ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucachinski, Elci Schroeder
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tondin, Celso Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2296
Resumo: A pesquisa objetivou analisar a relação entre alfabetização e redução dasdesigualdades escolares e sociais no que tange à orientação da prática pedagógica com alunos com deficiência, no âmbito da formação propor-cionada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Trata-se de estudo de caso realizado na rede municipal de ensino de Chapecó-SC, com base em consulta a documentos e realização de entrevistas semiestruturadas com professoras participantes desseprograma. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo temática, aliada à hermenêutica dialética. Os documentos orientam a alfabetização desses alunos à medida que preconizam o atendimento das necessidades educacionais, compreendidas como diversidade e diferença, de todos os alunos. Para as professoras, a alfabetização contribui para a redução das desigualdades, porém há diferenças nosmodos de compreendê-las. A maioria delas entende que as desigualda-des decorrem dos próprios indivíduos e, no caso da deficiência, da condição biológica; e algumas delas referem a participação do contexto escolar e social na construção delas, embora isso não seja feito de um modo crítico. Apontamos a formação de professores integralmente orientada, com base na teoria histórico-cultural, como estratégia deredimensionamento da prática pedagógica do professor alfabetizador em direção à inclusão escolar de todos os alunos.
id UNEB-3_9756eef76fc3354abf5ecb7071952000
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/2296
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTADeficiênciaAlfabetizaçãoPNAICDesigualdadesDiversidadeA pesquisa objetivou analisar a relação entre alfabetização e redução dasdesigualdades escolares e sociais no que tange à orientação da prática pedagógica com alunos com deficiência, no âmbito da formação propor-cionada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Trata-se de estudo de caso realizado na rede municipal de ensino de Chapecó-SC, com base em consulta a documentos e realização de entrevistas semiestruturadas com professoras participantes desseprograma. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo temática, aliada à hermenêutica dialética. Os documentos orientam a alfabetização desses alunos à medida que preconizam o atendimento das necessidades educacionais, compreendidas como diversidade e diferença, de todos os alunos. Para as professoras, a alfabetização contribui para a redução das desigualdades, porém há diferenças nosmodos de compreendê-las. A maioria delas entende que as desigualda-des decorrem dos próprios indivíduos e, no caso da deficiência, da condição biológica; e algumas delas referem a participação do contexto escolar e social na construção delas, embora isso não seja feito de um modo crítico. Apontamos a formação de professores integralmente orientada, com base na teoria histórico-cultural, como estratégia deredimensionamento da prática pedagógica do professor alfabetizador em direção à inclusão escolar de todos os alunos.UNEB2016-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/229610.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p217-234Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 25 n. 45 (2016): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 217-2342358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v25.n45reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2296/1602Copyright (c) 2022 Elci Schroeder Lucachinski, Celso Francisco Tondin (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessLucachinski, Elci SchroederTondin, Celso Francisco2023-04-18T01:26:38Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/2296Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:26:38Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
title ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
spellingShingle ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Lucachinski, Elci Schroeder
Deficiência
Alfabetização
PNAIC
Desigualdades
Diversidade
title_short ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
title_full ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
title_fullStr ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
title_full_unstemmed ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
title_sort ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
author Lucachinski, Elci Schroeder
author_facet Lucachinski, Elci Schroeder
Tondin, Celso Francisco
author_role author
author2 Tondin, Celso Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucachinski, Elci Schroeder
Tondin, Celso Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência
Alfabetização
PNAIC
Desigualdades
Diversidade
topic Deficiência
Alfabetização
PNAIC
Desigualdades
Diversidade
description A pesquisa objetivou analisar a relação entre alfabetização e redução dasdesigualdades escolares e sociais no que tange à orientação da prática pedagógica com alunos com deficiência, no âmbito da formação propor-cionada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Trata-se de estudo de caso realizado na rede municipal de ensino de Chapecó-SC, com base em consulta a documentos e realização de entrevistas semiestruturadas com professoras participantes desseprograma. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo temática, aliada à hermenêutica dialética. Os documentos orientam a alfabetização desses alunos à medida que preconizam o atendimento das necessidades educacionais, compreendidas como diversidade e diferença, de todos os alunos. Para as professoras, a alfabetização contribui para a redução das desigualdades, porém há diferenças nosmodos de compreendê-las. A maioria delas entende que as desigualda-des decorrem dos próprios indivíduos e, no caso da deficiência, da condição biológica; e algumas delas referem a participação do contexto escolar e social na construção delas, embora isso não seja feito de um modo crítico. Apontamos a formação de professores integralmente orientada, com base na teoria histórico-cultural, como estratégia deredimensionamento da prática pedagógica do professor alfabetizador em direção à inclusão escolar de todos os alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2296
10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p217-234
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2296
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p217-234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2296/1602
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Elci Schroeder Lucachinski, Celso Francisco Tondin (Autor)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Elci Schroeder Lucachinski, Celso Francisco Tondin (Autor)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 25 n. 45 (2016): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 217-234
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v25.n45
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956299534336