O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
DOI: | 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p144-156 |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8276 |
Resumo: | O pedagogo é o sujeito que estuda a complexidade da educação e se torna o mediador dos processos que a envolvem, possibilitando o exercício da docência. O curso de Pedagogia concede ao licenciado atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, o recorte que se faz na apresentação da presente pesquisa é proveniente da preocupação com a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. Nesse sentido, o objetivo da investigação foi analisar o estágio curricular na Educação Infantil, visando compreender o seu papel no curso e contribuir para a formação inicial do pedagogo. Para esta pesquisa, foram analisados os relatórios finais da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil, documento realizado pelas acadêmicas do terceiro ano do curso, em 2017. A pesquisa contou com a análise documental de 18 relatórios finais de estágio, e, a partir disso, concluiu-se que a disciplina de estágio tem um papel fundamental na formação inicial do futuro profissional, bem como é um espaço formativo e reflexivo da prática pedagógica. |
id |
UNEB-3_8e6fe109ffffbc005935639facbc9ee6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8276 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
spelling |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSORCurricular InternshipInitial educationEarly Childhood educationEstágio curricularFormação inicialEducação infantilO pedagogo é o sujeito que estuda a complexidade da educação e se torna o mediador dos processos que a envolvem, possibilitando o exercício da docência. O curso de Pedagogia concede ao licenciado atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, o recorte que se faz na apresentação da presente pesquisa é proveniente da preocupação com a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. Nesse sentido, o objetivo da investigação foi analisar o estágio curricular na Educação Infantil, visando compreender o seu papel no curso e contribuir para a formação inicial do pedagogo. Para esta pesquisa, foram analisados os relatórios finais da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil, documento realizado pelas acadêmicas do terceiro ano do curso, em 2017. A pesquisa contou com a análise documental de 18 relatórios finais de estágio, e, a partir disso, concluiu-se que a disciplina de estágio tem um papel fundamental na formação inicial do futuro profissional, bem como é um espaço formativo e reflexivo da prática pedagógica.UNEB2020-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/827610.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p144-156Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 144-1562358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n57reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8276/5336Copyright (c) 2020 Susana Soares Tozetto, Melissa Rodrigues da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessTozetto, Susana SoaresSilva, Melissa Rodrigues da2021-06-05T16:48:21Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8276Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:48:21Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR |
title |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR |
spellingShingle |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR Tozetto, Susana Soares Curricular Internship Initial education Early Childhood education Estágio curricular Formação inicial Educação infantil Tozetto, Susana Soares Curricular Internship Initial education Early Childhood education Estágio curricular Formação inicial Educação infantil |
title_short |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR |
title_full |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR |
title_fullStr |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR |
title_full_unstemmed |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR |
title_sort |
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR |
author |
Tozetto, Susana Soares |
author_facet |
Tozetto, Susana Soares Tozetto, Susana Soares Silva, Melissa Rodrigues da Silva, Melissa Rodrigues da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Melissa Rodrigues da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tozetto, Susana Soares Silva, Melissa Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curricular Internship Initial education Early Childhood education Estágio curricular Formação inicial Educação infantil |
topic |
Curricular Internship Initial education Early Childhood education Estágio curricular Formação inicial Educação infantil |
description |
O pedagogo é o sujeito que estuda a complexidade da educação e se torna o mediador dos processos que a envolvem, possibilitando o exercício da docência. O curso de Pedagogia concede ao licenciado atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, o recorte que se faz na apresentação da presente pesquisa é proveniente da preocupação com a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. Nesse sentido, o objetivo da investigação foi analisar o estágio curricular na Educação Infantil, visando compreender o seu papel no curso e contribuir para a formação inicial do pedagogo. Para esta pesquisa, foram analisados os relatórios finais da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil, documento realizado pelas acadêmicas do terceiro ano do curso, em 2017. A pesquisa contou com a análise documental de 18 relatórios finais de estágio, e, a partir disso, concluiu-se que a disciplina de estágio tem um papel fundamental na formação inicial do futuro profissional, bem como é um espaço formativo e reflexivo da prática pedagógica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8276 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p144-156 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8276 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p144-156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8276/5336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Susana Soares Tozetto, Melissa Rodrigues da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Susana Soares Tozetto, Melissa Rodrigues da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 144-156 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v29.n57 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1822181613589495809 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p144-156 |