Fluências lexicais africanas e afro-brasileiras no processo de construção identitária dos estudantes da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Lise Mary Arruda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/842
Resumo: A presente tese constitui-se um estudo de caso realizado na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, em Salvador, Bahia, vinculada ao terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. Investigamos sobre as práticas curriculares que envolvem vivências com lexias africanas e afro-brasileiras e o impacto sociolinguístico na construção identitária dos estudantes. A partir de observações in lócus, tais vivências são descritas, orientadas pela contação de mitos afro-brasileiros, por meio de: livros didáticos e paradidáticos; uso cotidiano de saudações de gentileza, em yorubá; consultas lexicográficas e elaboração de pequenos dicionários; nominações na ambientação escolar e  circunvizinhos; cânticos em yorubá e wolof. Realizamos uma escuta dos falares de um grupo amostral de doze estudantes, na intenção de identificar a fluênciade tais lexias no uso cotidiano e de registrar sentimentos de pertença identitária. Dialogamos com autores como Munanga e Nascimento, que defendem uma educação voltada para a pluralidade cultural, e Rajagopalan, que discute o conceito de identidade a partir da língua, em consonância com o conceito de identidade nos estudos culturais, defendidos por autores como Bauman e Hall. Nos falares dos estudantes, foram verificadas sessenta ecinco lexias africanas e afro-brasileiras, categorizadas e glosadas, considerando o contexto sociolinguístico em que surgem. A análise dos dados possibilita concluir que tais fluências lexicais conduzem os estudantes ao conhecimento do legado cultural afro-brasileiro, à desconstrução de estereótipos referentes à população negra e a construções identitárias pautadas no respeito à diversidade.
id UNEB-3_abc1081c183b8ecca0bd939f11ab6264
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/842
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Fluências lexicais africanas e afro-brasileiras no processo de construção identitária dos estudantes da Escola Municipal Eugênia Anna dos SantosEscola Municipal Eugênia Anna dos SantosAfrican lexiconLanguage and identityAfro-Brazilian culture.A presente tese constitui-se um estudo de caso realizado na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, em Salvador, Bahia, vinculada ao terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. Investigamos sobre as práticas curriculares que envolvem vivências com lexias africanas e afro-brasileiras e o impacto sociolinguístico na construção identitária dos estudantes. A partir de observações in lócus, tais vivências são descritas, orientadas pela contação de mitos afro-brasileiros, por meio de: livros didáticos e paradidáticos; uso cotidiano de saudações de gentileza, em yorubá; consultas lexicográficas e elaboração de pequenos dicionários; nominações na ambientação escolar e  circunvizinhos; cânticos em yorubá e wolof. Realizamos uma escuta dos falares de um grupo amostral de doze estudantes, na intenção de identificar a fluênciade tais lexias no uso cotidiano e de registrar sentimentos de pertença identitária. Dialogamos com autores como Munanga e Nascimento, que defendem uma educação voltada para a pluralidade cultural, e Rajagopalan, que discute o conceito de identidade a partir da língua, em consonância com o conceito de identidade nos estudos culturais, defendidos por autores como Bauman e Hall. Nos falares dos estudantes, foram verificadas sessenta ecinco lexias africanas e afro-brasileiras, categorizadas e glosadas, considerando o contexto sociolinguístico em que surgem. A análise dos dados possibilita concluir que tais fluências lexicais conduzem os estudantes ao conhecimento do legado cultural afro-brasileiro, à desconstrução de estereótipos referentes à população negra e a construções identitárias pautadas no respeito à diversidade.UNEB2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/84210.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 41 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n41reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/842/597Dourado, Lise Mary Arrudainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:31:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/842Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:31:05Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Fluências lexicais africanas e afro-brasileiras no processo de construção identitária dos estudantes da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos
title Fluências lexicais africanas e afro-brasileiras no processo de construção identitária dos estudantes da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos
spellingShingle Fluências lexicais africanas e afro-brasileiras no processo de construção identitária dos estudantes da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos
Dourado, Lise Mary Arruda
Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos
African lexicon
Language and identity
Afro-Brazilian culture.
title_short Fluências lexicais africanas e afro-brasileiras no processo de construção identitária dos estudantes da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos
title_full Fluências lexicais africanas e afro-brasileiras no processo de construção identitária dos estudantes da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos
title_fullStr Fluências lexicais africanas e afro-brasileiras no processo de construção identitária dos estudantes da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos
title_full_unstemmed Fluências lexicais africanas e afro-brasileiras no processo de construção identitária dos estudantes da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos
title_sort Fluências lexicais africanas e afro-brasileiras no processo de construção identitária dos estudantes da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos
author Dourado, Lise Mary Arruda
author_facet Dourado, Lise Mary Arruda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dourado, Lise Mary Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos
African lexicon
Language and identity
Afro-Brazilian culture.
topic Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos
African lexicon
Language and identity
Afro-Brazilian culture.
description A presente tese constitui-se um estudo de caso realizado na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, em Salvador, Bahia, vinculada ao terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. Investigamos sobre as práticas curriculares que envolvem vivências com lexias africanas e afro-brasileiras e o impacto sociolinguístico na construção identitária dos estudantes. A partir de observações in lócus, tais vivências são descritas, orientadas pela contação de mitos afro-brasileiros, por meio de: livros didáticos e paradidáticos; uso cotidiano de saudações de gentileza, em yorubá; consultas lexicográficas e elaboração de pequenos dicionários; nominações na ambientação escolar e  circunvizinhos; cânticos em yorubá e wolof. Realizamos uma escuta dos falares de um grupo amostral de doze estudantes, na intenção de identificar a fluênciade tais lexias no uso cotidiano e de registrar sentimentos de pertença identitária. Dialogamos com autores como Munanga e Nascimento, que defendem uma educação voltada para a pluralidade cultural, e Rajagopalan, que discute o conceito de identidade a partir da língua, em consonância com o conceito de identidade nos estudos culturais, defendidos por autores como Bauman e Hall. Nos falares dos estudantes, foram verificadas sessenta ecinco lexias africanas e afro-brasileiras, categorizadas e glosadas, considerando o contexto sociolinguístico em que surgem. A análise dos dados possibilita concluir que tais fluências lexicais conduzem os estudantes ao conhecimento do legado cultural afro-brasileiro, à desconstrução de estereótipos referentes à população negra e a construções identitárias pautadas no respeito à diversidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/842
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/842
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/842/597
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 41 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v23.n41
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955925192704