Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchetti, Lucídio
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Thiengo, Lara Carlette
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18700
Resumo: Neste artigo tem-se como objetivo resgatar alguns aspectos dos passos iniciais da organização daquilo que é considerado o embrião da passagem da pesquisa individual para a pesquisa de grupos, em direção às atuais redes de pesquisa, tendo no “Programa Institucional de Internacionalização” (CAPES/PrInt) a sua iniciativa atual mais vistosa. O foco inicialmente são os “Centros Regionais de Pesquisas Educacionais (CRPEs)” (1950-1960) e o “Programa de Intercâmbios” (1981-1992), iniciativas induzidas por políticas públicas. Num segundo momento apresentamos oCAPES/PrInt, como a política atual mais expressiva da passagem do grupo para as redes de pesquisa. Para isso, em termos metodológicos, lançamos mão de levantamento de literatura, análise de documentos e entrevistas. Destaca-se autilização de manifestações de Bernardete Gatti, uma das protagonistas envolvidas na organização e implementação do “Programa de Intercâmbio” e figura de proa na pesquisa educacional brasileira. Em linhas gerais, a pesquisa permite afirmar que, do mix dessas experiências pedagógicas e exigências formais, foi/vai se criando uma cultura de grupo/rede de pesquisa com potencial de passar da indução à práxis incorporada
id UNEB-3_44e11fc85d464bb7112d56c67b008e37
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/18700
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivasGrupo/rede de PesquisaPós-graduação e PesquisaCAPES/PrIntNeste artigo tem-se como objetivo resgatar alguns aspectos dos passos iniciais da organização daquilo que é considerado o embrião da passagem da pesquisa individual para a pesquisa de grupos, em direção às atuais redes de pesquisa, tendo no “Programa Institucional de Internacionalização” (CAPES/PrInt) a sua iniciativa atual mais vistosa. O foco inicialmente são os “Centros Regionais de Pesquisas Educacionais (CRPEs)” (1950-1960) e o “Programa de Intercâmbios” (1981-1992), iniciativas induzidas por políticas públicas. Num segundo momento apresentamos oCAPES/PrInt, como a política atual mais expressiva da passagem do grupo para as redes de pesquisa. Para isso, em termos metodológicos, lançamos mão de levantamento de literatura, análise de documentos e entrevistas. Destaca-se autilização de manifestações de Bernardete Gatti, uma das protagonistas envolvidas na organização e implementação do “Programa de Intercâmbio” e figura de proa na pesquisa educacional brasileira. Em linhas gerais, a pesquisa permite afirmar que, do mix dessas experiências pedagógicas e exigências formais, foi/vai se criando uma cultura de grupo/rede de pesquisa com potencial de passar da indução à práxis incorporadaUNEB2024-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1870010.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p74-90Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 33 n. 73 (2024): Internacionalização da Educação; 74-902358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v33.n73reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18700/13318Copyright (c) 2024 Lucídio Bianchetti, Lara Carlette Thiengohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Bianchetti, LucídioThiengo, Lara Carlette2024-04-09T14:13:34Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/18700Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2024-04-09T14:13:34Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas
title Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas
spellingShingle Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas
Bianchetti, Lucídio
Grupo/rede de Pesquisa
Pós-graduação e Pesquisa
CAPES/PrInt
title_short Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas
title_full Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas
title_fullStr Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas
title_full_unstemmed Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas
title_sort Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas
author Bianchetti, Lucídio
author_facet Bianchetti, Lucídio
Thiengo, Lara Carlette
author_role author
author2 Thiengo, Lara Carlette
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchetti, Lucídio
Thiengo, Lara Carlette
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo/rede de Pesquisa
Pós-graduação e Pesquisa
CAPES/PrInt
topic Grupo/rede de Pesquisa
Pós-graduação e Pesquisa
CAPES/PrInt
description Neste artigo tem-se como objetivo resgatar alguns aspectos dos passos iniciais da organização daquilo que é considerado o embrião da passagem da pesquisa individual para a pesquisa de grupos, em direção às atuais redes de pesquisa, tendo no “Programa Institucional de Internacionalização” (CAPES/PrInt) a sua iniciativa atual mais vistosa. O foco inicialmente são os “Centros Regionais de Pesquisas Educacionais (CRPEs)” (1950-1960) e o “Programa de Intercâmbios” (1981-1992), iniciativas induzidas por políticas públicas. Num segundo momento apresentamos oCAPES/PrInt, como a política atual mais expressiva da passagem do grupo para as redes de pesquisa. Para isso, em termos metodológicos, lançamos mão de levantamento de literatura, análise de documentos e entrevistas. Destaca-se autilização de manifestações de Bernardete Gatti, uma das protagonistas envolvidas na organização e implementação do “Programa de Intercâmbio” e figura de proa na pesquisa educacional brasileira. Em linhas gerais, a pesquisa permite afirmar que, do mix dessas experiências pedagógicas e exigências formais, foi/vai se criando uma cultura de grupo/rede de pesquisa com potencial de passar da indução à práxis incorporada
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18700
10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p74-90
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18700
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p74-90
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18700/13318
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Lucídio Bianchetti, Lara Carlette Thiengo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Lucídio Bianchetti, Lara Carlette Thiengo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 33 n. 73 (2024): Internacionalização da Educação; 74-90
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v33.n73
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955427119104