Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/386 |
Resumo: | Este trabalho analisa a obra Escola Primária Rural, produzida pela professora etécnica rural Ruth Ivoty Torres da Silva, no início da década de 1950, no Rio Grande doSul. Os textos do livro revelam representações que foram construídas sobre o mundorural; representações acerca dos significados da escola, dos professores, dos alunos edas populações rurais, de um modo geral. O estudo em questão insere-se no campode investigações da História da Educação, sendo esta uma componente fundamentalda história das práticas culturais e do cotidiano social. A pesquisa identifica-se comos pressupostos teóricos da História Cultural, corrente historiográfica que pretendebuscar alternativas à história de cunho tradicional. O trabalho também se inscreveno campo da história das práticas de leitura e escrita, tendo como referenciais asconcepções da cultura escrita enquanto produção discursiva de um determinadotempo e lugar. Para além da apresentação dos temas abordados no livro, a investigaçãoestá especialmente interessada nos significados da difusão dos discursos divulgadospela obra, nos processos de subjetivação provocados pelos textos escritos e suaspossíveis influências nos modos como os professores rurais pensavam, agiam e seexpressavam nos espaços de construção de suas identidades. Entende-se que o livroEscola Primária Rural constitui-se em um documento significativo para a Históriada Educação, por abordar questões relevantes acerca da problemática do ensinonas regiões campesinas, relatar experiências de atividades rurais desenvolvidasem diferentes escolas e propor sugestões de atividades empíricas relacionadas aotrabalho pedagógico do professor. |
id |
UNEB-3_c0321bc9c4863eadbd1b7fd337f868cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/386 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma obra referência para professores rurais: escola primária ruralEducação rural. Formação docente rural. Práticas de leitura e escritaEste trabalho analisa a obra Escola Primária Rural, produzida pela professora etécnica rural Ruth Ivoty Torres da Silva, no início da década de 1950, no Rio Grande doSul. Os textos do livro revelam representações que foram construídas sobre o mundorural; representações acerca dos significados da escola, dos professores, dos alunos edas populações rurais, de um modo geral. O estudo em questão insere-se no campode investigações da História da Educação, sendo esta uma componente fundamentalda história das práticas culturais e do cotidiano social. A pesquisa identifica-se comos pressupostos teóricos da História Cultural, corrente historiográfica que pretendebuscar alternativas à história de cunho tradicional. O trabalho também se inscreveno campo da história das práticas de leitura e escrita, tendo como referenciais asconcepções da cultura escrita enquanto produção discursiva de um determinadotempo e lugar. Para além da apresentação dos temas abordados no livro, a investigaçãoestá especialmente interessada nos significados da difusão dos discursos divulgadospela obra, nos processos de subjetivação provocados pelos textos escritos e suaspossíveis influências nos modos como os professores rurais pensavam, agiam e seexpressavam nos espaços de construção de suas identidades. Entende-se que o livroEscola Primária Rural constitui-se em um documento significativo para a Históriada Educação, por abordar questões relevantes acerca da problemática do ensinonas regiões campesinas, relatar experiências de atividades rurais desenvolvidasem diferentes escolas e propor sugestões de atividades empíricas relacionadas aotrabalho pedagógico do professor.UNEB2013-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/38610.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v20.n36reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/386/331Almeida, Dóris Bittencourtinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:14:14Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/386Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:14:14Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural |
title |
Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural |
spellingShingle |
Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural Almeida, Dóris Bittencourt Educação rural. Formação docente rural. Práticas de leitura e escrita |
title_short |
Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural |
title_full |
Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural |
title_fullStr |
Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural |
title_full_unstemmed |
Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural |
title_sort |
Uma obra referência para professores rurais: escola primária rural |
author |
Almeida, Dóris Bittencourt |
author_facet |
Almeida, Dóris Bittencourt |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Dóris Bittencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação rural. Formação docente rural. Práticas de leitura e escrita |
topic |
Educação rural. Formação docente rural. Práticas de leitura e escrita |
description |
Este trabalho analisa a obra Escola Primária Rural, produzida pela professora etécnica rural Ruth Ivoty Torres da Silva, no início da década de 1950, no Rio Grande doSul. Os textos do livro revelam representações que foram construídas sobre o mundorural; representações acerca dos significados da escola, dos professores, dos alunos edas populações rurais, de um modo geral. O estudo em questão insere-se no campode investigações da História da Educação, sendo esta uma componente fundamentalda história das práticas culturais e do cotidiano social. A pesquisa identifica-se comos pressupostos teóricos da História Cultural, corrente historiográfica que pretendebuscar alternativas à história de cunho tradicional. O trabalho também se inscreveno campo da história das práticas de leitura e escrita, tendo como referenciais asconcepções da cultura escrita enquanto produção discursiva de um determinadotempo e lugar. Para além da apresentação dos temas abordados no livro, a investigaçãoestá especialmente interessada nos significados da difusão dos discursos divulgadospela obra, nos processos de subjetivação provocados pelos textos escritos e suaspossíveis influências nos modos como os professores rurais pensavam, agiam e seexpressavam nos espaços de construção de suas identidades. Entende-se que o livroEscola Primária Rural constitui-se em um documento significativo para a Históriada Educação, por abordar questões relevantes acerca da problemática do ensinonas regiões campesinas, relatar experiências de atividades rurais desenvolvidasem diferentes escolas e propor sugestões de atividades empíricas relacionadas aotrabalho pedagógico do professor. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/386 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/386 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/386/331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v20.n36 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955852840960 |