Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante: encontros de educadores a "qual' distância?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalieri, Lúcia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mello, Tatiana de Freitas Ordonhes de, Tiriba, Lea Velocina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13478
Resumo: This text shares research results on the production of ecological, popular and libertarian practices, in the continuing education of educators from rural and urban schools, as well as original and traditional Brazilian territories, coined in the contexts of collective extension projects by GiTaKa , at the Federal University of the State of Rio de Janeiro/UNIRIO. Our objective is to present the principles that inspire and embody our theoretical-playful countercolonial methodology. For this, we make a clipping of the Conversatório FinaFlôr Course held in 2021 promoted by the group. As a methodological resource for analysis, we chose a cartography that traces threads of words, images, gestures and concepts expressed by educators, intertwining them with the rituals and experiences conceived by the Conversatório. We observe that, even from a long distance, the right to nature connects us, unites us and expands our commitment to childhood and to nature.
id UNEB-3_6bcaa72058bf859a9e3426d906893a4e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/13478
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante: encontros de educadores a "qual' distância?Keywords: theoretical-playful countercolonial methodology, teacher education, children and naturePalabras clave: metodología contracolonial teórico-lúdica, formación de educadores, niños y naturaleza.Palavras-chave: metodologia contracolonial teórico-brincante, formação de professores, crianças e naturezaThis text shares research results on the production of ecological, popular and libertarian practices, in the continuing education of educators from rural and urban schools, as well as original and traditional Brazilian territories, coined in the contexts of collective extension projects by GiTaKa , at the Federal University of the State of Rio de Janeiro/UNIRIO. Our objective is to present the principles that inspire and embody our theoretical-playful countercolonial methodology. For this, we make a clipping of the Conversatório FinaFlôr Course held in 2021 promoted by the group. As a methodological resource for analysis, we chose a cartography that traces threads of words, images, gestures and concepts expressed by educators, intertwining them with the rituals and experiences conceived by the Conversatório. We observe that, even from a long distance, the right to nature connects us, unites us and expands our commitment to childhood and to nature.Este texto comparte resultados de investigación sobre la producción de prácticas ecológicas, populares y libertarias, en la formación continua de educadoras/es de escuelas rurales y urbanas, así como de territorios brasileños originales y tradicionales, acuñados en los contextos de proyectos de extensión colectiva por un grupo de investigación en una universidad pública del Estado de Rio de Janeiro / UNIRIO. Nuestro objetivo es presentar los principios que inspiran y encarnan nuestra metodología contracolonial teórico-lúdica. Para ello, realizamos un recorte de un curso de extensión realizado en el 2021. Como recurso metodológico de análisis, se eligió una cartografía que traza hilos de palabras, imágenes, gestos y conceptos expresados por los educadores, entrelazándolos con los rituales y vivencias. Observamos que, incluso desde la distancia, el derecho a la naturaleza nos conecta, nos une y amplía nuestro compromiso con la infancia y con la naturaleza. Palabras clave: metodología contracolonial teórico-lúdica, formación de educadores, niños y naturaleza.Este texto compartilha resultados de pesquisa de produção de práticas ecológicas, populares e libertárias, na formação continuada de educadoras/es de escolas do campo e da cidade, assim como de territórios originários e tradicionais brasileiros, cunhadas nos contextos de projetos coletivos de extensão de um grupo de pesquisa de uma universidade federal do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é apresentar os princípios que inspiram e corporificam uma metodologia contracolonial teórico-brincante. Para isso, fazemos um recorte de um Curso de extensão produzido e promovido pelo nosso grupo de pesquisa em 2021. Como recurso metodológico de análise, optamos por uma cartografia que traça fios de palavras, imagens, gestos e conceitos expressos pelos educadores, entrelaçando-os com os rituais e vivências concebidos nos encontros durante o curso. Observamos que, mesmo a longa distância, o direito à natureza nos conecta, nos une e amplia nosso compromisso com as infâncias e com a natureza.UNEB2022-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1347810.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p173-190Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 66 (2022): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 173-1902358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n66reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13478/9837Copyright (c) 2022 Lucia Cavalieri, Tatiana de Freitas Ordonhes de Mello, Lea Velocina Tiribainfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalieri, LúciaMello, Tatiana de Freitas Ordonhes de Tiriba, Lea Velocina2022-06-02T14:12:51Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/13478Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-06-02T14:12:51Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante: encontros de educadores a "qual' distância?
title Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante: encontros de educadores a "qual' distância?
spellingShingle Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante: encontros de educadores a "qual' distância?
Cavalieri, Lúcia
Keywords: theoretical-playful countercolonial methodology, teacher education, children and nature
Palabras clave: metodología contracolonial teórico-lúdica, formación de educadores, niños y naturaleza.
Palavras-chave: metodologia contracolonial teórico-brincante, formação de professores, crianças e natureza
title_short Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante: encontros de educadores a "qual' distância?
title_full Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante: encontros de educadores a "qual' distância?
title_fullStr Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante: encontros de educadores a "qual' distância?
title_full_unstemmed Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante: encontros de educadores a "qual' distância?
title_sort Notas de uma metodologia contracolonial teórico-brincante: encontros de educadores a "qual' distância?
author Cavalieri, Lúcia
author_facet Cavalieri, Lúcia
Mello, Tatiana de Freitas Ordonhes de
Tiriba, Lea Velocina
author_role author
author2 Mello, Tatiana de Freitas Ordonhes de
Tiriba, Lea Velocina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalieri, Lúcia
Mello, Tatiana de Freitas Ordonhes de
Tiriba, Lea Velocina
dc.subject.por.fl_str_mv Keywords: theoretical-playful countercolonial methodology, teacher education, children and nature
Palabras clave: metodología contracolonial teórico-lúdica, formación de educadores, niños y naturaleza.
Palavras-chave: metodologia contracolonial teórico-brincante, formação de professores, crianças e natureza
topic Keywords: theoretical-playful countercolonial methodology, teacher education, children and nature
Palabras clave: metodología contracolonial teórico-lúdica, formación de educadores, niños y naturaleza.
Palavras-chave: metodologia contracolonial teórico-brincante, formação de professores, crianças e natureza
description This text shares research results on the production of ecological, popular and libertarian practices, in the continuing education of educators from rural and urban schools, as well as original and traditional Brazilian territories, coined in the contexts of collective extension projects by GiTaKa , at the Federal University of the State of Rio de Janeiro/UNIRIO. Our objective is to present the principles that inspire and embody our theoretical-playful countercolonial methodology. For this, we make a clipping of the Conversatório FinaFlôr Course held in 2021 promoted by the group. As a methodological resource for analysis, we chose a cartography that traces threads of words, images, gestures and concepts expressed by educators, intertwining them with the rituals and experiences conceived by the Conversatório. We observe that, even from a long distance, the right to nature connects us, unites us and expands our commitment to childhood and to nature.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13478
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p173-190
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13478
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p173-190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13478/9837
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Lucia Cavalieri, Tatiana de Freitas Ordonhes de Mello, Lea Velocina Tiriba
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Lucia Cavalieri, Tatiana de Freitas Ordonhes de Mello, Lea Velocina Tiriba
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 66 (2022): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 173-190
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v31.n66
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210958332723200