LA EDUCACIÓN MEDIATIZADA. DISTANCIAS Y APROXIMACIONES CONCEPTUALES EN LAS METODOLOGÍAS DE MEDIATIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marín Ossa, Diego Leandro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12092
Resumo: Este artigo descreve o progresso de uma investigação iniciada em 2013, com o grupo de pesquisa EduMedia-3, da Escola de Espanhol e Comunicação Audiovisual da Universidade Tecnológica de Pereira, com o nome de Educación Mediatizada (Educação Midiática). O autor apresenta algumas abordagens conceituais cujas contribuições são orientadas para problematizar as metodologias utilizadas por professores e alunos na narrativa e estadiamento do conhecimento, na produção de textos e discursos dos saberes que são aprendidos e transmitidos na educação formal, não-formal e informal, e na educação presencial e a distância. Primeiro é abordada a essência da educação midiática; em seguida é problematizado o conceito de produção midiática em relação aos meios de comunicação e das TIC; depois são apresentadas algumas ideias de autores que abordam o conceito de diferentes ângulos. Em seguidasão definidas as diferenças entre mediado e mediar, e, posteriormente, são apresentados os avanços relacionados com as ideias de mediadores, mídia e mediação, especialmente a mediação pedagógica no contexto da educação midiática. E, finalmente, é descrito qual é o foco de investigação de EduMedia-3, bem como a metodologia de pesquisa, que inicialmente envolveu um estudo teórico, sistematização de informações em um arquivo de documento, a encenação de uma história como pretexto para explorar a aprendizagem pela descoberta, e registro de resultados através de documentos em cada sessão, fotografias, vídeos, programas de rádio e de sites para espalhar alguns progressos, o que resultou em palestras, trabalhos de graduação e no presente artigo.
id UNEB-3_5a19137ff30382b3cc3490127f83ebe4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12092
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling LA EDUCACIÓN MEDIATIZADA. DISTANCIAS Y APROXIMACIONES CONCEPTUALES EN LAS METODOLOGÍAS DE MEDIATIZACIÓN DEL CONOCIMIENTOEducação midiática. Mediadores. Mídia. Mediação pedagógicaEste artigo descreve o progresso de uma investigação iniciada em 2013, com o grupo de pesquisa EduMedia-3, da Escola de Espanhol e Comunicação Audiovisual da Universidade Tecnológica de Pereira, com o nome de Educación Mediatizada (Educação Midiática). O autor apresenta algumas abordagens conceituais cujas contribuições são orientadas para problematizar as metodologias utilizadas por professores e alunos na narrativa e estadiamento do conhecimento, na produção de textos e discursos dos saberes que são aprendidos e transmitidos na educação formal, não-formal e informal, e na educação presencial e a distância. Primeiro é abordada a essência da educação midiática; em seguida é problematizado o conceito de produção midiática em relação aos meios de comunicação e das TIC; depois são apresentadas algumas ideias de autores que abordam o conceito de diferentes ângulos. Em seguidasão definidas as diferenças entre mediado e mediar, e, posteriormente, são apresentados os avanços relacionados com as ideias de mediadores, mídia e mediação, especialmente a mediação pedagógica no contexto da educação midiática. E, finalmente, é descrito qual é o foco de investigação de EduMedia-3, bem como a metodologia de pesquisa, que inicialmente envolveu um estudo teórico, sistematização de informações em um arquivo de documento, a encenação de uma história como pretexto para explorar a aprendizagem pela descoberta, e registro de resultados através de documentos em cada sessão, fotografias, vídeos, programas de rádio e de sites para espalhar alguns progressos, o que resultou em palestras, trabalhos de graduação e no presente artigo.UNEB2015-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1209210.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p41-53Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 44 (2015): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 41-532358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v24.n44reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12092/8111 Marín Ossa, Diego Leandroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:08:47Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12092Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:08:47Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv LA EDUCACIÓN MEDIATIZADA. DISTANCIAS Y APROXIMACIONES CONCEPTUALES EN LAS METODOLOGÍAS DE MEDIATIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO
title LA EDUCACIÓN MEDIATIZADA. DISTANCIAS Y APROXIMACIONES CONCEPTUALES EN LAS METODOLOGÍAS DE MEDIATIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO
spellingShingle LA EDUCACIÓN MEDIATIZADA. DISTANCIAS Y APROXIMACIONES CONCEPTUALES EN LAS METODOLOGÍAS DE MEDIATIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO
Marín Ossa, Diego Leandro
Educação midiática. Mediadores. Mídia. Mediação pedagógica
title_short LA EDUCACIÓN MEDIATIZADA. DISTANCIAS Y APROXIMACIONES CONCEPTUALES EN LAS METODOLOGÍAS DE MEDIATIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO
title_full LA EDUCACIÓN MEDIATIZADA. DISTANCIAS Y APROXIMACIONES CONCEPTUALES EN LAS METODOLOGÍAS DE MEDIATIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO
title_fullStr LA EDUCACIÓN MEDIATIZADA. DISTANCIAS Y APROXIMACIONES CONCEPTUALES EN LAS METODOLOGÍAS DE MEDIATIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO
title_full_unstemmed LA EDUCACIÓN MEDIATIZADA. DISTANCIAS Y APROXIMACIONES CONCEPTUALES EN LAS METODOLOGÍAS DE MEDIATIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO
title_sort LA EDUCACIÓN MEDIATIZADA. DISTANCIAS Y APROXIMACIONES CONCEPTUALES EN LAS METODOLOGÍAS DE MEDIATIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO
author Marín Ossa, Diego Leandro
author_facet Marín Ossa, Diego Leandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marín Ossa, Diego Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação midiática. Mediadores. Mídia. Mediação pedagógica
topic Educação midiática. Mediadores. Mídia. Mediação pedagógica
description Este artigo descreve o progresso de uma investigação iniciada em 2013, com o grupo de pesquisa EduMedia-3, da Escola de Espanhol e Comunicação Audiovisual da Universidade Tecnológica de Pereira, com o nome de Educación Mediatizada (Educação Midiática). O autor apresenta algumas abordagens conceituais cujas contribuições são orientadas para problematizar as metodologias utilizadas por professores e alunos na narrativa e estadiamento do conhecimento, na produção de textos e discursos dos saberes que são aprendidos e transmitidos na educação formal, não-formal e informal, e na educação presencial e a distância. Primeiro é abordada a essência da educação midiática; em seguida é problematizado o conceito de produção midiática em relação aos meios de comunicação e das TIC; depois são apresentadas algumas ideias de autores que abordam o conceito de diferentes ângulos. Em seguidasão definidas as diferenças entre mediado e mediar, e, posteriormente, são apresentados os avanços relacionados com as ideias de mediadores, mídia e mediação, especialmente a mediação pedagógica no contexto da educação midiática. E, finalmente, é descrito qual é o foco de investigação de EduMedia-3, bem como a metodologia de pesquisa, que inicialmente envolveu um estudo teórico, sistematização de informações em um arquivo de documento, a encenação de uma história como pretexto para explorar a aprendizagem pela descoberta, e registro de resultados através de documentos em cada sessão, fotografias, vídeos, programas de rádio e de sites para espalhar alguns progressos, o que resultou em palestras, trabalhos de graduação e no presente artigo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12092
10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p41-53
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12092
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p41-53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12092/8111
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 44 (2015): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 41-53
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v24.n44
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957999276032