Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14930 |
Resumo: | Este artigo objetiva problematizar a expressividade da fotografia como acontecimento formativo que parte do vivido e da abertura para que se manifeste o criativo. A reflexão aqui desenvolvida se articula a partir de linhas de convergência entre dois campos do conhecimento: Educação e Filosofia, recorrendo-se à abordagem da metodologia fenomenológica para indicar as variações da experiência na jurisdição da imanência. No discurso epistemológico predominante, somos movidos pelo racional, pelo cognitivo, e desvalorizamos as sensações e emoções como vias de acesso ao conhecimento, que são tão legítimas quanto a dimensão racional. Trata-se, pois, de explorar as dimensões criativas e fronteiriças da cognição e da imagem como possibilidades de outros modos de sentir e pensar.Palavras-chave: Acontecimento formativo. Fotografia. Educação. Fenomenologia.Expressive folds in teaching: photography as an eventABSTRACTThis article aims to problematize the expressiveness of photography as a formative event that starts from the experience and the opening for the creative to manifest itself. The reflection developed here is articulated based on lines of convergence between two fields of knowledge: Education and Philosophy, using the phenomenological methodology approach to indicate variations in experience in the jurisdiction of immanence. In the predominant epistemological discourse, we are moved by the rational, by the cognitive, and we devalue sensations and emotions as ways of accessing knowledge, which are as legitimate as the rational dimension. It is, therefore, about exploring the creative and frontier dimensions of cognition and image as possibilities for other ways of feeling and thinkingKeywords: Formative happening. Photography. Education. Phenomenology.Pliegues expresivos en la enseñanza: la fotografía como un eventoRESUMENEste artículo tiene como objetivo problematizar la expresividad de la fotografía como un evento formativo que parte de la experiencia y la apertura para que lo creativo se manifieste. La reflexión desarrollada aquí se articula en base a líneas de convergencia entre dos campos de conocimiento: Educación y Filosofía, utilizando el enfoque de metodología fenomenológica para indicar variaciones en la experiencia en la jurisdicción de la inmanencia. En el discurso epistemológico predominante, nos mueve lo racional, lo cognitivo, y devaluamos las sensaciones y las emociones como formas de acceder al conocimiento, que son tan legítimas como la dimensión racional. Por lo tanto, se trata de explorar las dimensiones creativas y fronterizas de la cognición y la imagen como posibilidades para otras formas de sentir y pensar.Palabras clave: Evento formativo. Fotografía. Educación. Fenomenología. |
id |
UFMA-3_79e9325bcc64b2af6de05bcc0202f316 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14930 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimentoAcontecimento formativoFotografiaEducaçãoFenomenologiaEste artigo objetiva problematizar a expressividade da fotografia como acontecimento formativo que parte do vivido e da abertura para que se manifeste o criativo. A reflexão aqui desenvolvida se articula a partir de linhas de convergência entre dois campos do conhecimento: Educação e Filosofia, recorrendo-se à abordagem da metodologia fenomenológica para indicar as variações da experiência na jurisdição da imanência. No discurso epistemológico predominante, somos movidos pelo racional, pelo cognitivo, e desvalorizamos as sensações e emoções como vias de acesso ao conhecimento, que são tão legítimas quanto a dimensão racional. Trata-se, pois, de explorar as dimensões criativas e fronteiriças da cognição e da imagem como possibilidades de outros modos de sentir e pensar.Palavras-chave: Acontecimento formativo. Fotografia. Educação. Fenomenologia.Expressive folds in teaching: photography as an eventABSTRACTThis article aims to problematize the expressiveness of photography as a formative event that starts from the experience and the opening for the creative to manifest itself. The reflection developed here is articulated based on lines of convergence between two fields of knowledge: Education and Philosophy, using the phenomenological methodology approach to indicate variations in experience in the jurisdiction of immanence. In the predominant epistemological discourse, we are moved by the rational, by the cognitive, and we devalue sensations and emotions as ways of accessing knowledge, which are as legitimate as the rational dimension. It is, therefore, about exploring the creative and frontier dimensions of cognition and image as possibilities for other ways of feeling and thinkingKeywords: Formative happening. Photography. Education. Phenomenology.Pliegues expresivos en la enseñanza: la fotografía como un eventoRESUMENEste artículo tiene como objetivo problematizar la expresividad de la fotografía como un evento formativo que parte de la experiencia y la apertura para que lo creativo se manifieste. La reflexión desarrollada aquí se articula en base a líneas de convergencia entre dos campos de conocimiento: Educación y Filosofía, utilizando el enfoque de metodología fenomenológica para indicar variaciones en la experiencia en la jurisdicción de la inmanencia. En el discurso epistemológico predominante, nos mueve lo racional, lo cognitivo, y devaluamos las sensaciones y las emociones como formas de acceder al conocimiento, que son tan legítimas como la dimensión racional. Por lo tanto, se trata de explorar las dimensiones creativas y fronterizas de la cognición y la imagen como posibilidades para otras formas de sentir y pensar.Palabras clave: Evento formativo. Fotografía. Educación. Fenomenología.Universidade Federal do Maranhão2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1493010.18764/2358-4319.v13n2p41-70Revista Educação e Emancipação; v.13, n.2, maio/ago.2020; p.41-702358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14930/7946Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSitja, Liege Maria QueirozReis, Leonardo Rangel dosSilva, Ramires Fonseca2020-09-17T00:22:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14930Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-09-17T00:22:08Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento |
title |
Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento |
spellingShingle |
Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento Sitja, Liege Maria Queiroz Acontecimento formativo Fotografia Educação Fenomenologia |
title_short |
Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento |
title_full |
Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento |
title_fullStr |
Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento |
title_full_unstemmed |
Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento |
title_sort |
Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento |
author |
Sitja, Liege Maria Queiroz |
author_facet |
Sitja, Liege Maria Queiroz Reis, Leonardo Rangel dos Silva, Ramires Fonseca |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Leonardo Rangel dos Silva, Ramires Fonseca |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sitja, Liege Maria Queiroz Reis, Leonardo Rangel dos Silva, Ramires Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acontecimento formativo Fotografia Educação Fenomenologia |
topic |
Acontecimento formativo Fotografia Educação Fenomenologia |
description |
Este artigo objetiva problematizar a expressividade da fotografia como acontecimento formativo que parte do vivido e da abertura para que se manifeste o criativo. A reflexão aqui desenvolvida se articula a partir de linhas de convergência entre dois campos do conhecimento: Educação e Filosofia, recorrendo-se à abordagem da metodologia fenomenológica para indicar as variações da experiência na jurisdição da imanência. No discurso epistemológico predominante, somos movidos pelo racional, pelo cognitivo, e desvalorizamos as sensações e emoções como vias de acesso ao conhecimento, que são tão legítimas quanto a dimensão racional. Trata-se, pois, de explorar as dimensões criativas e fronteiriças da cognição e da imagem como possibilidades de outros modos de sentir e pensar.Palavras-chave: Acontecimento formativo. Fotografia. Educação. Fenomenologia.Expressive folds in teaching: photography as an eventABSTRACTThis article aims to problematize the expressiveness of photography as a formative event that starts from the experience and the opening for the creative to manifest itself. The reflection developed here is articulated based on lines of convergence between two fields of knowledge: Education and Philosophy, using the phenomenological methodology approach to indicate variations in experience in the jurisdiction of immanence. In the predominant epistemological discourse, we are moved by the rational, by the cognitive, and we devalue sensations and emotions as ways of accessing knowledge, which are as legitimate as the rational dimension. It is, therefore, about exploring the creative and frontier dimensions of cognition and image as possibilities for other ways of feeling and thinkingKeywords: Formative happening. Photography. Education. Phenomenology.Pliegues expresivos en la enseñanza: la fotografía como un eventoRESUMENEste artículo tiene como objetivo problematizar la expresividad de la fotografía como un evento formativo que parte de la experiencia y la apertura para que lo creativo se manifieste. La reflexión desarrollada aquí se articula en base a líneas de convergencia entre dos campos de conocimiento: Educación y Filosofía, utilizando el enfoque de metodología fenomenológica para indicar variaciones en la experiencia en la jurisdicción de la inmanencia. En el discurso epistemológico predominante, nos mueve lo racional, lo cognitivo, y devaluamos las sensaciones y las emociones como formas de acceder al conocimiento, que son tan legítimas como la dimensión racional. Por lo tanto, se trata de explorar las dimensiones creativas y fronterizas de la cognición y la imagen como posibilidades para otras formas de sentir y pensar.Palabras clave: Evento formativo. Fotografía. Educación. Fenomenología. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14930 10.18764/2358-4319.v13n2p41-70 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14930 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319.v13n2p41-70 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14930/7946 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v.13, n.2, maio/ago.2020; p.41-70 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711321252429824 |