AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7169 |
Resumo: | Este artigo discute a importância dos processos de autoavaliação e de reflexãoque podem se fazer presentes na formação e atuação docente. Problematizaainda o papel da educação superior no trabalho com o tema no contexto daformação inicial e continuada de professores, bem como no enfrentamento dosdesafios de se consolidar como espaço de construção de saberes indispensáveisà profissionalização docente. Para tanto, foi realizada pesquisa, de naturezaqualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, os quais apontaramque os docentes pesquisados não estão tendo acesso a experiências formativasque lhes inspirem e ensinem a incorporar a autoavaliação às suas práticasprofissionais cotidianas ou mesmo a significá-la como um recurso valioso parao trabalho educativo. Conclui-se que há lacunas na formação inicial e continuadados profissionais da educação no que tange à abordagem da autoavaliação etambém da avaliação, corroborando resultados de outras pesquisas. |
id |
UNEB-3_a5a595f33c681b0e81620cb1f452c8db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7169 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLARSelf-evaluationReflectionTeacher educationHigher educationSchoolAutoavaliaçãoReflexãoFormação de professoresEducação superiorEscolaEste artigo discute a importância dos processos de autoavaliação e de reflexãoque podem se fazer presentes na formação e atuação docente. Problematizaainda o papel da educação superior no trabalho com o tema no contexto daformação inicial e continuada de professores, bem como no enfrentamento dosdesafios de se consolidar como espaço de construção de saberes indispensáveisà profissionalização docente. Para tanto, foi realizada pesquisa, de naturezaqualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, os quais apontaramque os docentes pesquisados não estão tendo acesso a experiências formativasque lhes inspirem e ensinem a incorporar a autoavaliação às suas práticasprofissionais cotidianas ou mesmo a significá-la como um recurso valioso parao trabalho educativo. Conclui-se que há lacunas na formação inicial e continuadados profissionais da educação no que tange à abordagem da autoavaliação etambém da avaliação, corroborando resultados de outras pesquisas.UNEB2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/716910.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p70-88Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 55 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 70-882358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v28.n55reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7169/4740Copyright (c) 2019 Ivone Maria Mendes Silva, Aline Paula Pochmann Bordin, Altair Alberto Fáveroinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes Silva, Ivone MariaPochmann Bordin, Aline PaulaFávero, Altair Alberto2023-12-12T17:56:04Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7169Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-12-12T17:56:04Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR |
title |
AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR |
spellingShingle |
AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR Mendes Silva, Ivone Maria Self-evaluation Reflection Teacher education Higher education School Autoavaliação Reflexão Formação de professores Educação superior Escola |
title_short |
AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR |
title_full |
AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR |
title_fullStr |
AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR |
title_sort |
AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR |
author |
Mendes Silva, Ivone Maria |
author_facet |
Mendes Silva, Ivone Maria Pochmann Bordin, Aline Paula Fávero, Altair Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Pochmann Bordin, Aline Paula Fávero, Altair Alberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes Silva, Ivone Maria Pochmann Bordin, Aline Paula Fávero, Altair Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Self-evaluation Reflection Teacher education Higher education School Autoavaliação Reflexão Formação de professores Educação superior Escola |
topic |
Self-evaluation Reflection Teacher education Higher education School Autoavaliação Reflexão Formação de professores Educação superior Escola |
description |
Este artigo discute a importância dos processos de autoavaliação e de reflexãoque podem se fazer presentes na formação e atuação docente. Problematizaainda o papel da educação superior no trabalho com o tema no contexto daformação inicial e continuada de professores, bem como no enfrentamento dosdesafios de se consolidar como espaço de construção de saberes indispensáveisà profissionalização docente. Para tanto, foi realizada pesquisa, de naturezaqualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, os quais apontaramque os docentes pesquisados não estão tendo acesso a experiências formativasque lhes inspirem e ensinem a incorporar a autoavaliação às suas práticasprofissionais cotidianas ou mesmo a significá-la como um recurso valioso parao trabalho educativo. Conclui-se que há lacunas na formação inicial e continuadados profissionais da educação no que tange à abordagem da autoavaliação etambém da avaliação, corroborando resultados de outras pesquisas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7169 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p70-88 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7169 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p70-88 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7169/4740 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ivone Maria Mendes Silva, Aline Paula Pochmann Bordin, Altair Alberto Fávero info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ivone Maria Mendes Silva, Aline Paula Pochmann Bordin, Altair Alberto Fávero |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 55 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 70-88 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v28.n55 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956793413632 |