FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EJA:UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NA BAHIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/471 |
Resumo: | Trata-se de um trabalho de pesquisa em que se destaca a especificidade da educação de jovens e adultos, se analisa a formação docente com base em diversos autores, apoiada em uma literatura atual e pertinente acerca da temática estudada, se justifica a criação de um curso de especiali-zação em EJA no âmbito de uma Universidade Estadual. Objetivando discutir a formação docente, o papel do profes-sor e a especificidade da EJA, apresentam-se algumas reflexões sobre o percurso formativo, críticas e sugestões para a melhoria da qualidade do ensino e da formação dos educadores. Utiliza-se de uma metodologia que privilegia a indução, em uma abordagem qualitativa, realizando uma análise retrospectiva sobre os avanços e os recuos da pro-posta educacional. Como ponto culminante, à guisa de conclusão, reforça a importância da qualificação do educador propondo cursos em nível de pós-graduação, ações afirma-tivas e a revisão das políticas públicas no campo da EJA. |
id |
UNEB-3_b4fbb019fa929f940b821d25592e9e48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/471 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EJA:UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NA BAHIATrata-se de um trabalho de pesquisa em que se destaca a especificidade da educação de jovens e adultos, se analisa a formação docente com base em diversos autores, apoiada em uma literatura atual e pertinente acerca da temática estudada, se justifica a criação de um curso de especiali-zação em EJA no âmbito de uma Universidade Estadual. Objetivando discutir a formação docente, o papel do profes-sor e a especificidade da EJA, apresentam-se algumas reflexões sobre o percurso formativo, críticas e sugestões para a melhoria da qualidade do ensino e da formação dos educadores. Utiliza-se de uma metodologia que privilegia a indução, em uma abordagem qualitativa, realizando uma análise retrospectiva sobre os avanços e os recuos da pro-posta educacional. Como ponto culminante, à guisa de conclusão, reforça a importância da qualificação do educador propondo cursos em nível de pós-graduação, ações afirma-tivas e a revisão das políticas públicas no campo da EJA.UNEB2013-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/47110.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v21.n37reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/471/406Dantas, Tânia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:47:14Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/471Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:47:14Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EJA:UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NA BAHIA |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EJA:UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NA BAHIA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EJA:UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NA BAHIA Dantas, Tânia Regina |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EJA:UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NA BAHIA |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EJA:UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NA BAHIA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EJA:UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NA BAHIA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EJA:UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NA BAHIA |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EJA:UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NA BAHIA |
author |
Dantas, Tânia Regina |
author_facet |
Dantas, Tânia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Tânia Regina |
description |
Trata-se de um trabalho de pesquisa em que se destaca a especificidade da educação de jovens e adultos, se analisa a formação docente com base em diversos autores, apoiada em uma literatura atual e pertinente acerca da temática estudada, se justifica a criação de um curso de especiali-zação em EJA no âmbito de uma Universidade Estadual. Objetivando discutir a formação docente, o papel do profes-sor e a especificidade da EJA, apresentam-se algumas reflexões sobre o percurso formativo, críticas e sugestões para a melhoria da qualidade do ensino e da formação dos educadores. Utiliza-se de uma metodologia que privilegia a indução, em uma abordagem qualitativa, realizando uma análise retrospectiva sobre os avanços e os recuos da pro-posta educacional. Como ponto culminante, à guisa de conclusão, reforça a importância da qualificação do educador propondo cursos em nível de pós-graduação, ações afirma-tivas e a revisão das políticas públicas no campo da EJA. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/471 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/471 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/471/406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v21.n37 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955876958208 |