APRESENTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Rita de Cássia Grecco
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Santos, Rejane Rosaria Grecco, Vieira, Maurício Aires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11836
Resumo: É com grande satisfação que apresentamos o Dossiê “Formação de Professores: diferentes perspectivas nas modalidades Presencial e a Distância”, objetivamos nessa oportunidade mobilizar/fomentar a discussão de temáticas relevantes no âmbito da formação de professores nas modalidades Presencial e a Distância, a partir da experiência de Professores da Educação Básica e da Educação Superior. Nessa direção, pensamos que as discussões sobre a relação teoria e prática na formação de professores constituem-se como dispositivos potentes à constituição da docência. Pois, ao agir, o professor recorre a referenciais, os quais, ao mesmo tempo em que denotam sua capacidade reflexiva, manifestam sua praticidade, ou seja, vão bem para além da ingênua e reducionista compreensão da oposição binária entre saberes teóricos e saberes práticos – que, via de regra, conduz a um empobrecimento da significância da práxis educativa, esvaziando seu sentido e relevância. Deste modo, a ação docente é reconhecidamente permeada pelas crenças e saberes do docente, que se constituem na manifestação de um arcabouço de conhecimentos, numa gama de convicções articuladas ao longo de sua trajetória, sejam estes saberes experienciais, acadêmicos e/ou profissionais (TARDIFF, 2002). Assim, como enfatizam Pimenta e Lima: “A identidade do professor é construída ao longo de sua trajetória como profissional do magistério. [...]” (2004, p. 62). Assim, vislumbramos a possibilidade de incitar reflexões acerca da construção dos saberes e da identidade docente, a partir da problematização de múltiplas experiências formativas. No sentido de ampliar compreensões e reatar o diálogo indispensável entre as áreas do conhecimento, esta edição congrega perspectivas variadas e abrangentes temáticas, constituídas em um esforço interinstitucional entre Professores da Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio e Técnico) e da Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação) das Redes Pública e Privada. Por esses caminhos, os leitores irão encontrar diversidade de fontes, métodos e categorias analíticas, pois, neste movimento, procuramos pontuar mudanças significativas nas concepções de ensino, de aprendizagem e nas práticas realizadas pelos professores e alunos de cursos de formação inicial de professores. Com a expectativa de que nossos leitores tenham uma experiência aprendente e ensinante, acreditamos na valorização de temas contemporâneos e cotidianos. Sendo assim, esperamos que este dossiê possa constituir um bom e representativo momento de necessárias reflexões. Desejamos que tenham uma reflexiva e instigante leitura! Profª Dra. Rita de Cássia Grecco dos Santos (FURG), Profª Dra. Rejane Rosaria Grecco dos Santos (FURG e PUCRS) e Prof. Dr. Maurício Aires Vieira (UNIPAMPA) Organizadores Rio Grande, junho de 2020
id FURG-12_df85149d40a5dc55861551a362c2e04d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11836
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling APRESENTAÇÃOFormação de Professores Educação a Distância Educação PresencialÉ com grande satisfação que apresentamos o Dossiê “Formação de Professores: diferentes perspectivas nas modalidades Presencial e a Distância”, objetivamos nessa oportunidade mobilizar/fomentar a discussão de temáticas relevantes no âmbito da formação de professores nas modalidades Presencial e a Distância, a partir da experiência de Professores da Educação Básica e da Educação Superior. Nessa direção, pensamos que as discussões sobre a relação teoria e prática na formação de professores constituem-se como dispositivos potentes à constituição da docência. Pois, ao agir, o professor recorre a referenciais, os quais, ao mesmo tempo em que denotam sua capacidade reflexiva, manifestam sua praticidade, ou seja, vão bem para além da ingênua e reducionista compreensão da oposição binária entre saberes teóricos e saberes práticos – que, via de regra, conduz a um empobrecimento da significância da práxis educativa, esvaziando seu sentido e relevância. Deste modo, a ação docente é reconhecidamente permeada pelas crenças e saberes do docente, que se constituem na manifestação de um arcabouço de conhecimentos, numa gama de convicções articuladas ao longo de sua trajetória, sejam estes saberes experienciais, acadêmicos e/ou profissionais (TARDIFF, 2002). Assim, como enfatizam Pimenta e Lima: “A identidade do professor é construída ao longo de sua trajetória como profissional do magistério. [...]” (2004, p. 62). Assim, vislumbramos a possibilidade de incitar reflexões acerca da construção dos saberes e da identidade docente, a partir da problematização de múltiplas experiências formativas. No sentido de ampliar compreensões e reatar o diálogo indispensável entre as áreas do conhecimento, esta edição congrega perspectivas variadas e abrangentes temáticas, constituídas em um esforço interinstitucional entre Professores da Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio e Técnico) e da Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação) das Redes Pública e Privada. Por esses caminhos, os leitores irão encontrar diversidade de fontes, métodos e categorias analíticas, pois, neste movimento, procuramos pontuar mudanças significativas nas concepções de ensino, de aprendizagem e nas práticas realizadas pelos professores e alunos de cursos de formação inicial de professores. Com a expectativa de que nossos leitores tenham uma experiência aprendente e ensinante, acreditamos na valorização de temas contemporâneos e cotidianos. Sendo assim, esperamos que este dossiê possa constituir um bom e representativo momento de necessárias reflexões. Desejamos que tenham uma reflexiva e instigante leitura! Profª Dra. Rita de Cássia Grecco dos Santos (FURG), Profª Dra. Rejane Rosaria Grecco dos Santos (FURG e PUCRS) e Prof. Dr. Maurício Aires Vieira (UNIPAMPA) Organizadores Rio Grande, junho de 2020Lepidus2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1183610.14295/rds.v22i1.11836Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 7-81809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11836/8537Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Rita de Cássia Greccodos Santos, Rejane Rosaria GreccoVieira, Maurício Aires2021-02-05T22:21:21Zoai:periodicos.furg.br:article/11836Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-02-05T22:21:21Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv APRESENTAÇÃO
title APRESENTAÇÃO
spellingShingle APRESENTAÇÃO
dos Santos, Rita de Cássia Grecco
Formação de Professores Educação a Distância Educação Presencial
title_short APRESENTAÇÃO
title_full APRESENTAÇÃO
title_fullStr APRESENTAÇÃO
title_full_unstemmed APRESENTAÇÃO
title_sort APRESENTAÇÃO
author dos Santos, Rita de Cássia Grecco
author_facet dos Santos, Rita de Cássia Grecco
dos Santos, Rejane Rosaria Grecco
Vieira, Maurício Aires
author_role author
author2 dos Santos, Rejane Rosaria Grecco
Vieira, Maurício Aires
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Rita de Cássia Grecco
dos Santos, Rejane Rosaria Grecco
Vieira, Maurício Aires
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores Educação a Distância Educação Presencial
topic Formação de Professores Educação a Distância Educação Presencial
description É com grande satisfação que apresentamos o Dossiê “Formação de Professores: diferentes perspectivas nas modalidades Presencial e a Distância”, objetivamos nessa oportunidade mobilizar/fomentar a discussão de temáticas relevantes no âmbito da formação de professores nas modalidades Presencial e a Distância, a partir da experiência de Professores da Educação Básica e da Educação Superior. Nessa direção, pensamos que as discussões sobre a relação teoria e prática na formação de professores constituem-se como dispositivos potentes à constituição da docência. Pois, ao agir, o professor recorre a referenciais, os quais, ao mesmo tempo em que denotam sua capacidade reflexiva, manifestam sua praticidade, ou seja, vão bem para além da ingênua e reducionista compreensão da oposição binária entre saberes teóricos e saberes práticos – que, via de regra, conduz a um empobrecimento da significância da práxis educativa, esvaziando seu sentido e relevância. Deste modo, a ação docente é reconhecidamente permeada pelas crenças e saberes do docente, que se constituem na manifestação de um arcabouço de conhecimentos, numa gama de convicções articuladas ao longo de sua trajetória, sejam estes saberes experienciais, acadêmicos e/ou profissionais (TARDIFF, 2002). Assim, como enfatizam Pimenta e Lima: “A identidade do professor é construída ao longo de sua trajetória como profissional do magistério. [...]” (2004, p. 62). Assim, vislumbramos a possibilidade de incitar reflexões acerca da construção dos saberes e da identidade docente, a partir da problematização de múltiplas experiências formativas. No sentido de ampliar compreensões e reatar o diálogo indispensável entre as áreas do conhecimento, esta edição congrega perspectivas variadas e abrangentes temáticas, constituídas em um esforço interinstitucional entre Professores da Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio e Técnico) e da Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação) das Redes Pública e Privada. Por esses caminhos, os leitores irão encontrar diversidade de fontes, métodos e categorias analíticas, pois, neste movimento, procuramos pontuar mudanças significativas nas concepções de ensino, de aprendizagem e nas práticas realizadas pelos professores e alunos de cursos de formação inicial de professores. Com a expectativa de que nossos leitores tenham uma experiência aprendente e ensinante, acreditamos na valorização de temas contemporâneos e cotidianos. Sendo assim, esperamos que este dossiê possa constituir um bom e representativo momento de necessárias reflexões. Desejamos que tenham uma reflexiva e instigante leitura! Profª Dra. Rita de Cássia Grecco dos Santos (FURG), Profª Dra. Rejane Rosaria Grecco dos Santos (FURG e PUCRS) e Prof. Dr. Maurício Aires Vieira (UNIPAMPA) Organizadores Rio Grande, junho de 2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11836
10.14295/rds.v22i1.11836
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11836
identifier_str_mv 10.14295/rds.v22i1.11836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11836/8537
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 1 (2020): FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES PERSPECTIVAS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA; 7-8
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941480734720