Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Dóris Bittencourt
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/386
Resumo: Este trabalho analisa a obra Escola Primária Rural, produzida pela professora etécnica rural Ruth Ivoty Torres da Silva, no início da década de 1950, no Rio Grande doSul. Os textos do livro revelam representações que foram construídas sobre o mundorural; representações acerca dos significados da escola, dos professores, dos alunos edas populações rurais, de um modo geral. O estudo em questão insere-se no campode investigações da História da Educação, sendo esta uma componente fundamentalda história das práticas culturais e do cotidiano social. A pesquisa identifica-se comos pressupostos teóricos da História Cultural, corrente historiográfica que pretendebuscar alternativas à história de cunho tradicional. O trabalho também se inscreveno campo da história das práticas de leitura e escrita, tendo como referenciais asconcepções da cultura escrita enquanto produção discursiva de um determinadotempo e lugar. Para além da apresentação dos temas abordados no livro, a investigaçãoestá especialmente interessada nos significados da difusão dos discursos divulgadospela obra, nos processos de subjetivação provocados pelos textos escritos e suaspossíveis influências nos modos como os professores rurais pensavam, agiam e seexpressavam nos espaços de construção de suas identidades. Entende-se que o livroEscola Primária Rural constitui-se em um documento significativo para a Históriada Educação, por abordar questões relevantes acerca da problemática do ensinonas regiões campesinas, relatar experiências de atividades rurais desenvolvidasem diferentes escolas e propor sugestões de atividades empíricas relacionadas aotrabalho pedagógico do professor.
id UNEB-3_c0321bc9c4863eadbd1b7fd337f868cc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/386
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Uma obra referência para professores rurais: escola primária ruralEducação rural. Formação docente rural. Práticas de leitura e escritaEste trabalho analisa a obra Escola Primária Rural, produzida pela professora etécnica rural Ruth Ivoty Torres da Silva, no início da década de 1950, no Rio Grande doSul. Os textos do livro revelam representações que foram construídas sobre o mundorural; representações acerca dos significados da escola, dos professores, dos alunos edas populações rurais, de um modo geral. O estudo em questão insere-se no campode investigações da História da Educação, sendo esta uma componente fundamentalda história das práticas culturais e do cotidiano social. A pesquisa identifica-se comos pressupostos teóricos da História Cultural, corrente historiográfica que pretendebuscar alternativas à história de cunho tradicional. O trabalho também se inscreveno campo da história das práticas de leitura e escrita, tendo como referenciais asconcepções da cultura escrita enquanto produção discursiva de um determinadotempo e lugar. Para além da apresentação dos temas abordados no livro, a investigaçãoestá especialmente interessada nos significados da difusão dos discursos divulgadospela obra, nos processos de subjetivação provocados pelos textos escritos e suaspossíveis influências nos modos como os professores rurais pensavam, agiam e seexpressavam nos espaços de construção de suas identidades. Entende-se que o livroEscola Primária Rural constitui-se em um documento significativo para a Históriada Educação, por abordar questões relevantes acerca da problemática do ensinonas regiões campesinas, relatar experiências de atividades rurais desenvolvidasem diferentes escolas e propor sugestões de atividades empíricas relacionadas aotrabalho pedagógico do professor.UNEB2013-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/38610.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v20.n36reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/386/331Almeida, Dóris Bittencourtinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:14:14Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/386Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:14:14Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural
title Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural
spellingShingle Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural
Almeida, Dóris Bittencourt
Educação rural. Formação docente rural. Práticas de leitura e escrita
title_short Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural
title_full Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural
title_fullStr Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural
title_full_unstemmed Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural
title_sort Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural
author Almeida, Dóris Bittencourt
author_facet Almeida, Dóris Bittencourt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Dóris Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural. Formação docente rural. Práticas de leitura e escrita
topic Educação rural. Formação docente rural. Práticas de leitura e escrita
description Este trabalho analisa a obra Escola Primária Rural, produzida pela professora etécnica rural Ruth Ivoty Torres da Silva, no início da década de 1950, no Rio Grande doSul. Os textos do livro revelam representações que foram construídas sobre o mundorural; representações acerca dos significados da escola, dos professores, dos alunos edas populações rurais, de um modo geral. O estudo em questão insere-se no campode investigações da História da Educação, sendo esta uma componente fundamentalda história das práticas culturais e do cotidiano social. A pesquisa identifica-se comos pressupostos teóricos da História Cultural, corrente historiográfica que pretendebuscar alternativas à história de cunho tradicional. O trabalho também se inscreveno campo da história das práticas de leitura e escrita, tendo como referenciais asconcepções da cultura escrita enquanto produção discursiva de um determinadotempo e lugar. Para além da apresentação dos temas abordados no livro, a investigaçãoestá especialmente interessada nos significados da difusão dos discursos divulgadospela obra, nos processos de subjetivação provocados pelos textos escritos e suaspossíveis influências nos modos como os professores rurais pensavam, agiam e seexpressavam nos espaços de construção de suas identidades. Entende-se que o livroEscola Primária Rural constitui-se em um documento significativo para a Históriada Educação, por abordar questões relevantes acerca da problemática do ensinonas regiões campesinas, relatar experiências de atividades rurais desenvolvidasem diferentes escolas e propor sugestões de atividades empíricas relacionadas aotrabalho pedagógico do professor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/386
10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/386
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/386/331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v20.n36
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955852840960