MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Clarilza Prado
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Placco, Vera Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4567
Resumo: O texto procura discutir dois dos desafios que programas de Mestrado Profissional (MP) enfrentam atualmente, para constituir uma identidade funcional que os distinga dos mestrados acadêmicos e mantenham a qualidade acadêmica desejável.Partimos do pressuposto que os MP têm um compromisso com um impacto mais preciso em relação à educação básica, respondendo à sua realidade e demandas, e que sua proposição deve estar alinhada com os resultados de uma política voltada para a melhoria da qualidade do ensino. Assim, procura-se contribuir para o delineamento das necessidades e compromisso educacional que um MP deve atender. O primeiro desafio destes MP diz respeito à interpretação que têm feito das necessidades do contexto educacional para definir suas propostas. O segundo diz respeito às possibilidades de como formar o professor. Considerando os fundamentos consolidados da área de formação, é possível ultrapassar as disputas entre comunidades epistêmicas, propondo uma formação completa e complexa do profissional da educação.
id UNEB-3_6b98df6aa424aeaf371d8881f36b1baa
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4567
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E ENSINOMestrado profissionalFormação de professoresTeoria da formaçãoO texto procura discutir dois dos desafios que programas de Mestrado Profissional (MP) enfrentam atualmente, para constituir uma identidade funcional que os distinga dos mestrados acadêmicos e mantenham a qualidade acadêmica desejável.Partimos do pressuposto que os MP têm um compromisso com um impacto mais preciso em relação à educação básica, respondendo à sua realidade e demandas, e que sua proposição deve estar alinhada com os resultados de uma política voltada para a melhoria da qualidade do ensino. Assim, procura-se contribuir para o delineamento das necessidades e compromisso educacional que um MP deve atender. O primeiro desafio destes MP diz respeito à interpretação que têm feito das necessidades do contexto educacional para definir suas propostas. O segundo diz respeito às possibilidades de como formar o professor. Considerando os fundamentos consolidados da área de formação, é possível ultrapassar as disputas entre comunidades epistêmicas, propondo uma formação completa e complexa do profissional da educação.UNEB2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/456710.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p23-35Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 25 n. 47 (2016): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 23-352358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v25.n47reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4567/2849Copyright (c) 2018 Clarilza Prado Sousa, Vera Souza Placcoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Clarilza PradoPlacco, Vera Souza2023-04-18T00:53:44Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4567Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:53:44Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E ENSINO
title MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E ENSINO
spellingShingle MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E ENSINO
Sousa, Clarilza Prado
Mestrado profissional
Formação de professores
Teoria da formação
title_short MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E ENSINO
title_full MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E ENSINO
title_fullStr MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E ENSINO
title_full_unstemmed MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E ENSINO
title_sort MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E ENSINO
author Sousa, Clarilza Prado
author_facet Sousa, Clarilza Prado
Placco, Vera Souza
author_role author
author2 Placco, Vera Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Clarilza Prado
Placco, Vera Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Mestrado profissional
Formação de professores
Teoria da formação
topic Mestrado profissional
Formação de professores
Teoria da formação
description O texto procura discutir dois dos desafios que programas de Mestrado Profissional (MP) enfrentam atualmente, para constituir uma identidade funcional que os distinga dos mestrados acadêmicos e mantenham a qualidade acadêmica desejável.Partimos do pressuposto que os MP têm um compromisso com um impacto mais preciso em relação à educação básica, respondendo à sua realidade e demandas, e que sua proposição deve estar alinhada com os resultados de uma política voltada para a melhoria da qualidade do ensino. Assim, procura-se contribuir para o delineamento das necessidades e compromisso educacional que um MP deve atender. O primeiro desafio destes MP diz respeito à interpretação que têm feito das necessidades do contexto educacional para definir suas propostas. O segundo diz respeito às possibilidades de como formar o professor. Considerando os fundamentos consolidados da área de formação, é possível ultrapassar as disputas entre comunidades epistêmicas, propondo uma formação completa e complexa do profissional da educação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4567
10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p23-35
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4567
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p23-35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4567/2849
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Clarilza Prado Sousa, Vera Souza Placco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Clarilza Prado Sousa, Vera Souza Placco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 25 n. 47 (2016): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 23-35
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v25.n47
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956385517568