Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18700 |
Resumo: | Neste artigo tem-se como objetivo resgatar alguns aspectos dos passos iniciais da organização daquilo que é considerado o embrião da passagem da pesquisa individual para a pesquisa de grupos, em direção às atuais redes de pesquisa, tendo no “Programa Institucional de Internacionalização” (CAPES/PrInt) a sua iniciativa atual mais vistosa. O foco inicialmente são os “Centros Regionais de Pesquisas Educacionais (CRPEs)” (1950-1960) e o “Programa de Intercâmbios” (1981-1992), iniciativas induzidas por políticas públicas. Num segundo momento apresentamos oCAPES/PrInt, como a política atual mais expressiva da passagem do grupo para as redes de pesquisa. Para isso, em termos metodológicos, lançamos mão de levantamento de literatura, análise de documentos e entrevistas. Destaca-se autilização de manifestações de Bernardete Gatti, uma das protagonistas envolvidas na organização e implementação do “Programa de Intercâmbio” e figura de proa na pesquisa educacional brasileira. Em linhas gerais, a pesquisa permite afirmar que, do mix dessas experiências pedagógicas e exigências formais, foi/vai se criando uma cultura de grupo/rede de pesquisa com potencial de passar da indução à práxis incorporada |
id |
UNEB-3_44e11fc85d464bb7112d56c67b008e37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/18700 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivasGrupo/rede de PesquisaPós-graduação e PesquisaCAPES/PrIntNeste artigo tem-se como objetivo resgatar alguns aspectos dos passos iniciais da organização daquilo que é considerado o embrião da passagem da pesquisa individual para a pesquisa de grupos, em direção às atuais redes de pesquisa, tendo no “Programa Institucional de Internacionalização” (CAPES/PrInt) a sua iniciativa atual mais vistosa. O foco inicialmente são os “Centros Regionais de Pesquisas Educacionais (CRPEs)” (1950-1960) e o “Programa de Intercâmbios” (1981-1992), iniciativas induzidas por políticas públicas. Num segundo momento apresentamos oCAPES/PrInt, como a política atual mais expressiva da passagem do grupo para as redes de pesquisa. Para isso, em termos metodológicos, lançamos mão de levantamento de literatura, análise de documentos e entrevistas. Destaca-se autilização de manifestações de Bernardete Gatti, uma das protagonistas envolvidas na organização e implementação do “Programa de Intercâmbio” e figura de proa na pesquisa educacional brasileira. Em linhas gerais, a pesquisa permite afirmar que, do mix dessas experiências pedagógicas e exigências formais, foi/vai se criando uma cultura de grupo/rede de pesquisa com potencial de passar da indução à práxis incorporadaUNEB2024-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1870010.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p74-90Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 33 n. 73 (2024): Internacionalização da Educação; 74-902358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v33.n73reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18700/13318Copyright (c) 2024 Lucídio Bianchetti, Lara Carlette Thiengohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Bianchetti, LucídioThiengo, Lara Carlette2024-04-09T14:13:34Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/18700Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2024-04-09T14:13:34Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas |
title |
Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas |
spellingShingle |
Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas Bianchetti, Lucídio Grupo/rede de Pesquisa Pós-graduação e Pesquisa CAPES/PrInt |
title_short |
Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas |
title_full |
Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas |
title_fullStr |
Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas |
title_sort |
Pesquisa em Educação: do Indivíduo ao grupo/rede internacional. Apontamentos sobre origens e perspectivas |
author |
Bianchetti, Lucídio |
author_facet |
Bianchetti, Lucídio Thiengo, Lara Carlette |
author_role |
author |
author2 |
Thiengo, Lara Carlette |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchetti, Lucídio Thiengo, Lara Carlette |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupo/rede de Pesquisa Pós-graduação e Pesquisa CAPES/PrInt |
topic |
Grupo/rede de Pesquisa Pós-graduação e Pesquisa CAPES/PrInt |
description |
Neste artigo tem-se como objetivo resgatar alguns aspectos dos passos iniciais da organização daquilo que é considerado o embrião da passagem da pesquisa individual para a pesquisa de grupos, em direção às atuais redes de pesquisa, tendo no “Programa Institucional de Internacionalização” (CAPES/PrInt) a sua iniciativa atual mais vistosa. O foco inicialmente são os “Centros Regionais de Pesquisas Educacionais (CRPEs)” (1950-1960) e o “Programa de Intercâmbios” (1981-1992), iniciativas induzidas por políticas públicas. Num segundo momento apresentamos oCAPES/PrInt, como a política atual mais expressiva da passagem do grupo para as redes de pesquisa. Para isso, em termos metodológicos, lançamos mão de levantamento de literatura, análise de documentos e entrevistas. Destaca-se autilização de manifestações de Bernardete Gatti, uma das protagonistas envolvidas na organização e implementação do “Programa de Intercâmbio” e figura de proa na pesquisa educacional brasileira. Em linhas gerais, a pesquisa permite afirmar que, do mix dessas experiências pedagógicas e exigências formais, foi/vai se criando uma cultura de grupo/rede de pesquisa com potencial de passar da indução à práxis incorporada |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18700 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p74-90 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18700 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p74-90 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18700/13318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Lucídio Bianchetti, Lara Carlette Thiengo http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Lucídio Bianchetti, Lara Carlette Thiengo http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 33 n. 73 (2024): Internacionalização da Educação; 74-90 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v33.n73 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955427119104 |