A linguagem da música para o aluno surdo no ensino da arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/4665 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciatura no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. |
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Lídio, Michele Alves DiasBaumer, Édina ReginaUniversidade do Extremo Sul Catarinense2016-12-21T11:38:04Z2016-12-21T11:38:04Z2014-12http://repositorio.unesc.net/handle/1/4665Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciatura no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.A linguagem da música para o aluno surdo no ensino da Arte é uma pesquisa básica, bibliográfica e descritiva, seguindo a linha de pesquisa Educação e Arte do Curso de Artes Visuais - Licenciatura (UNESC). Traz como problema a seguinte questão: partindo da lei 11.769/2008 que trata da obrigatoriedade do ensino de música nas aulas de artes, quais as possibilidades e metodologias que os professores de artes do ensino regular utilizam para propiciar o contato dessa linguagem aos alunos surdos? O objetivo geral da pesquisa define-se então em analisar nas bibliografias as possibilidades de metodologias para trabalhar com a música com aluno surdo. E como objetivos específicos: relatar quais as metodologias que os professores de Artes estão desenvolvendo para levar a música aos alunos surdos; se existem materiais adaptados para essas metodologias e quais são alguns resultados. Através das pesquisas feitas em livros e artigos encontrados em sites, trago como fundamentação teórica os autores: Carvalho; Tureck, (2006), Gomes, (1984), Ferreira (2007) e Redondo (2001), assim também como os relatos de Quixaba (2006), Silva (2008) e Sampaio (2006). A pesquisa revelou que existem diversas metodologias possíveis e que, seja através da alfabetização em LIBRAS, teatro, dança e/ou música, o importante é que os alunos surdos possam usufruir do que é direito deles. Concluí-se que, para que o professor possa disponibilizar suas práticas, é preciso que um alicerce bibliográfico seja (re) construído, afim de sanar as dificuldades de se entender e aprender como se trabalha música com o aluno surdo, que está sendo inserido nas escolas de ensino regular. 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