Universidade, desenvolvimento territorial e educação do campo no Vale do Jaguaribe
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13016 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é analisar as reverberações, no território do Vale do Jaguaribe, repercutidas desde projetos de educação do campo, desenvolvidos pordocentes e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), nas dimensões do ensino, pesquisa e extensão. Tendo-se por base as dissertações, monografias e teses de doutorado sobre a região, a partir de 2008, cujos objetos de investigação abordam tanto a educação do campo, quanto o desenvolvimento territorial, e se constituíram a referência de análise do trabalho, constatou-se que as ações de educação do campo em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesta região fortaleceram a luta pela terra, a organização política e produtiva. Dessa forma, influenciam no redesenho do território, tanto no que concerne ao fortalecimento da agricultura familiar, quanto ao da transição agroecológica e do acesso à educação, reverberando no projeto de formação docente e na ampliação da própria Universidade |
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Universidade, desenvolvimento territorial e educação do campo no Vale do JaguaribeEducação do campo. Desenvolvimento territorial. Vale do Jaguaribe. MST. UECE.O objetivo do trabalho é analisar as reverberações, no território do Vale do Jaguaribe, repercutidas desde projetos de educação do campo, desenvolvidos pordocentes e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), nas dimensões do ensino, pesquisa e extensão. Tendo-se por base as dissertações, monografias e teses de doutorado sobre a região, a partir de 2008, cujos objetos de investigação abordam tanto a educação do campo, quanto o desenvolvimento territorial, e se constituíram a referência de análise do trabalho, constatou-se que as ações de educação do campo em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesta região fortaleceram a luta pela terra, a organização política e produtiva. Dessa forma, influenciam no redesenho do território, tanto no que concerne ao fortalecimento da agricultura familiar, quanto ao da transição agroecológica e do acesso à educação, reverberando no projeto de formação docente e na ampliação da própria UniversidadeUNEB2021-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1301610.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p52-67Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 61 (2021): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 52-672358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v30.n61reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13016/8819Carvalho, Sandra Maria Gadelha de Mendes, José Ernandi Amorim, Jamira Lopes de info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-20T16:54:06Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/13016Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-10-20T16:54:06Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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