AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Silva, Ivone Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pochmann Bordin, Aline Paula, Fávero, Altair Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7169
Resumo: Este artigo discute a importância dos processos de autoavaliação e de reflexãoque podem se fazer presentes na formação e atuação docente. Problematizaainda o papel da educação superior no trabalho com o tema no contexto daformação inicial e continuada de professores, bem como no enfrentamento dosdesafios de se consolidar como espaço de construção de saberes indispensáveisà profissionalização docente. Para tanto, foi realizada pesquisa, de naturezaqualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, os quais apontaramque os docentes pesquisados não estão tendo acesso a experiências formativasque lhes inspirem e ensinem a incorporar a autoavaliação às suas práticasprofissionais cotidianas ou mesmo a significá-la como um recurso valioso parao trabalho educativo. Conclui-se que há lacunas na formação inicial e continuadados profissionais da educação no que tange à abordagem da autoavaliação etambém da avaliação, corroborando resultados de outras pesquisas.
id UNEB-3_a5a595f33c681b0e81620cb1f452c8db
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7169
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLARSelf-evaluationReflectionTeacher educationHigher educationSchoolAutoavaliaçãoReflexãoFormação de professoresEducação superiorEscolaEste artigo discute a importância dos processos de autoavaliação e de reflexãoque podem se fazer presentes na formação e atuação docente. Problematizaainda o papel da educação superior no trabalho com o tema no contexto daformação inicial e continuada de professores, bem como no enfrentamento dosdesafios de se consolidar como espaço de construção de saberes indispensáveisà profissionalização docente. Para tanto, foi realizada pesquisa, de naturezaqualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, os quais apontaramque os docentes pesquisados não estão tendo acesso a experiências formativasque lhes inspirem e ensinem a incorporar a autoavaliação às suas práticasprofissionais cotidianas ou mesmo a significá-la como um recurso valioso parao trabalho educativo. Conclui-se que há lacunas na formação inicial e continuadados profissionais da educação no que tange à abordagem da autoavaliação etambém da avaliação, corroborando resultados de outras pesquisas.UNEB2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/716910.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p70-88Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 55 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 70-882358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v28.n55reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7169/4740Copyright (c) 2019 Ivone Maria Mendes Silva, Aline Paula Pochmann Bordin, Altair Alberto Fáveroinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes Silva, Ivone MariaPochmann Bordin, Aline PaulaFávero, Altair Alberto2023-12-12T17:56:04Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7169Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-12-12T17:56:04Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR
title AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR
spellingShingle AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR
Mendes Silva, Ivone Maria
Self-evaluation
Reflection
Teacher education
Higher education
School
Autoavaliação
Reflexão
Formação de professores
Educação superior
Escola
title_short AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR
title_full AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR
title_fullStr AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR
title_full_unstemmed AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR
title_sort AUTOAVALIAÇÃO COMO RECURSO FORMATIVO E FORMADOR: DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AO CONTEXTO ESCOLAR
author Mendes Silva, Ivone Maria
author_facet Mendes Silva, Ivone Maria
Pochmann Bordin, Aline Paula
Fávero, Altair Alberto
author_role author
author2 Pochmann Bordin, Aline Paula
Fávero, Altair Alberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes Silva, Ivone Maria
Pochmann Bordin, Aline Paula
Fávero, Altair Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Self-evaluation
Reflection
Teacher education
Higher education
School
Autoavaliação
Reflexão
Formação de professores
Educação superior
Escola
topic Self-evaluation
Reflection
Teacher education
Higher education
School
Autoavaliação
Reflexão
Formação de professores
Educação superior
Escola
description Este artigo discute a importância dos processos de autoavaliação e de reflexãoque podem se fazer presentes na formação e atuação docente. Problematizaainda o papel da educação superior no trabalho com o tema no contexto daformação inicial e continuada de professores, bem como no enfrentamento dosdesafios de se consolidar como espaço de construção de saberes indispensáveisà profissionalização docente. Para tanto, foi realizada pesquisa, de naturezaqualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, os quais apontaramque os docentes pesquisados não estão tendo acesso a experiências formativasque lhes inspirem e ensinem a incorporar a autoavaliação às suas práticasprofissionais cotidianas ou mesmo a significá-la como um recurso valioso parao trabalho educativo. Conclui-se que há lacunas na formação inicial e continuadados profissionais da educação no que tange à abordagem da autoavaliação etambém da avaliação, corroborando resultados de outras pesquisas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7169
10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p70-88
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7169
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p70-88
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7169/4740
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ivone Maria Mendes Silva, Aline Paula Pochmann Bordin, Altair Alberto Fávero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ivone Maria Mendes Silva, Aline Paula Pochmann Bordin, Altair Alberto Fávero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 55 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 70-88
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v28.n55
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956793413632