EFFECTIVE EARLY LEARNING: A PRAXEOLOGICAL AND PARTICIPATORY APPROACH TO EVALUATING AND IMPROVING QUALITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4969 |
Resumo: | Este artigo reconhece a importância de proporcionar uma educação inicial de alta qualidade a crianças pequenas visando à promoção de resultados positivos a longo prazo que favoreçam a mobilidade social para os menos favorecidos. Oferece uma estratégia para melhorar a qualidade pedagógica em ambientes da primeira infância no mundo todo, em situações em que a qualidade permanece baixa para muitas crianças, e estabelece um modelo praxeológico alternativo de avaliação e melhoria de qualidade democrático, participativo, inclusivo e culturalmente sensível, ao invés de universalizado e pautado em referências métricas. O programa de avaliação e melhoria da qualidade da aprendizagem Precoce Efetiva (Effective Early Learning – EEL) adota essa abordagem participativa, sendo um sucesso a sua implementação no Reino Unido, em Portugal e na Holanda, com evidências de seu impacto no aprimoramento do bem-estar das crianças, envolvimento infantil e disposições infantis para aprender através da melhoria da qualidade dos processos pedagógicos e da promoção de contexto educativo propício em que estes ocorrem. Este artigo reconhece a importância de proporcionar uma educação inicial de alta qualidade a crianças pequenas visando à promoção de resultados positivos a longo prazo que favoreçam a mobilidade social para os menos favorecidos. Oferece uma estratégia para melhorar a qualidade pedagógica em ambientes da primeira infância no mundo todo, em situações em que a qualidade permanece baixa para muitas crianças, e estabelece um modelo praxeológico alternativo de avaliação e melhoria de qualidade democrático, participativo, inclusivo e culturalmente sensível, ao invés de universalizado e pautado em referências métricas. O programa de avaliação e melhoria da qualidade da aprendizagem Precoce Efetiva (Effective Early Learning – EEL) adota essa abordagem participativa, sendo um sucesso a sua implementação no Reino Unido, em Portugal e na Holanda, com evidências de seu impacto no aprimoramento do bem-estar das crianças, envolvimento infantil e disposições infantis para aprender através da melhoria da qualidade dos processos pedagógicos e da promoção de contexto educativo propício em que estes ocorrem. |
id |
UNEB-3_ac96f8684ba938b4bfd2122de81a9f30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4969 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EFFECTIVE EARLY LEARNING: A PRAXEOLOGICAL AND PARTICIPATORY APPROACH TO EVALUATING AND IMPROVING QUALITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATIONQualidade pedagógicaProduções infantisAvaliação participativaAbordagens praxeológicasBem-estar infantilEste artigo reconhece a importância de proporcionar uma educação inicial de alta qualidade a crianças pequenas visando à promoção de resultados positivos a longo prazo que favoreçam a mobilidade social para os menos favorecidos. Oferece uma estratégia para melhorar a qualidade pedagógica em ambientes da primeira infância no mundo todo, em situações em que a qualidade permanece baixa para muitas crianças, e estabelece um modelo praxeológico alternativo de avaliação e melhoria de qualidade democrático, participativo, inclusivo e culturalmente sensível, ao invés de universalizado e pautado em referências métricas. O programa de avaliação e melhoria da qualidade da aprendizagem Precoce Efetiva (Effective Early Learning – EEL) adota essa abordagem participativa, sendo um sucesso a sua implementação no Reino Unido, em Portugal e na Holanda, com evidências de seu impacto no aprimoramento do bem-estar das crianças, envolvimento infantil e disposições infantis para aprender através da melhoria da qualidade dos processos pedagógicos e da promoção de contexto educativo propício em que estes ocorrem. Este artigo reconhece a importância de proporcionar uma educação inicial de alta qualidade a crianças pequenas visando à promoção de resultados positivos a longo prazo que favoreçam a mobilidade social para os menos favorecidos. Oferece uma estratégia para melhorar a qualidade pedagógica em ambientes da primeira infância no mundo todo, em situações em que a qualidade permanece baixa para muitas crianças, e estabelece um modelo praxeológico alternativo de avaliação e melhoria de qualidade democrático, participativo, inclusivo e culturalmente sensível, ao invés de universalizado e pautado em referências métricas. O programa de avaliação e melhoria da qualidade da aprendizagem Precoce Efetiva (Effective Early Learning – EEL) adota essa abordagem participativa, sendo um sucesso a sua implementação no Reino Unido, em Portugal e na Holanda, com evidências de seu impacto no aprimoramento do bem-estar das crianças, envolvimento infantil e disposições infantis para aprender através da melhoria da qualidade dos processos pedagógicos e da promoção de contexto educativo propício em que estes ocorrem.UNEB2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/496910.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p105-120Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 51 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 105-1202358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v27.n51reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4969/3176Copyright (c) 2018 Chris Pascal, Tony Bertraminfo:eu-repo/semantics/openAccessPascal, ChrisBertram, Tony2023-04-18T00:48:13Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4969Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:48:13Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EFFECTIVE EARLY LEARNING: A PRAXEOLOGICAL AND PARTICIPATORY APPROACH TO EVALUATING AND IMPROVING QUALITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION |
title |
EFFECTIVE EARLY LEARNING: A PRAXEOLOGICAL AND PARTICIPATORY APPROACH TO EVALUATING AND IMPROVING QUALITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION |
spellingShingle |
EFFECTIVE EARLY LEARNING: A PRAXEOLOGICAL AND PARTICIPATORY APPROACH TO EVALUATING AND IMPROVING QUALITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION Pascal, Chris Qualidade pedagógica Produções infantis Avaliação participativa Abordagens praxeológicas Bem-estar infantil |
title_short |
EFFECTIVE EARLY LEARNING: A PRAXEOLOGICAL AND PARTICIPATORY APPROACH TO EVALUATING AND IMPROVING QUALITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION |
title_full |
EFFECTIVE EARLY LEARNING: A PRAXEOLOGICAL AND PARTICIPATORY APPROACH TO EVALUATING AND IMPROVING QUALITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION |
title_fullStr |
EFFECTIVE EARLY LEARNING: A PRAXEOLOGICAL AND PARTICIPATORY APPROACH TO EVALUATING AND IMPROVING QUALITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION |
title_full_unstemmed |
EFFECTIVE EARLY LEARNING: A PRAXEOLOGICAL AND PARTICIPATORY APPROACH TO EVALUATING AND IMPROVING QUALITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION |
title_sort |
EFFECTIVE EARLY LEARNING: A PRAXEOLOGICAL AND PARTICIPATORY APPROACH TO EVALUATING AND IMPROVING QUALITY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION |
author |
Pascal, Chris |
author_facet |
Pascal, Chris Bertram, Tony |
author_role |
author |
author2 |
Bertram, Tony |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pascal, Chris Bertram, Tony |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade pedagógica Produções infantis Avaliação participativa Abordagens praxeológicas Bem-estar infantil |
topic |
Qualidade pedagógica Produções infantis Avaliação participativa Abordagens praxeológicas Bem-estar infantil |
description |
Este artigo reconhece a importância de proporcionar uma educação inicial de alta qualidade a crianças pequenas visando à promoção de resultados positivos a longo prazo que favoreçam a mobilidade social para os menos favorecidos. Oferece uma estratégia para melhorar a qualidade pedagógica em ambientes da primeira infância no mundo todo, em situações em que a qualidade permanece baixa para muitas crianças, e estabelece um modelo praxeológico alternativo de avaliação e melhoria de qualidade democrático, participativo, inclusivo e culturalmente sensível, ao invés de universalizado e pautado em referências métricas. O programa de avaliação e melhoria da qualidade da aprendizagem Precoce Efetiva (Effective Early Learning – EEL) adota essa abordagem participativa, sendo um sucesso a sua implementação no Reino Unido, em Portugal e na Holanda, com evidências de seu impacto no aprimoramento do bem-estar das crianças, envolvimento infantil e disposições infantis para aprender através da melhoria da qualidade dos processos pedagógicos e da promoção de contexto educativo propício em que estes ocorrem. Este artigo reconhece a importância de proporcionar uma educação inicial de alta qualidade a crianças pequenas visando à promoção de resultados positivos a longo prazo que favoreçam a mobilidade social para os menos favorecidos. Oferece uma estratégia para melhorar a qualidade pedagógica em ambientes da primeira infância no mundo todo, em situações em que a qualidade permanece baixa para muitas crianças, e estabelece um modelo praxeológico alternativo de avaliação e melhoria de qualidade democrático, participativo, inclusivo e culturalmente sensível, ao invés de universalizado e pautado em referências métricas. O programa de avaliação e melhoria da qualidade da aprendizagem Precoce Efetiva (Effective Early Learning – EEL) adota essa abordagem participativa, sendo um sucesso a sua implementação no Reino Unido, em Portugal e na Holanda, com evidências de seu impacto no aprimoramento do bem-estar das crianças, envolvimento infantil e disposições infantis para aprender através da melhoria da qualidade dos processos pedagógicos e da promoção de contexto educativo propício em que estes ocorrem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4969 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p105-120 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4969 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p105-120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4969/3176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Chris Pascal, Tony Bertram info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Chris Pascal, Tony Bertram |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 51 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 105-120 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v27.n51 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956692750336 |