A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES PARA UMMODELO SOCIAL DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: PERSPECTIVA DIALÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flecha, Ramón
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mello, Roseli Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/455
Resumo: O presente texto é fruto de estudos, ações e debates que o autor e a autora vêm desenvolvendo sobre a Educação de Pessoas Jovens e Adultos (EPJA), numa perspectiva dialógica. Para abordar a formação de educadores e educadoras para a EPJA, dedicam-se, primeiro, à retomada do histórico das políticas e práticas na Espanha e no Brasil, seus países de origem. Passam ao resgate de conceitos queinfluenciaram e influenciam mundialmente a EPJA, e seguem com a explicitação do modelo social de EPJA, como aquele que atende às necessidades e à identidade da vida adulta e dos jovens. Como referência de modelo social de EPJA, apresentam a Escola de Educação de Pessoas Adultas da Verneda de Sant-Martí, localizada na Espanha, que vem inspirando a criação e a transformação de escolas de educação de pessoas jovens e adultas no Brasil. Dedicam-se ao conceito de aprendizagem dialógica, que orienta as práticas pedagógicas e de gestão da Escola da Verneda, potente referencial para a radicalização do modelo social. Encerram o texto abordando a formação de educadoras e educadores para o modelo social de EPJA, remetendo a uma experiência desenvolvida no Brasil, em curso de especialização.
id UNEB-3_be0b57b6fede8489db44c85ed7de114a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/455
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES PARA UMMODELO SOCIAL DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: PERSPECTIVA DIALÓGICAO presente texto é fruto de estudos, ações e debates que o autor e a autora vêm desenvolvendo sobre a Educação de Pessoas Jovens e Adultos (EPJA), numa perspectiva dialógica. Para abordar a formação de educadores e educadoras para a EPJA, dedicam-se, primeiro, à retomada do histórico das políticas e práticas na Espanha e no Brasil, seus países de origem. Passam ao resgate de conceitos queinfluenciaram e influenciam mundialmente a EPJA, e seguem com a explicitação do modelo social de EPJA, como aquele que atende às necessidades e à identidade da vida adulta e dos jovens. Como referência de modelo social de EPJA, apresentam a Escola de Educação de Pessoas Adultas da Verneda de Sant-Martí, localizada na Espanha, que vem inspirando a criação e a transformação de escolas de educação de pessoas jovens e adultas no Brasil. Dedicam-se ao conceito de aprendizagem dialógica, que orienta as práticas pedagógicas e de gestão da Escola da Verneda, potente referencial para a radicalização do modelo social. Encerram o texto abordando a formação de educadoras e educadores para o modelo social de EPJA, remetendo a uma experiência desenvolvida no Brasil, em curso de especialização.UNEB2013-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/45510.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v21.n37reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/455/395Flecha, RamónMello, Roseli Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:13:12Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/455Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:13:12Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES PARA UMMODELO SOCIAL DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: PERSPECTIVA DIALÓGICA
title A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES PARA UMMODELO SOCIAL DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: PERSPECTIVA DIALÓGICA
spellingShingle A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES PARA UMMODELO SOCIAL DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: PERSPECTIVA DIALÓGICA
Flecha, Ramón
title_short A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES PARA UMMODELO SOCIAL DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: PERSPECTIVA DIALÓGICA
title_full A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES PARA UMMODELO SOCIAL DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: PERSPECTIVA DIALÓGICA
title_fullStr A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES PARA UMMODELO SOCIAL DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: PERSPECTIVA DIALÓGICA
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES PARA UMMODELO SOCIAL DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: PERSPECTIVA DIALÓGICA
title_sort A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES PARA UMMODELO SOCIAL DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: PERSPECTIVA DIALÓGICA
author Flecha, Ramón
author_facet Flecha, Ramón
Mello, Roseli Rodrigues
author_role author
author2 Mello, Roseli Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flecha, Ramón
Mello, Roseli Rodrigues
description O presente texto é fruto de estudos, ações e debates que o autor e a autora vêm desenvolvendo sobre a Educação de Pessoas Jovens e Adultos (EPJA), numa perspectiva dialógica. Para abordar a formação de educadores e educadoras para a EPJA, dedicam-se, primeiro, à retomada do histórico das políticas e práticas na Espanha e no Brasil, seus países de origem. Passam ao resgate de conceitos queinfluenciaram e influenciam mundialmente a EPJA, e seguem com a explicitação do modelo social de EPJA, como aquele que atende às necessidades e à identidade da vida adulta e dos jovens. Como referência de modelo social de EPJA, apresentam a Escola de Educação de Pessoas Adultas da Verneda de Sant-Martí, localizada na Espanha, que vem inspirando a criação e a transformação de escolas de educação de pessoas jovens e adultas no Brasil. Dedicam-se ao conceito de aprendizagem dialógica, que orienta as práticas pedagógicas e de gestão da Escola da Verneda, potente referencial para a radicalização do modelo social. Encerram o texto abordando a formação de educadoras e educadores para o modelo social de EPJA, remetendo a uma experiência desenvolvida no Brasil, em curso de especialização.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/455
10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/455
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/455/395
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v21.n37
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955861229568