APRESENTAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12089 |
Resumo: | A Educação a Distância (EAD) está definitivamente inserida no contexto da educação nacional. As experiências de EAD nos diversos níveis de ensino e a vitalidade da comunidade científica que discute esta modalidade de ensino confirmam esse diagnóstico. Ao organizar um número temático sobre EAD, a Revista da FAEEBA demonstra compreender a importância da Educação a Distância como componente estratégico do cenário da Educação na Contemporaneidade. A História da Educação no Brasil mostra um movimento inconstante das autoridades educacionais na aposta na EAD como um dos caminhos para o enfrentamento dos graves problemas educacionais brasileiros. O histórico de revezes no investimento em EAD no Brasil torna ainda mais preocupante o conjunto de notícias que chegam do epicentro do poder federal, dando conta das dificuldades de financiamento da EAD neste momento, dando sinais de fragilização da Universidade Aberta o Brasil (UAB), que, não obstante apresentar pontos fortemente criticados pela comunidade acadêmica, se constitui em fator importantíssimo para o desenvolvimento da Educação a Distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil. É nesse contexto que este número temático é publicado, tornando-se como um arauto da necessidade de se encontrar caminhos para garantir que a oferta de EAD no Ensino Superior Público não seja descontinuada. Muito pelo contrário, que as contradições e limitações do sistema atual possam ser enfrentadas e superadas e que o financiamento e a oferta de EAD sejam aprimorados. |
id |
UNEB-3_836f6da8687afa081b93e34c68874991 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12089 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRESENTAÇÃOEducação a distânciaA Educação a Distância (EAD) está definitivamente inserida no contexto da educação nacional. As experiências de EAD nos diversos níveis de ensino e a vitalidade da comunidade científica que discute esta modalidade de ensino confirmam esse diagnóstico. Ao organizar um número temático sobre EAD, a Revista da FAEEBA demonstra compreender a importância da Educação a Distância como componente estratégico do cenário da Educação na Contemporaneidade. A História da Educação no Brasil mostra um movimento inconstante das autoridades educacionais na aposta na EAD como um dos caminhos para o enfrentamento dos graves problemas educacionais brasileiros. O histórico de revezes no investimento em EAD no Brasil torna ainda mais preocupante o conjunto de notícias que chegam do epicentro do poder federal, dando conta das dificuldades de financiamento da EAD neste momento, dando sinais de fragilização da Universidade Aberta o Brasil (UAB), que, não obstante apresentar pontos fortemente criticados pela comunidade acadêmica, se constitui em fator importantíssimo para o desenvolvimento da Educação a Distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil. É nesse contexto que este número temático é publicado, tornando-se como um arauto da necessidade de se encontrar caminhos para garantir que a oferta de EAD no Ensino Superior Público não seja descontinuada. Muito pelo contrário, que as contradições e limitações do sistema atual possam ser enfrentadas e superadas e que o financiamento e a oferta de EAD sejam aprimorados.UNEB2015-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12089Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 44 (2015): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 19-232358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v24.n44reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12089/8109Santos Nonato, Emanuel do Rosário Souza Sales, Mary Valda info:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-07T20:21:45Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12089Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-02-07T20:21:45Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRESENTAÇÃO |
title |
APRESENTAÇÃO |
spellingShingle |
APRESENTAÇÃO Santos Nonato, Emanuel do Rosário Educação a distância |
title_short |
APRESENTAÇÃO |
title_full |
APRESENTAÇÃO |
title_fullStr |
APRESENTAÇÃO |
title_full_unstemmed |
APRESENTAÇÃO |
title_sort |
APRESENTAÇÃO |
author |
Santos Nonato, Emanuel do Rosário |
author_facet |
Santos Nonato, Emanuel do Rosário Souza Sales, Mary Valda |
author_role |
author |
author2 |
Souza Sales, Mary Valda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Nonato, Emanuel do Rosário Souza Sales, Mary Valda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância |
topic |
Educação a distância |
description |
A Educação a Distância (EAD) está definitivamente inserida no contexto da educação nacional. As experiências de EAD nos diversos níveis de ensino e a vitalidade da comunidade científica que discute esta modalidade de ensino confirmam esse diagnóstico. Ao organizar um número temático sobre EAD, a Revista da FAEEBA demonstra compreender a importância da Educação a Distância como componente estratégico do cenário da Educação na Contemporaneidade. A História da Educação no Brasil mostra um movimento inconstante das autoridades educacionais na aposta na EAD como um dos caminhos para o enfrentamento dos graves problemas educacionais brasileiros. O histórico de revezes no investimento em EAD no Brasil torna ainda mais preocupante o conjunto de notícias que chegam do epicentro do poder federal, dando conta das dificuldades de financiamento da EAD neste momento, dando sinais de fragilização da Universidade Aberta o Brasil (UAB), que, não obstante apresentar pontos fortemente criticados pela comunidade acadêmica, se constitui em fator importantíssimo para o desenvolvimento da Educação a Distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil. É nesse contexto que este número temático é publicado, tornando-se como um arauto da necessidade de se encontrar caminhos para garantir que a oferta de EAD no Ensino Superior Público não seja descontinuada. Muito pelo contrário, que as contradições e limitações do sistema atual possam ser enfrentadas e superadas e que o financiamento e a oferta de EAD sejam aprimorados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12089 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12089/8109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 24 n. 44 (2015): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 19-23 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v24.n44 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210957996130304 |