Constituição do sujeito leitor :
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117607 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre a leitura presente na escola e a importância de um trabalho que vise o aluno leitor, considerando a situação precária das atividades leitoras no ensino aprendizagem de Língua Portuguesa. Questionam-se as práticas centradas na mera identificação e classificação de elementos presentes nos textos. Tais procedimentos não exploram a leitura como o processo complexo que ela realmente é. Preconizase neste artigo o pressuposto de que há uma relação complexa entre autor, leitor e texto, de forma que o leitor é parte fundamental do processo de leitura, pois é nele que os sentidos se constituem. Sendo assim, percebe-se a necessidade de apresentar um projeto de leitura que dê conta da formação do leitor no ambiente escolar. A partir de uma proposta de análise de textos, sugere-se um projeto de leitura que torne o aluno sujeito desse processo, fazendo-o perceber sua capacidade de atuar socialmente, discursivamente e levando-o a exprimir sua opinião. |
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