A leitura-estar-no-mundo e a constituição do sujeito-leitor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rosemary Lapa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/843
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar como se dá a mediação da constituição do sujeito leitor nas aulas de língua portuguesa, nas turmas de 9º ano. A investigação se deu através de entrevistas com docentes e discentes de três escolas públicas da capital baiana. Além disso, foi realizada uma atividade de leitura com os discentes, focando a produção de leitura, tudo isso, considerando a escuta sensível e a epoché. A análise das evidências levantadas apontou para uma prática de produção de leitura superficial, mas apontou também para o alcance do enleituramento através da mediação docente, ou seja, a capacidade de tornar o texto inteligível em suas várias nuances: lexical, gramatical, de conhecimento de mundo, indo além da leitura das palavras, momento que o sujeito leitor interage com o sujeito autor, sendo essa a tese defendida. Buscou-se, à luz de teóricos do discurso, principalmente Orlandi, e da pedagogia, como Freire e Macedo, descrever uma pedagogia que incida na formação do leitor, através do enleituramento, considerando que a leitura é o caminho privilegiado da formação cidadã. A análise ancorou-se em dispositivos etnográficos e foi guiada por categorias presentes nas práticas pedagógicas, derivadas de pressupostos da Análise de Discurso: silenciamento, o qual gerou o não-silenciamento, e o assujeitamento, o qual gerou o reassujeitamento, privilegiando a discussão que gira em torno da constituição do sujeito-leitor. Os resultados encontrados apontam para um trabalho com leitura que precisa ampliar a constituição do sujeito--leitor, ampliando o conhecimento de mundo.
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