Análise da qualidade dos cursos do Programa Universidade para Todos (PROUNI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ikuta, Camila Yuri Santana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barreyro, Gladys Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7760
Resumo: O artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou a qualidade dos cursos que ofertaram bolsas do Programa Universidade para Todos, uma política implementada em 2005, com o objetivo de conceder bolsas de estudos de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas. Foi realizada análise quantitativa de dados dos cursos que ofertaram bolsas ProUni no município de São Paulo-SP em 2014, no que tange aos resultados de avaliação do Conceito Preliminar de Curso. Os resultados indicaram que os cursos selecionados que ofertaram o ProUni acompanharam a tendência de resultados de avaliação, não destoando dos resultados gerais dos cursos da educação superior brasileira. Entretanto, há uma parcela de cursos com ausência de conceito ou de reconhecimento, o que traz incertezas sobre a qualidade ofertada. Verificaram-se, também, diferenças em relação aos resultados conforme o grau acadêmico (bacharelados/tecnólogos), tipo de bolsa (integral/parcial) e área dos cursos. 
id UNEB-3_c03d27a976007be51ac2d241a8ff0abe
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7760
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Análise da qualidade dos cursos do Programa Universidade para Todos (PROUNI)Educação SuperiorAvaliação da Educação SuperiorPolítica EducacionalO artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou a qualidade dos cursos que ofertaram bolsas do Programa Universidade para Todos, uma política implementada em 2005, com o objetivo de conceder bolsas de estudos de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas. Foi realizada análise quantitativa de dados dos cursos que ofertaram bolsas ProUni no município de São Paulo-SP em 2014, no que tange aos resultados de avaliação do Conceito Preliminar de Curso. Os resultados indicaram que os cursos selecionados que ofertaram o ProUni acompanharam a tendência de resultados de avaliação, não destoando dos resultados gerais dos cursos da educação superior brasileira. Entretanto, há uma parcela de cursos com ausência de conceito ou de reconhecimento, o que traz incertezas sobre a qualidade ofertada. Verificaram-se, também, diferenças em relação aos resultados conforme o grau acadêmico (bacharelados/tecnólogos), tipo de bolsa (integral/parcial) e área dos cursos. UNEB2021-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/776010.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p344-363Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 61 (2021): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 344-3632358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v30.n61reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7760/7796Copyright (c) 2021 Camila Yuri Santana Ikuta, Gladys Beatriz Barreyroinfo:eu-repo/semantics/openAccessIkuta, Camila Yuri SantanaBarreyro, Gladys Beatriz2021-10-19T23:46:14Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7760Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-10-19T23:46:14Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da qualidade dos cursos do Programa Universidade para Todos (PROUNI)
title Análise da qualidade dos cursos do Programa Universidade para Todos (PROUNI)
spellingShingle Análise da qualidade dos cursos do Programa Universidade para Todos (PROUNI)
Ikuta, Camila Yuri Santana
Educação Superior
Avaliação da Educação Superior
Política Educacional
title_short Análise da qualidade dos cursos do Programa Universidade para Todos (PROUNI)
title_full Análise da qualidade dos cursos do Programa Universidade para Todos (PROUNI)
title_fullStr Análise da qualidade dos cursos do Programa Universidade para Todos (PROUNI)
title_full_unstemmed Análise da qualidade dos cursos do Programa Universidade para Todos (PROUNI)
title_sort Análise da qualidade dos cursos do Programa Universidade para Todos (PROUNI)
author Ikuta, Camila Yuri Santana
author_facet Ikuta, Camila Yuri Santana
Barreyro, Gladys Beatriz
author_role author
author2 Barreyro, Gladys Beatriz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ikuta, Camila Yuri Santana
Barreyro, Gladys Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Avaliação da Educação Superior
Política Educacional
topic Educação Superior
Avaliação da Educação Superior
Política Educacional
description O artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou a qualidade dos cursos que ofertaram bolsas do Programa Universidade para Todos, uma política implementada em 2005, com o objetivo de conceder bolsas de estudos de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas. Foi realizada análise quantitativa de dados dos cursos que ofertaram bolsas ProUni no município de São Paulo-SP em 2014, no que tange aos resultados de avaliação do Conceito Preliminar de Curso. Os resultados indicaram que os cursos selecionados que ofertaram o ProUni acompanharam a tendência de resultados de avaliação, não destoando dos resultados gerais dos cursos da educação superior brasileira. Entretanto, há uma parcela de cursos com ausência de conceito ou de reconhecimento, o que traz incertezas sobre a qualidade ofertada. Verificaram-se, também, diferenças em relação aos resultados conforme o grau acadêmico (bacharelados/tecnólogos), tipo de bolsa (integral/parcial) e área dos cursos. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7760
10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p344-363
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7760
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p344-363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7760/7796
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Camila Yuri Santana Ikuta, Gladys Beatriz Barreyro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Camila Yuri Santana Ikuta, Gladys Beatriz Barreyro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 61 (2021): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 344-363
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v30.n61
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957174046720