O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tozetto, Susana Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Melissa Rodrigues da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8276
Resumo: O pedagogo é o sujeito que estuda a complexidade da educação e se torna o mediador dos processos que a envolvem, possibilitando o exercício da docência. O curso de Pedagogia concede ao licenciado atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, o recorte que se faz na apresentação da presente pesquisa é proveniente da preocupação com a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. Nesse sentido, o objetivo da investigação foi analisar o estágio curricular na Educação Infantil, visando compreender o seu papel no curso e contribuir para a formação inicial do pedagogo. Para esta pesquisa, foram analisados os relatórios finais da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil, documento realizado pelas acadêmicas do terceiro ano do curso, em 2017. A pesquisa contou com a análise documental de 18 relatórios finais de estágio, e, a partir disso, concluiu-se que a disciplina de estágio tem um papel fundamental na formação inicial do futuro profissional, bem como é um espaço formativo e reflexivo da prática pedagógica.
id UNEB-3_8e6fe109ffffbc005935639facbc9ee6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8276
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSORCurricular InternshipInitial educationEarly Childhood educationEstágio curricularFormação inicialEducação infantilO pedagogo é o sujeito que estuda a complexidade da educação e se torna o mediador dos processos que a envolvem, possibilitando o exercício da docência. O curso de Pedagogia concede ao licenciado atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, o recorte que se faz na apresentação da presente pesquisa é proveniente da preocupação com a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. Nesse sentido, o objetivo da investigação foi analisar o estágio curricular na Educação Infantil, visando compreender o seu papel no curso e contribuir para a formação inicial do pedagogo. Para esta pesquisa, foram analisados os relatórios finais da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil, documento realizado pelas acadêmicas do terceiro ano do curso, em 2017. A pesquisa contou com a análise documental de 18 relatórios finais de estágio, e, a partir disso, concluiu-se que a disciplina de estágio tem um papel fundamental na formação inicial do futuro profissional, bem como é um espaço formativo e reflexivo da prática pedagógica.UNEB2020-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/827610.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p144-156Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 144-1562358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n57reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8276/5336Copyright (c) 2020 Susana Soares Tozetto, Melissa Rodrigues da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessTozetto, Susana SoaresSilva, Melissa Rodrigues da2021-06-05T16:48:21Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8276Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:48:21Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
title O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
spellingShingle O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
Tozetto, Susana Soares
Curricular Internship
Initial education
Early Childhood education
Estágio curricular
Formação inicial
Educação infantil
title_short O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
title_full O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
title_fullStr O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
title_full_unstemmed O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
title_sort O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
author Tozetto, Susana Soares
author_facet Tozetto, Susana Soares
Silva, Melissa Rodrigues da
author_role author
author2 Silva, Melissa Rodrigues da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tozetto, Susana Soares
Silva, Melissa Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Curricular Internship
Initial education
Early Childhood education
Estágio curricular
Formação inicial
Educação infantil
topic Curricular Internship
Initial education
Early Childhood education
Estágio curricular
Formação inicial
Educação infantil
description O pedagogo é o sujeito que estuda a complexidade da educação e se torna o mediador dos processos que a envolvem, possibilitando o exercício da docência. O curso de Pedagogia concede ao licenciado atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, o recorte que se faz na apresentação da presente pesquisa é proveniente da preocupação com a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. Nesse sentido, o objetivo da investigação foi analisar o estágio curricular na Educação Infantil, visando compreender o seu papel no curso e contribuir para a formação inicial do pedagogo. Para esta pesquisa, foram analisados os relatórios finais da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil, documento realizado pelas acadêmicas do terceiro ano do curso, em 2017. A pesquisa contou com a análise documental de 18 relatórios finais de estágio, e, a partir disso, concluiu-se que a disciplina de estágio tem um papel fundamental na formação inicial do futuro profissional, bem como é um espaço formativo e reflexivo da prática pedagógica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8276
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p144-156
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8276
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p144-156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8276/5336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Susana Soares Tozetto, Melissa Rodrigues da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Susana Soares Tozetto, Melissa Rodrigues da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 144-156
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v29.n57
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1788355181367263232