Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sitja, Liege Maria Queiroz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Reis, Leonardo Rangel dos, Silva, Ramires Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14930
Resumo: Este artigo objetiva problematizar a expressividade da fotografia como acontecimento formativo que parte do vivido e da abertura para que se manifeste o criativo. A reflexão aqui desenvolvida se articula a partir de linhas de convergência entre dois campos do conhecimento: Educação e Filosofia, recorrendo-se à abordagem da metodologia fenomenológica para indicar as variações da experiência na jurisdição da imanência.  No discurso epistemológico predominante, somos movidos pelo racional, pelo cognitivo, e desvalorizamos as sensações e emoções como vias de acesso ao conhecimento, que são tão legítimas quanto a dimensão racional. Trata-se, pois, de explorar as dimensões criativas e fronteiriças da cognição e da imagem como possibilidades de outros modos de sentir e pensar.Palavras-chave: Acontecimento formativo. Fotografia. Educação. Fenomenologia.Expressive folds in teaching: photography as an eventABSTRACTThis article aims to problematize the expressiveness of photography as a formative event that starts from the experience and the opening for the creative to manifest itself. The reflection developed here is articulated based on lines of convergence between two fields of knowledge: Education and Philosophy, using the phenomenological methodology approach to indicate variations in experience in the jurisdiction of immanence. In the predominant epistemological discourse, we are moved by the rational, by the cognitive, and we devalue sensations and emotions as ways of accessing knowledge, which are as legitimate as the rational dimension. It is, therefore, about exploring the creative and frontier dimensions of cognition and image as possibilities for other ways of feeling and thinkingKeywords: Formative happening. Photography. Education. Phenomenology.Pliegues expresivos en la enseñanza: la fotografía como un eventoRESUMENEste artículo tiene como objetivo problematizar la expresividad de la fotografía como un evento formativo que parte de la experiencia y la apertura para que lo creativo se manifieste. La reflexión desarrollada aquí se articula en base a líneas de convergencia entre dos campos de conocimiento: Educación y Filosofía, utilizando el enfoque de metodología fenomenológica para indicar variaciones en la experiencia en la jurisdicción de la inmanencia. En el discurso epistemológico predominante, nos mueve lo racional, lo cognitivo, y devaluamos las sensaciones y las emociones como formas de acceder al conocimiento, que son tan legítimas como la dimensión racional. Por lo tanto, se trata de explorar las dimensiones creativas y fronterizas de la cognición y la imagen como posibilidades para otras formas de sentir y pensar.Palabras clave: Evento formativo. Fotografía. Educación. Fenomenología.
id UFMA-3_79e9325bcc64b2af6de05bcc0202f316
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14930
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimentoAcontecimento formativoFotografiaEducaçãoFenomenologiaEste artigo objetiva problematizar a expressividade da fotografia como acontecimento formativo que parte do vivido e da abertura para que se manifeste o criativo. A reflexão aqui desenvolvida se articula a partir de linhas de convergência entre dois campos do conhecimento: Educação e Filosofia, recorrendo-se à abordagem da metodologia fenomenológica para indicar as variações da experiência na jurisdição da imanência.  No discurso epistemológico predominante, somos movidos pelo racional, pelo cognitivo, e desvalorizamos as sensações e emoções como vias de acesso ao conhecimento, que são tão legítimas quanto a dimensão racional. Trata-se, pois, de explorar as dimensões criativas e fronteiriças da cognição e da imagem como possibilidades de outros modos de sentir e pensar.Palavras-chave: Acontecimento formativo. Fotografia. Educação. Fenomenologia.Expressive folds in teaching: photography as an eventABSTRACTThis article aims to problematize the expressiveness of photography as a formative event that starts from the experience and the opening for the creative to manifest itself. The reflection developed here is articulated based on lines of convergence between two fields of knowledge: Education and Philosophy, using the phenomenological methodology approach to indicate variations in experience in the jurisdiction of immanence. In the predominant epistemological discourse, we are moved by the rational, by the cognitive, and we devalue sensations and emotions as ways of accessing knowledge, which are as legitimate as the rational dimension. It is, therefore, about exploring the creative and frontier dimensions of cognition and image as possibilities for other ways of feeling and thinkingKeywords: Formative happening. Photography. Education. Phenomenology.Pliegues expresivos en la enseñanza: la fotografía como un eventoRESUMENEste artículo tiene como objetivo problematizar la expresividad de la fotografía como un evento formativo que parte de la experiencia y la apertura para que lo creativo se manifieste. La reflexión desarrollada aquí se articula en base a líneas de convergencia entre dos campos de conocimiento: Educación y Filosofía, utilizando el enfoque de metodología fenomenológica para indicar variaciones en la experiencia en la jurisdicción de la inmanencia. En el discurso epistemológico predominante, nos mueve lo racional, lo cognitivo, y devaluamos las sensaciones y las emociones como formas de acceder al conocimiento, que son tan legítimas como la dimensión racional. Por lo tanto, se trata de explorar las dimensiones creativas y fronterizas de la cognición y la imagen como posibilidades para otras formas de sentir y pensar.Palabras clave: Evento formativo. Fotografía. Educación. Fenomenología.Universidade Federal do Maranhão2020-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/1493010.18764/2358-4319.v13n2p41-70Revista Educação e Emancipação; v.13, n.2, maio/ago.2020; p.41-702358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14930/7946Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSitja, Liege Maria QueirozReis, Leonardo Rangel dosSilva, Ramires Fonseca2020-09-17T00:22:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14930Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2020-09-17T00:22:08Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento
title Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento
spellingShingle Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento
Sitja, Liege Maria Queiroz
Acontecimento formativo
Fotografia
Educação
Fenomenologia
title_short Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento
title_full Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento
title_fullStr Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento
title_full_unstemmed Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento
title_sort Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento
author Sitja, Liege Maria Queiroz
author_facet Sitja, Liege Maria Queiroz
Reis, Leonardo Rangel dos
Silva, Ramires Fonseca
author_role author
author2 Reis, Leonardo Rangel dos
Silva, Ramires Fonseca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sitja, Liege Maria Queiroz
Reis, Leonardo Rangel dos
Silva, Ramires Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Acontecimento formativo
Fotografia
Educação
Fenomenologia
topic Acontecimento formativo
Fotografia
Educação
Fenomenologia
description Este artigo objetiva problematizar a expressividade da fotografia como acontecimento formativo que parte do vivido e da abertura para que se manifeste o criativo. A reflexão aqui desenvolvida se articula a partir de linhas de convergência entre dois campos do conhecimento: Educação e Filosofia, recorrendo-se à abordagem da metodologia fenomenológica para indicar as variações da experiência na jurisdição da imanência.  No discurso epistemológico predominante, somos movidos pelo racional, pelo cognitivo, e desvalorizamos as sensações e emoções como vias de acesso ao conhecimento, que são tão legítimas quanto a dimensão racional. Trata-se, pois, de explorar as dimensões criativas e fronteiriças da cognição e da imagem como possibilidades de outros modos de sentir e pensar.Palavras-chave: Acontecimento formativo. Fotografia. Educação. Fenomenologia.Expressive folds in teaching: photography as an eventABSTRACTThis article aims to problematize the expressiveness of photography as a formative event that starts from the experience and the opening for the creative to manifest itself. The reflection developed here is articulated based on lines of convergence between two fields of knowledge: Education and Philosophy, using the phenomenological methodology approach to indicate variations in experience in the jurisdiction of immanence. In the predominant epistemological discourse, we are moved by the rational, by the cognitive, and we devalue sensations and emotions as ways of accessing knowledge, which are as legitimate as the rational dimension. It is, therefore, about exploring the creative and frontier dimensions of cognition and image as possibilities for other ways of feeling and thinkingKeywords: Formative happening. Photography. Education. Phenomenology.Pliegues expresivos en la enseñanza: la fotografía como un eventoRESUMENEste artículo tiene como objetivo problematizar la expresividad de la fotografía como un evento formativo que parte de la experiencia y la apertura para que lo creativo se manifieste. La reflexión desarrollada aquí se articula en base a líneas de convergencia entre dos campos de conocimiento: Educación y Filosofía, utilizando el enfoque de metodología fenomenológica para indicar variaciones en la experiencia en la jurisdicción de la inmanencia. En el discurso epistemológico predominante, nos mueve lo racional, lo cognitivo, y devaluamos las sensaciones y las emociones como formas de acceder al conocimiento, que son tan legítimas como la dimensión racional. Por lo tanto, se trata de explorar las dimensiones creativas y fronterizas de la cognición y la imagen como posibilidades para otras formas de sentir y pensar.Palabras clave: Evento formativo. Fotografía. Educación. Fenomenología.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14930
10.18764/2358-4319.v13n2p41-70
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14930
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319.v13n2p41-70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14930/7946
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.13, n.2, maio/ago.2020; p.41-70
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711321252429824