Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebeque, Paulo Vinícius
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ostermann, Fernanda, Viseu, Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4386
Resumo: Neste artigo apresentamos uma revisão da produção acadêmica sobre os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática (MPECM). Para tal, examinamos, em acervos digitais, todo material publicado na última década em 20 periódicos nacionais e internacionais e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Dentro do grande volume de textos consultados, nossos achados sobre o MPECM foram de 33 publicações, indicando que o tema ainda é pouco explorado na literatura. A presente revisão foi importante para identificarmos as tendências em estudos que caracterizam os trabalhos de conclusão produzidos nos MPECM e em investigações sobre cursos específicos de Física e Matemática, mas não sobre cursos de Biologia e Química. Por outro lado, notadamente, há uma ausência de pesquisas sobre as diretrizes e os currículos dos MPECM, sobre os recentes programas em Rede Nacional e sobre o papel do MPECM como política pública de formação continuada de professores.
id UTFPR-7_6cee11e3f1db5c6b54349756bad988a7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4386
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literaturaMestrado profissional; Ensino de ciências e matemática; Formação continuada de professoresNeste artigo apresentamos uma revisão da produção acadêmica sobre os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática (MPECM). Para tal, examinamos, em acervos digitais, todo material publicado na última década em 20 periódicos nacionais e internacionais e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Dentro do grande volume de textos consultados, nossos achados sobre o MPECM foram de 33 publicações, indicando que o tema ainda é pouco explorado na literatura. A presente revisão foi importante para identificarmos as tendências em estudos que caracterizam os trabalhos de conclusão produzidos nos MPECM e em investigações sobre cursos específicos de Física e Matemática, mas não sobre cursos de Biologia e Química. Por outro lado, notadamente, há uma ausência de pesquisas sobre as diretrizes e os currículos dos MPECM, sobre os recentes programas em Rede Nacional e sobre o papel do MPECM como política pública de formação continuada de professores.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que, por meio do Edital Observatório da Educação (OBEDUC), financiou a presente pesquisa.Rebeque, Paulo ViníciusOstermann, FernandaViseu, Sofia2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/438610.3895/rbect.v10n2.4386Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4386/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/4386Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura
title Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura
spellingShingle Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura
Rebeque, Paulo Vinícius
Mestrado profissional; Ensino de ciências e matemática; Formação continuada de professores
title_short Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura
title_full Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura
title_fullStr Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura
title_full_unstemmed Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura
title_sort Os mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática no Brasil: um tema pouco explorado na literatura
author Rebeque, Paulo Vinícius
author_facet Rebeque, Paulo Vinícius
Ostermann, Fernanda
Viseu, Sofia
author_role author
author2 Ostermann, Fernanda
Viseu, Sofia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que, por meio do Edital Observatório da Educação (OBEDUC), financiou a presente pesquisa.
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebeque, Paulo Vinícius
Ostermann, Fernanda
Viseu, Sofia
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Mestrado profissional; Ensino de ciências e matemática; Formação continuada de professores
topic Mestrado profissional; Ensino de ciências e matemática; Formação continuada de professores
description Neste artigo apresentamos uma revisão da produção acadêmica sobre os Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e Matemática (MPECM). Para tal, examinamos, em acervos digitais, todo material publicado na última década em 20 periódicos nacionais e internacionais e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Dentro do grande volume de textos consultados, nossos achados sobre o MPECM foram de 33 publicações, indicando que o tema ainda é pouco explorado na literatura. A presente revisão foi importante para identificarmos as tendências em estudos que caracterizam os trabalhos de conclusão produzidos nos MPECM e em investigações sobre cursos específicos de Física e Matemática, mas não sobre cursos de Biologia e Química. Por outro lado, notadamente, há uma ausência de pesquisas sobre as diretrizes e os currículos dos MPECM, sobre os recentes programas em Rede Nacional e sobre o papel do MPECM como política pública de formação continuada de professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4386
10.3895/rbect.v10n2.4386
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4386
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n2.4386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4386/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870623670272