A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Cristine Roberta Piassetta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Romanowski, Joana Paulin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7569
Resumo: Este artigo focaliza estudo sobre projeto de um grupo artístico com o intuito de ampliar as possibilidades da prática pedagógica do ensino de Música na articulação entre as diferentes linguagens do Ensino de Arte para o Ensino Médio. A problemática permeia o ensino de Música e a articulação das áreas do Ensino de Arte na educação básica, com o enfoque no Ensino Médio. O objetivo do estudo é compreender as possibilidades do ensino de Música articulado com as demais linguagens da área de arte no Ensino Médio. A metodologia considera os pressupostos da pesquisa-ensino de Martins (2016) e os indicativos sobre análise de conteúdo de Bardin (2007) para aprofundamento das discussões. Sobre o Ensino de Arte, toma como aportes teóricos Barbosa (2002) e Subtil (2011). Em relação ao ensino de Música, embasa-se em Penna (2006), Sobreira (2012) e Swanwick (2003, 2007), e no que se refere à mediação cultural, utiliza-se Barbosa (2009) e Tourinho (2009). Nos resultados, além de situar o ambiente educacional onde é realizado o projeto, aponta as etapas de desenvolvimento e a percepção dos participantes em relação às propostas pedagógicas musicais e artísticas efetivadas
id UNEB-3_50064b99864633f2ebe8e3afef009096
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7569
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTEEnsino de músicaEnsino de arteArticulação entre música e ensino de arteProjeto de extensão de músicaArtes integradasEste artigo focaliza estudo sobre projeto de um grupo artístico com o intuito de ampliar as possibilidades da prática pedagógica do ensino de Música na articulação entre as diferentes linguagens do Ensino de Arte para o Ensino Médio. A problemática permeia o ensino de Música e a articulação das áreas do Ensino de Arte na educação básica, com o enfoque no Ensino Médio. O objetivo do estudo é compreender as possibilidades do ensino de Música articulado com as demais linguagens da área de arte no Ensino Médio. A metodologia considera os pressupostos da pesquisa-ensino de Martins (2016) e os indicativos sobre análise de conteúdo de Bardin (2007) para aprofundamento das discussões. Sobre o Ensino de Arte, toma como aportes teóricos Barbosa (2002) e Subtil (2011). Em relação ao ensino de Música, embasa-se em Penna (2006), Sobreira (2012) e Swanwick (2003, 2007), e no que se refere à mediação cultural, utiliza-se Barbosa (2009) e Tourinho (2009). Nos resultados, além de situar o ambiente educacional onde é realizado o projeto, aponta as etapas de desenvolvimento e a percepção dos participantes em relação às propostas pedagógicas musicais e artísticas efetivadasUNEB2019-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/756910.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p111-122Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 48 (2017): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 111-1222358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v26.n48reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7569/4916Copyright (c) 2019 Cristine Roberta Piassetta Xavier, Joana Paulin Romanowskiinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Cristine Roberta PiassettaRomanowski, Joana Paulin2023-04-18T00:37:42Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7569Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:37:42Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE
title A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE
spellingShingle A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE
Xavier, Cristine Roberta Piassetta
Ensino de música
Ensino de arte
Articulação entre música e ensino de arte
Projeto de extensão de música
Artes integradas
title_short A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE
title_full A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE
title_fullStr A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE
title_full_unstemmed A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE
title_sort A MÚSICA E A ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES LINGUAGENS DO ENSINO DE ARTE
author Xavier, Cristine Roberta Piassetta
author_facet Xavier, Cristine Roberta Piassetta
Romanowski, Joana Paulin
author_role author
author2 Romanowski, Joana Paulin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Cristine Roberta Piassetta
Romanowski, Joana Paulin
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Ensino de arte
Articulação entre música e ensino de arte
Projeto de extensão de música
Artes integradas
topic Ensino de música
Ensino de arte
Articulação entre música e ensino de arte
Projeto de extensão de música
Artes integradas
description Este artigo focaliza estudo sobre projeto de um grupo artístico com o intuito de ampliar as possibilidades da prática pedagógica do ensino de Música na articulação entre as diferentes linguagens do Ensino de Arte para o Ensino Médio. A problemática permeia o ensino de Música e a articulação das áreas do Ensino de Arte na educação básica, com o enfoque no Ensino Médio. O objetivo do estudo é compreender as possibilidades do ensino de Música articulado com as demais linguagens da área de arte no Ensino Médio. A metodologia considera os pressupostos da pesquisa-ensino de Martins (2016) e os indicativos sobre análise de conteúdo de Bardin (2007) para aprofundamento das discussões. Sobre o Ensino de Arte, toma como aportes teóricos Barbosa (2002) e Subtil (2011). Em relação ao ensino de Música, embasa-se em Penna (2006), Sobreira (2012) e Swanwick (2003, 2007), e no que se refere à mediação cultural, utiliza-se Barbosa (2009) e Tourinho (2009). Nos resultados, além de situar o ambiente educacional onde é realizado o projeto, aponta as etapas de desenvolvimento e a percepção dos participantes em relação às propostas pedagógicas musicais e artísticas efetivadas
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7569
10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p111-122
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7569
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p111-122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7569/4916
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cristine Roberta Piassetta Xavier, Joana Paulin Romanowski
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cristine Roberta Piassetta Xavier, Joana Paulin Romanowski
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 48 (2017): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 111-122
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1788355180996067328