Ciência dos jogos aplicada a educação: um estudo do processo criativo de confecção do jogo analógico Umuechem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Jeferson
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Verônica Salgueiro do, de Queiroz, Zuleide Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5517
Resumo: O presente estudo tem por objetivo demonstrar o processo criativo de concepção do jogo analógico Umuechem, utilizando a metodologia do Ciclo Criativo de Jogos Colaborativos, além de descrever seu processo de criação a partir das escolhas subjacentes aos objetivos perquiridos pelo jogo e refletir sobre a ação interdisciplinar no processo de criação do jogo. Este é apresentado na forma de relato do processo de criação de jogos educativo utilizando uma metodologia científica que auxilia a gestão dos processos e a descrição detalhada do objeto de pesquisa. O jogo estudado foi criado na Universidade Federal do Cariri, com o objetivo de discutir o tema da sustentabilidade no âmbito da educação superior, inovado o processo de ensino-aprendizagem a partir da mediação dos saberes de forma lúdica. Como resultados este apresenta-se como uma contribuição para a educação, propiciada por uma base científica interdisciplinar, repleta de referências ligadas ao design de jogos, educação, história, literatura e estatística; o processo não é aleatório, mas intencional, pensado a partir do público alvo e de objetivos educacionais bem delimitados.
id UNEB-3_94d2b1445d5cb797803282f30f8b803a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5517
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Ciência dos jogos aplicada a educação: um estudo do processo criativo de confecção do jogo analógico Umuechem.Collaborative gamesCreative Cycle of Collaborative GamesGame designJogos colaborativosCiclo Criativo de Jogos ColaborativosDesign de jogosO presente estudo tem por objetivo demonstrar o processo criativo de concepção do jogo analógico Umuechem, utilizando a metodologia do Ciclo Criativo de Jogos Colaborativos, além de descrever seu processo de criação a partir das escolhas subjacentes aos objetivos perquiridos pelo jogo e refletir sobre a ação interdisciplinar no processo de criação do jogo. Este é apresentado na forma de relato do processo de criação de jogos educativo utilizando uma metodologia científica que auxilia a gestão dos processos e a descrição detalhada do objeto de pesquisa. O jogo estudado foi criado na Universidade Federal do Cariri, com o objetivo de discutir o tema da sustentabilidade no âmbito da educação superior, inovado o processo de ensino-aprendizagem a partir da mediação dos saberes de forma lúdica. Como resultados este apresenta-se como uma contribuição para a educação, propiciada por uma base científica interdisciplinar, repleta de referências ligadas ao design de jogos, educação, história, literatura e estatística; o processo não é aleatório, mas intencional, pensado a partir do público alvo e de objetivos educacionais bem delimitados.UNEB2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/551710.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p377-402Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 59 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 377-4022358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n59reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5517/6973Copyright (c) 2020 Jeferson Antunes, Verônica Salgueiro do Nascimento, Zuleide Fernandes de Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, JefersonNascimento, Verônica Salgueiro dode Queiroz, Zuleide Fernandes2023-04-18T00:26:14Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5517Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:26:14Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência dos jogos aplicada a educação: um estudo do processo criativo de confecção do jogo analógico Umuechem.
title Ciência dos jogos aplicada a educação: um estudo do processo criativo de confecção do jogo analógico Umuechem.
spellingShingle Ciência dos jogos aplicada a educação: um estudo do processo criativo de confecção do jogo analógico Umuechem.
Antunes, Jeferson
Collaborative games
Creative Cycle of Collaborative Games
Game design
Jogos colaborativos
Ciclo Criativo de Jogos Colaborativos
Design de jogos
title_short Ciência dos jogos aplicada a educação: um estudo do processo criativo de confecção do jogo analógico Umuechem.
title_full Ciência dos jogos aplicada a educação: um estudo do processo criativo de confecção do jogo analógico Umuechem.
title_fullStr Ciência dos jogos aplicada a educação: um estudo do processo criativo de confecção do jogo analógico Umuechem.
title_full_unstemmed Ciência dos jogos aplicada a educação: um estudo do processo criativo de confecção do jogo analógico Umuechem.
title_sort Ciência dos jogos aplicada a educação: um estudo do processo criativo de confecção do jogo analógico Umuechem.
author Antunes, Jeferson
author_facet Antunes, Jeferson
Nascimento, Verônica Salgueiro do
de Queiroz, Zuleide Fernandes
author_role author
author2 Nascimento, Verônica Salgueiro do
de Queiroz, Zuleide Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Jeferson
Nascimento, Verônica Salgueiro do
de Queiroz, Zuleide Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Collaborative games
Creative Cycle of Collaborative Games
Game design
Jogos colaborativos
Ciclo Criativo de Jogos Colaborativos
Design de jogos
topic Collaborative games
Creative Cycle of Collaborative Games
Game design
Jogos colaborativos
Ciclo Criativo de Jogos Colaborativos
Design de jogos
description O presente estudo tem por objetivo demonstrar o processo criativo de concepção do jogo analógico Umuechem, utilizando a metodologia do Ciclo Criativo de Jogos Colaborativos, além de descrever seu processo de criação a partir das escolhas subjacentes aos objetivos perquiridos pelo jogo e refletir sobre a ação interdisciplinar no processo de criação do jogo. Este é apresentado na forma de relato do processo de criação de jogos educativo utilizando uma metodologia científica que auxilia a gestão dos processos e a descrição detalhada do objeto de pesquisa. O jogo estudado foi criado na Universidade Federal do Cariri, com o objetivo de discutir o tema da sustentabilidade no âmbito da educação superior, inovado o processo de ensino-aprendizagem a partir da mediação dos saberes de forma lúdica. Como resultados este apresenta-se como uma contribuição para a educação, propiciada por uma base científica interdisciplinar, repleta de referências ligadas ao design de jogos, educação, história, literatura e estatística; o processo não é aleatório, mas intencional, pensado a partir do público alvo e de objetivos educacionais bem delimitados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5517
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p377-402
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5517
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p377-402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5517/6973
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Jeferson Antunes, Verônica Salgueiro do Nascimento, Zuleide Fernandes de Queiroz
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Jeferson Antunes, Verônica Salgueiro do Nascimento, Zuleide Fernandes de Queiroz
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 59 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 377-402
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v29.n59
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956734693376