Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante: encontros de educadores a "qual' distância?
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13478 |
Resumo: | This text shares research results on the production of ecological, popular and libertarian practices, in the continuing education of educators from rural and urban schools, as well as original and traditional Brazilian territories, coined in the contexts of collective extension projects by GiTaKa , at the Federal University of the State of Rio de Janeiro/UNIRIO. Our objective is to present the principles that inspire and embody our theoretical-playful countercolonial methodology. For this, we make a clipping of the Conversatório FinaFlôr Course held in 2021 promoted by the group. As a methodological resource for analysis, we chose a cartography that traces threads of words, images, gestures and concepts expressed by educators, intertwining them with the rituals and experiences conceived by the Conversatório. We observe that, even from a long distance, the right to nature connects us, unites us and expands our commitment to childhood and to nature. |
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Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante: encontros de educadores a "qual' distância?Keywords: theoretical-playful countercolonial methodology, teacher education, children and naturePalabras clave: metodología contracolonial teórico-lúdica, formación de educadores, niños y naturaleza.Palavras-chave: metodologia contracolonial teórico-brincante, formação de professores, crianças e naturezaThis text shares research results on the production of ecological, popular and libertarian practices, in the continuing education of educators from rural and urban schools, as well as original and traditional Brazilian territories, coined in the contexts of collective extension projects by GiTaKa , at the Federal University of the State of Rio de Janeiro/UNIRIO. Our objective is to present the principles that inspire and embody our theoretical-playful countercolonial methodology. For this, we make a clipping of the Conversatório FinaFlôr Course held in 2021 promoted by the group. As a methodological resource for analysis, we chose a cartography that traces threads of words, images, gestures and concepts expressed by educators, intertwining them with the rituals and experiences conceived by the Conversatório. We observe that, even from a long distance, the right to nature connects us, unites us and expands our commitment to childhood and to nature.Este texto comparte resultados de investigación sobre la producción de prácticas ecológicas, populares y libertarias, en la formación continua de educadoras/es de escuelas rurales y urbanas, así como de territorios brasileños originales y tradicionales, acuñados en los contextos de proyectos de extensión colectiva por un grupo de investigación en una universidad pública del Estado de Rio de Janeiro / UNIRIO. Nuestro objetivo es presentar los principios que inspiran y encarnan nuestra metodología contracolonial teórico-lúdica. Para ello, realizamos un recorte de un curso de extensión realizado en el 2021. Como recurso metodológico de análisis, se eligió una cartografía que traza hilos de palabras, imágenes, gestos y conceptos expresados por los educadores, entrelazándolos con los rituales y vivencias. Observamos que, incluso desde la distancia, el derecho a la naturaleza nos conecta, nos une y amplía nuestro compromiso con la infancia y con la naturaleza. Palabras clave: metodología contracolonial teórico-lúdica, formación de educadores, niños y naturaleza.Este texto compartilha resultados de pesquisa de produção de práticas ecológicas, populares e libertárias, na formação continuada de educadoras/es de escolas do campo e da cidade, assim como de territórios originários e tradicionais brasileiros, cunhadas nos contextos de projetos coletivos de extensão de um grupo de pesquisa de uma universidade federal do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é apresentar os princípios que inspiram e corporificam uma metodologia contracolonial teórico-brincante. Para isso, fazemos um recorte de um Curso de extensão produzido e promovido pelo nosso grupo de pesquisa em 2021. Como recurso metodológico de análise, optamos por uma cartografia que traça fios de palavras, imagens, gestos e conceitos expressos pelos educadores, entrelaçando-os com os rituais e vivências concebidos nos encontros durante o curso. Observamos que, mesmo a longa distância, o direito à natureza nos conecta, nos une e amplia nosso compromisso com as infâncias e com a natureza.UNEB2022-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1347810.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p173-190Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 66 (2022): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 173-1902358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n66reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13478/9837Copyright (c) 2022 Lucia Cavalieri, Tatiana de Freitas Ordonhes de Mello, Lea Velocina Tiribainfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalieri, LúciaMello, Tatiana de Freitas Ordonhes de Tiriba, Lea Velocina2022-06-02T14:12:51Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/13478Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-06-02T14:12:51Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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