A leitura-estar-no-mundo e a constituição do sujeito-leitor.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/843 |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo investigar como se dá a mediação da constituição do sujeito leitor nas aulas de língua portuguesa, nas turmas de 9º ano. A investigação se deu através de entrevistas com docentes e discentes de três escolas públicas da capital baiana. Além disso, foi realizada uma atividade de leitura com os discentes, focando a produção de leitura, tudo isso, considerando a escuta sensível e a epoché. A análise das evidências levantadas apontou para uma prática de produção de leitura superficial, mas apontou também para o alcance do enleituramento através da mediação docente, ou seja, a capacidade de tornar o texto inteligível em suas várias nuances: lexical, gramatical, de conhecimento de mundo, indo além da leitura das palavras, momento que o sujeito leitor interage com o sujeito autor, sendo essa a tese defendida. Buscou-se, à luz de teóricos do discurso, principalmente Orlandi, e da pedagogia, como Freire e Macedo, descrever uma pedagogia que incida na formação do leitor, através do enleituramento, considerando que a leitura é o caminho privilegiado da formação cidadã. A análise ancorou-se em dispositivos etnográficos e foi guiada por categorias presentes nas práticas pedagógicas, derivadas de pressupostos da Análise de Discurso: silenciamento, o qual gerou o não-silenciamento, e o assujeitamento, o qual gerou o reassujeitamento, privilegiando a discussão que gira em torno da constituição do sujeito-leitor. Os resultados encontrados apontam para um trabalho com leitura que precisa ampliar a constituição do sujeito--leitor, ampliando o conhecimento de mundo. |
id |
UNEB-3_b9e5c7334c5a03eab1a717da946f9abd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/843 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura-estar-no-mundo e a constituição do sujeito-leitor.Análise de DiscursoLeituraSujeito-leitorEnsino.A presente pesquisa teve por objetivo investigar como se dá a mediação da constituição do sujeito leitor nas aulas de língua portuguesa, nas turmas de 9º ano. A investigação se deu através de entrevistas com docentes e discentes de três escolas públicas da capital baiana. Além disso, foi realizada uma atividade de leitura com os discentes, focando a produção de leitura, tudo isso, considerando a escuta sensível e a epoché. A análise das evidências levantadas apontou para uma prática de produção de leitura superficial, mas apontou também para o alcance do enleituramento através da mediação docente, ou seja, a capacidade de tornar o texto inteligível em suas várias nuances: lexical, gramatical, de conhecimento de mundo, indo além da leitura das palavras, momento que o sujeito leitor interage com o sujeito autor, sendo essa a tese defendida. Buscou-se, à luz de teóricos do discurso, principalmente Orlandi, e da pedagogia, como Freire e Macedo, descrever uma pedagogia que incida na formação do leitor, através do enleituramento, considerando que a leitura é o caminho privilegiado da formação cidadã. A análise ancorou-se em dispositivos etnográficos e foi guiada por categorias presentes nas práticas pedagógicas, derivadas de pressupostos da Análise de Discurso: silenciamento, o qual gerou o não-silenciamento, e o assujeitamento, o qual gerou o reassujeitamento, privilegiando a discussão que gira em torno da constituição do sujeito-leitor. Os resultados encontrados apontam para um trabalho com leitura que precisa ampliar a constituição do sujeito--leitor, ampliando o conhecimento de mundo.UNEB2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/84310.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 41 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n41reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/843/598Oliveira, Rosemary Lapainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:30:52Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/843Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:30:52Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura-estar-no-mundo e a constituição do sujeito-leitor. |
title |
A leitura-estar-no-mundo e a constituição do sujeito-leitor. |
spellingShingle |
A leitura-estar-no-mundo e a constituição do sujeito-leitor. Oliveira, Rosemary Lapa Análise de Discurso Leitura Sujeito-leitor Ensino. |
title_short |
A leitura-estar-no-mundo e a constituição do sujeito-leitor. |
title_full |
A leitura-estar-no-mundo e a constituição do sujeito-leitor. |
title_fullStr |
A leitura-estar-no-mundo e a constituição do sujeito-leitor. |
title_full_unstemmed |
A leitura-estar-no-mundo e a constituição do sujeito-leitor. |
title_sort |
A leitura-estar-no-mundo e a constituição do sujeito-leitor. |
author |
Oliveira, Rosemary Lapa |
author_facet |
Oliveira, Rosemary Lapa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rosemary Lapa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de Discurso Leitura Sujeito-leitor Ensino. |
topic |
Análise de Discurso Leitura Sujeito-leitor Ensino. |
description |
A presente pesquisa teve por objetivo investigar como se dá a mediação da constituição do sujeito leitor nas aulas de língua portuguesa, nas turmas de 9º ano. A investigação se deu através de entrevistas com docentes e discentes de três escolas públicas da capital baiana. Além disso, foi realizada uma atividade de leitura com os discentes, focando a produção de leitura, tudo isso, considerando a escuta sensível e a epoché. A análise das evidências levantadas apontou para uma prática de produção de leitura superficial, mas apontou também para o alcance do enleituramento através da mediação docente, ou seja, a capacidade de tornar o texto inteligível em suas várias nuances: lexical, gramatical, de conhecimento de mundo, indo além da leitura das palavras, momento que o sujeito leitor interage com o sujeito autor, sendo essa a tese defendida. Buscou-se, à luz de teóricos do discurso, principalmente Orlandi, e da pedagogia, como Freire e Macedo, descrever uma pedagogia que incida na formação do leitor, através do enleituramento, considerando que a leitura é o caminho privilegiado da formação cidadã. A análise ancorou-se em dispositivos etnográficos e foi guiada por categorias presentes nas práticas pedagógicas, derivadas de pressupostos da Análise de Discurso: silenciamento, o qual gerou o não-silenciamento, e o assujeitamento, o qual gerou o reassujeitamento, privilegiando a discussão que gira em torno da constituição do sujeito-leitor. Os resultados encontrados apontam para um trabalho com leitura que precisa ampliar a constituição do sujeito--leitor, ampliando o conhecimento de mundo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Double-blinded peer reviewed Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/843 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/843 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/843/598 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 41 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v23.n41 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955926241280 |