A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7569 |
Resumo: | Este artigo focaliza estudo sobre projeto de um grupo artístico com o intuito de ampliar as possibilidades da prática pedagógica do ensino de Música na articulação entre as diferentes linguagens do Ensino de Arte para o Ensino Médio. A problemática permeia o ensino de Música e a articulação das áreas do Ensino de Arte na educação básica, com o enfoque no Ensino Médio. O objetivo do estudo é compreender as possibilidades do ensino de Música articulado com as demais linguagens da área de arte no Ensino Médio. A metodologia considera os pressupostos da pesquisa-ensino de Martins (2016) e os indicativos sobre análise de conteúdo de Bardin (2007) para aprofundamento das discussões. Sobre o Ensino de Arte, toma como aportes teóricos Barbosa (2002) e Subtil (2011). Em relação ao ensino de Música, embasa-se em Penna (2006), Sobreira (2012) e Swanwick (2003, 2007), e no que se refere à mediação cultural, utiliza-se Barbosa (2009) e Tourinho (2009). Nos resultados, além de situar o ambiente educacional onde é realizado o projeto, aponta as etapas de desenvolvimento e a percepção dos participantes em relação às propostas pedagógicas musicais e artísticas efetivadas |
id |
UNEB-3_50064b99864633f2ebe8e3afef009096 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7569 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTEEnsino de músicaEnsino de arteArticulação entre música e ensino de arteProjeto de extensão de músicaArtes integradasEste artigo focaliza estudo sobre projeto de um grupo artístico com o intuito de ampliar as possibilidades da prática pedagógica do ensino de Música na articulação entre as diferentes linguagens do Ensino de Arte para o Ensino Médio. A problemática permeia o ensino de Música e a articulação das áreas do Ensino de Arte na educação básica, com o enfoque no Ensino Médio. O objetivo do estudo é compreender as possibilidades do ensino de Música articulado com as demais linguagens da área de arte no Ensino Médio. A metodologia considera os pressupostos da pesquisa-ensino de Martins (2016) e os indicativos sobre análise de conteúdo de Bardin (2007) para aprofundamento das discussões. Sobre o Ensino de Arte, toma como aportes teóricos Barbosa (2002) e Subtil (2011). Em relação ao ensino de Música, embasa-se em Penna (2006), Sobreira (2012) e Swanwick (2003, 2007), e no que se refere à mediação cultural, utiliza-se Barbosa (2009) e Tourinho (2009). Nos resultados, além de situar o ambiente educacional onde é realizado o projeto, aponta as etapas de desenvolvimento e a percepção dos participantes em relação às propostas pedagógicas musicais e artísticas efetivadasUNEB2019-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/756910.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p111-122Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 48 (2017): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 111-1222358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v26.n48reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7569/4916Copyright (c) 2019 Cristine Roberta Piassetta Xavier, Joana Paulin Romanowskiinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Cristine Roberta PiassettaRomanowski, Joana Paulin2023-04-18T00:37:42Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7569Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:37:42Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE |
title |
A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE |
spellingShingle |
A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE Xavier, Cristine Roberta Piassetta Ensino de música Ensino de arte Articulação entre música e ensino de arte Projeto de extensão de música Artes integradas |
title_short |
A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE |
title_full |
A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE |
title_fullStr |
A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE |
title_full_unstemmed |
A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE |
title_sort |
A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE |
author |
Xavier, Cristine Roberta Piassetta |
author_facet |
Xavier, Cristine Roberta Piassetta Romanowski, Joana Paulin |
author_role |
author |
author2 |
Romanowski, Joana Paulin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Cristine Roberta Piassetta Romanowski, Joana Paulin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música Ensino de arte Articulação entre música e ensino de arte Projeto de extensão de música Artes integradas |
topic |
Ensino de música Ensino de arte Articulação entre música e ensino de arte Projeto de extensão de música Artes integradas |
description |
Este artigo focaliza estudo sobre projeto de um grupo artístico com o intuito de ampliar as possibilidades da prática pedagógica do ensino de Música na articulação entre as diferentes linguagens do Ensino de Arte para o Ensino Médio. A problemática permeia o ensino de Música e a articulação das áreas do Ensino de Arte na educação básica, com o enfoque no Ensino Médio. O objetivo do estudo é compreender as possibilidades do ensino de Música articulado com as demais linguagens da área de arte no Ensino Médio. A metodologia considera os pressupostos da pesquisa-ensino de Martins (2016) e os indicativos sobre análise de conteúdo de Bardin (2007) para aprofundamento das discussões. Sobre o Ensino de Arte, toma como aportes teóricos Barbosa (2002) e Subtil (2011). Em relação ao ensino de Música, embasa-se em Penna (2006), Sobreira (2012) e Swanwick (2003, 2007), e no que se refere à mediação cultural, utiliza-se Barbosa (2009) e Tourinho (2009). Nos resultados, além de situar o ambiente educacional onde é realizado o projeto, aponta as etapas de desenvolvimento e a percepção dos participantes em relação às propostas pedagógicas musicais e artísticas efetivadas |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7569 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p111-122 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7569 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p111-122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7569/4916 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cristine Roberta Piassetta Xavier, Joana Paulin Romanowski info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cristine Roberta Piassetta Xavier, Joana Paulin Romanowski |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 48 (2017): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 111-122 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1788355180996067328 |