EDITORIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/446 |
Resumo: | Martin Heidegger elabora uma categoria fundamental para seu pensamento:o cuidado. No âmbito da relação consigo próprio, a escrita aparece como cuidado estruturante na formação da subjetividade. A escrita é compreendida,dessa forma, como um dos eixos centrais em torno do qual gira a percepção e reflexão sobre si mesmo. O acesso à leitura e à escrita determina uma maneira singular de estar no mundo. Michel Foucault, recorrendo a Sêneca, afirma que“a leitura deve ser uma defesa contra a pobreza, a morte e outros flagelos”.Este número trata da reflexão sobre o cuidado com dois temas fundamentais no campo da Educação: a aprendizagem da leitura e da escrita de Jovens e Adultos e a formação docente.A publicação deste número 37 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade,centrada na temática da Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores, marca uma significativa conquista para todos aqueles envolvidos com sua história, que foi a obtenção da classificação A2 pelo programa de avaliação de periódicos Qualis da CAPES, ratificando o papel deste periódico na produção, gestão, distribuição e divulgação de conhecimentos científicos,na área educacional, no Brasil.A temática a que se dedica este número entra em cena no momento em que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) alcança maior visibilidade no cenário nacional e internacional. Os 33 encontros preparatórios para a IV ConferênciaInternacional de Educação de Adultos (CONFITEA) tiveram papel importantepara ampliar o debate em EJA e compartilhar as ações e experiências que ocorriamnos vários estados do Brasil. A CONFITEA, ocorrida em dezembro de2009, na cidade de Belém, no Brasil, contou com a participação de 156 estadosmembros da UNESCO. Foi a primeira vez que um país da América do Sulsediava um encontro desse porte. Os desdobramentos dessa conferência repercutiramno XII ENEJA (Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos),promovido em Salvador, Bahia, em 2011, com o propósito de refletir sobre aEJA no cenário nacional e local. Intencionava-se, nesse contexto, identificaravanços, desafios e estratégias de luta, caminhando-se para a reconfiguraçãodo campo da EJA na Educação Popular.Este número resgata e divulga a experiência em EJA da UNEB, principalmente a do Departamento de Educação–Campus I, assim como a de outros departamentos. Experiência essa que se configurou como um marco consolidado nessa área, na Bahia, ao propor e desenvolver, de 1998 a 2003, um cursode especialização em Educação de Jovens e Adultos em duas cidades baianas,Salvador e Juazeiro.Esta edição faz ainda uma homenagem ao grande educador Paulo Freire,ao publicar um artigo de um dos mais eminentes colaboradores e parceiros de sua proposta educativa libertadora, o Prof. Ramón Flecha, da Universidade de Barcelona, na Espanha, além de destacar a palestra do Prof. Bernard Charlot, um dos grandes pensadores da atualidade, sobre a relação entre os saberes e aformação docente. |
id |
UNEB-3_65225eb1eb7b5d881fd1bf6d386f4759 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/446 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDITORIALMartin Heidegger elabora uma categoria fundamental para seu pensamento:o cuidado. No âmbito da relação consigo próprio, a escrita aparece como cuidado estruturante na formação da subjetividade. A escrita é compreendida,dessa forma, como um dos eixos centrais em torno do qual gira a percepção e reflexão sobre si mesmo. O acesso à leitura e à escrita determina uma maneira singular de estar no mundo. Michel Foucault, recorrendo a Sêneca, afirma que“a leitura deve ser uma defesa contra a pobreza, a morte e outros flagelos”.Este número trata da reflexão sobre o cuidado com dois temas fundamentais no campo da Educação: a aprendizagem da leitura e da escrita de Jovens e Adultos e a formação docente.A publicação deste número 37 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade,centrada na temática da Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores, marca uma significativa conquista para todos aqueles envolvidos com sua história, que foi a obtenção da classificação A2 pelo programa de avaliação de periódicos Qualis da CAPES, ratificando o papel deste periódico na produção, gestão, distribuição e divulgação de conhecimentos científicos,na área educacional, no Brasil.A temática a que se dedica este número entra em cena no momento em que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) alcança maior visibilidade no cenário nacional e internacional. Os 33 encontros preparatórios para a IV ConferênciaInternacional de Educação de Adultos (CONFITEA) tiveram papel importantepara ampliar o debate em EJA e compartilhar as ações e experiências que ocorriamnos vários estados do Brasil. A CONFITEA, ocorrida em dezembro de2009, na cidade de Belém, no Brasil, contou com a participação de 156 estadosmembros da UNESCO. Foi a primeira vez que um país da América do Sulsediava um encontro desse porte. Os desdobramentos dessa conferência repercutiramno XII ENEJA (Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos),promovido em Salvador, Bahia, em 2011, com o propósito de refletir sobre aEJA no cenário nacional e local. Intencionava-se, nesse contexto, identificaravanços, desafios e estratégias de luta, caminhando-se para a reconfiguraçãodo campo da EJA na Educação Popular.Este número resgata e divulga a experiência em EJA da UNEB, principalmente a do Departamento de Educação–Campus I, assim como a de outros departamentos. Experiência essa que se configurou como um marco consolidado nessa área, na Bahia, ao propor e desenvolver, de 1998 a 2003, um cursode especialização em Educação de Jovens e Adultos em duas cidades baianas,Salvador e Juazeiro.Esta edição faz ainda uma homenagem ao grande educador Paulo Freire,ao publicar um artigo de um dos mais eminentes colaboradores e parceiros de sua proposta educativa libertadora, o Prof. Ramón Flecha, da Universidade de Barcelona, na Espanha, além de destacar a palestra do Prof. Bernard Charlot, um dos grandes pensadores da atualidade, sobre a relação entre os saberes e aformação docente.UNEB2013-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/44610.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v21.n37reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/446/391Fornari, Liége Maria SitjaDantas, Tânia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:13:49Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/446Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:13:49Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDITORIAL |
title |
EDITORIAL |
spellingShingle |
EDITORIAL Fornari, Liége Maria Sitja |
title_short |
EDITORIAL |
title_full |
EDITORIAL |
title_fullStr |
EDITORIAL |
title_full_unstemmed |
EDITORIAL |
title_sort |
EDITORIAL |
author |
Fornari, Liége Maria Sitja |
author_facet |
Fornari, Liége Maria Sitja Dantas, Tânia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Tânia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fornari, Liége Maria Sitja Dantas, Tânia Regina |
description |
Martin Heidegger elabora uma categoria fundamental para seu pensamento:o cuidado. No âmbito da relação consigo próprio, a escrita aparece como cuidado estruturante na formação da subjetividade. A escrita é compreendida,dessa forma, como um dos eixos centrais em torno do qual gira a percepção e reflexão sobre si mesmo. O acesso à leitura e à escrita determina uma maneira singular de estar no mundo. Michel Foucault, recorrendo a Sêneca, afirma que“a leitura deve ser uma defesa contra a pobreza, a morte e outros flagelos”.Este número trata da reflexão sobre o cuidado com dois temas fundamentais no campo da Educação: a aprendizagem da leitura e da escrita de Jovens e Adultos e a formação docente.A publicação deste número 37 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade,centrada na temática da Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores, marca uma significativa conquista para todos aqueles envolvidos com sua história, que foi a obtenção da classificação A2 pelo programa de avaliação de periódicos Qualis da CAPES, ratificando o papel deste periódico na produção, gestão, distribuição e divulgação de conhecimentos científicos,na área educacional, no Brasil.A temática a que se dedica este número entra em cena no momento em que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) alcança maior visibilidade no cenário nacional e internacional. Os 33 encontros preparatórios para a IV ConferênciaInternacional de Educação de Adultos (CONFITEA) tiveram papel importantepara ampliar o debate em EJA e compartilhar as ações e experiências que ocorriamnos vários estados do Brasil. A CONFITEA, ocorrida em dezembro de2009, na cidade de Belém, no Brasil, contou com a participação de 156 estadosmembros da UNESCO. Foi a primeira vez que um país da América do Sulsediava um encontro desse porte. Os desdobramentos dessa conferência repercutiramno XII ENEJA (Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos),promovido em Salvador, Bahia, em 2011, com o propósito de refletir sobre aEJA no cenário nacional e local. Intencionava-se, nesse contexto, identificaravanços, desafios e estratégias de luta, caminhando-se para a reconfiguraçãodo campo da EJA na Educação Popular.Este número resgata e divulga a experiência em EJA da UNEB, principalmente a do Departamento de Educação–Campus I, assim como a de outros departamentos. Experiência essa que se configurou como um marco consolidado nessa área, na Bahia, ao propor e desenvolver, de 1998 a 2003, um cursode especialização em Educação de Jovens e Adultos em duas cidades baianas,Salvador e Juazeiro.Esta edição faz ainda uma homenagem ao grande educador Paulo Freire,ao publicar um artigo de um dos mais eminentes colaboradores e parceiros de sua proposta educativa libertadora, o Prof. Ramón Flecha, da Universidade de Barcelona, na Espanha, além de destacar a palestra do Prof. Bernard Charlot, um dos grandes pensadores da atualidade, sobre a relação entre os saberes e aformação docente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/446 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/446 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/446/391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v21.n37 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955855986688 |