Desafios na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baladeli, Ana Paula Domingos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/408
Resumo: A abordagem construcionista tem fundamentadoa realização de pesquisas acerca das tecnologias dainformação e comunicação (TIC) como ferramentaspedagógicas potencializadoras do processo de construçãode conhecimento. Diante disso, esta pesquisaenfoca a formação continuada de um grupo de professoresde inglês para o uso pedagógico da Internet.Formulou-se a seguinte questão problematizadora: Épossível criar um espaço colaborativo para professoresde Língua Inglesa para o estudo e a pesquisa das potencialidades da Internet no ensino e na aprendizagem desse idioma? Implementou-se um curso deextensão para professores de inglês da rede públicade ensino da cidade de Cascavel, no Paraná. Foram realizadas ações pedagógicas (presencial e a distância)para o estudo, a pesquisa, a análise e a reflexão de 17professores sobre as limitações e as possibilidades de construção de conhecimento por meio da ferramentaInternet. Os dados da pesquisa revelaram que o conhecimento(operacional e pedagógico) dos professores éinsuficiente para promover mudança na prática como uso da Internet como ferramenta de aprendizagem.Revelam ainda dois grupos de professores: o primeiro apresentou maior resistência em refletir sobre a prática e incorporar a Internet como ferramenta pedagógica. O segundo, no entanto, apresentou maior reflexão e interesse em vislumbrar práticas inovadoras para a aprendizagem de Inglês com a Internet. Por fim, a pesquisa possibilitou a criação de um espaço formativo em que os professores participaram de estudos,práticas e reflexões acerca do uso da Internet como ferramenta de aprendizagem de inglês.
id UNEB-3_bec5a52e79ad9c52a7c45f583d69db3f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/408
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Desafios na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa.Formação de professoresTecnologias da informação e comunicaçãolingua inglesa - aprendizagemA abordagem construcionista tem fundamentadoa realização de pesquisas acerca das tecnologias dainformação e comunicação (TIC) como ferramentaspedagógicas potencializadoras do processo de construçãode conhecimento. Diante disso, esta pesquisaenfoca a formação continuada de um grupo de professoresde inglês para o uso pedagógico da Internet.Formulou-se a seguinte questão problematizadora: Épossível criar um espaço colaborativo para professoresde Língua Inglesa para o estudo e a pesquisa das potencialidades da Internet no ensino e na aprendizagem desse idioma? Implementou-se um curso deextensão para professores de inglês da rede públicade ensino da cidade de Cascavel, no Paraná. Foram realizadas ações pedagógicas (presencial e a distância)para o estudo, a pesquisa, a análise e a reflexão de 17professores sobre as limitações e as possibilidades de construção de conhecimento por meio da ferramentaInternet. Os dados da pesquisa revelaram que o conhecimento(operacional e pedagógico) dos professores éinsuficiente para promover mudança na prática como uso da Internet como ferramenta de aprendizagem.Revelam ainda dois grupos de professores: o primeiro apresentou maior resistência em refletir sobre a prática e incorporar a Internet como ferramenta pedagógica. O segundo, no entanto, apresentou maior reflexão e interesse em vislumbrar práticas inovadoras para a aprendizagem de Inglês com a Internet. Por fim, a pesquisa possibilitou a criação de um espaço formativo em que os professores participaram de estudos,práticas e reflexões acerca do uso da Internet como ferramenta de aprendizagem de inglês.UNEB2013-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/40810.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v20.n36reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/408/352Baladeli, Ana Paula Domingosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:14:02Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/408Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:14:02Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa.
title Desafios na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa.
spellingShingle Desafios na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa.
Baladeli, Ana Paula Domingos
Formação de professores
Tecnologias da informação e comunicação
lingua inglesa - aprendizagem
title_short Desafios na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa.
title_full Desafios na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa.
title_fullStr Desafios na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa.
title_full_unstemmed Desafios na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa.
title_sort Desafios na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa.
author Baladeli, Ana Paula Domingos
author_facet Baladeli, Ana Paula Domingos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baladeli, Ana Paula Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Tecnologias da informação e comunicação
lingua inglesa - aprendizagem
topic Formação de professores
Tecnologias da informação e comunicação
lingua inglesa - aprendizagem
description A abordagem construcionista tem fundamentadoa realização de pesquisas acerca das tecnologias dainformação e comunicação (TIC) como ferramentaspedagógicas potencializadoras do processo de construçãode conhecimento. Diante disso, esta pesquisaenfoca a formação continuada de um grupo de professoresde inglês para o uso pedagógico da Internet.Formulou-se a seguinte questão problematizadora: Épossível criar um espaço colaborativo para professoresde Língua Inglesa para o estudo e a pesquisa das potencialidades da Internet no ensino e na aprendizagem desse idioma? Implementou-se um curso deextensão para professores de inglês da rede públicade ensino da cidade de Cascavel, no Paraná. Foram realizadas ações pedagógicas (presencial e a distância)para o estudo, a pesquisa, a análise e a reflexão de 17professores sobre as limitações e as possibilidades de construção de conhecimento por meio da ferramentaInternet. Os dados da pesquisa revelaram que o conhecimento(operacional e pedagógico) dos professores éinsuficiente para promover mudança na prática como uso da Internet como ferramenta de aprendizagem.Revelam ainda dois grupos de professores: o primeiro apresentou maior resistência em refletir sobre a prática e incorporar a Internet como ferramenta pedagógica. O segundo, no entanto, apresentou maior reflexão e interesse em vislumbrar práticas inovadoras para a aprendizagem de Inglês com a Internet. Por fim, a pesquisa possibilitou a criação de um espaço formativo em que os professores participaram de estudos,práticas e reflexões acerca do uso da Internet como ferramenta de aprendizagem de inglês.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/408
10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/408
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/408/352
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v20.n36
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955853889536