas que surgiram na Espanha em momento posterior à ditadura de Franco. Apresentamos o marco atual da formação para o emprego, destacando a necessidade de combinar preparação profissional e desenvolvimento social e pessoal. Finalmente, ressaltamos as dimensões de educação popular e participativa presentes no caso analisado, comentando suas implicações para a formação socioeconômica, cultural, sindical, acadêmica e laboral.UNEB2015-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/131910.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p121-131Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 43 (2015): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 121-1312358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v24.n43reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBspahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1319/900Copyright (c) 2021 Rosario Caraballo-Román, José González-Monteagudo, Rafael M. Hernández-Carrera (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessCaraballo-Román, RosarioGonzález-Monteagudo, JoséHernández-Carrera, Rafael M.2023-04-18T01:10:23Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1319Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:10:23Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores |
title |
Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores |
spellingShingle |
Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores Caraballo-Román, Rosario Educação popular. Formação para o emprego. Metodologias participativas. Alunos vulneráveis. |
title_short |
Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores |
title_full |
Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores |
title_fullStr |
Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores |
title_full_unstemmed |
Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores |
title_sort |
Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores |
author |
Caraballo-Román, Rosario |
author_facet |
Caraballo-Román, Rosario González-Monteagudo, José Hernández-Carrera, Rafael M. |
author_role |
author |
author2 |
González-Monteagudo, José Hernández-Carrera, Rafael M. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caraballo-Román, Rosario González-Monteagudo, José Hernández-Carrera, Rafael M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação popular. Formação para o emprego. Metodologias participativas. Alunos vulneráveis. |
topic |
Educação popular. Formação para o emprego. Metodologias participativas. Alunos vulneráveis. |
description |
Este artigo trata da educação popular a partir de uma perspectiva bem específica: a formação para o emprego de alunos em situação de vulnerabilidade, com baixo nível educacional e oriundos de meios sociais modestos e com poucas oportunidades educativas. Nossa contibuição toma como ponto de partida a escola técnica Parque Miraflores, em Sevilha (Espanha). Trata-se de uma iniciativa dos movimentos sociais que tem funcionado durante duas décadas. Discutimos os princípios da educação popular e participativa, aplicando-os às escolas técnicas que surgiram na Espanha em momento posterior à ditadura de Franco. Apresentamos o marco atual da formação para o emprego, destacando a necessidade de combinar preparação profissional e desenvolvimento social e pessoal. Finalmente, ressaltamos as dimensões de educação popular e participativa presentes no caso analisado, comentando suas implicações para a formação socioeconômica, cultural, sindical, acadêmica e laboral. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1319 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p121-131 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1319 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p121-131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1319/900 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 43 (2015): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 121-131 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v24.n43 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956258639872 |