FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rausch, Rita Buzzi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schlindwein, Luciane Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p95-108
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8272
Resumo: O trabalho aborda resultados de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública municipal de Blumenau-SC, cujo objetivo foi analisar a relação teoria e prática, registradas em vídeo, de sete professoras dos anos iniciais. As gravações ocorreram nas salas de aula de uma escola pública, uma vez por semana, durante um ano. Paralelamente às gravações, a cada semana as professoras analisaram, coletivamente, uma das aulas. Os aportes teóricos e metodológicos da psicologia histórico-cultural foram fundamentais, tanto para as discussões coletivas, nas quais as professoras problematizavam suas práticas, quanto como ferramenta metodológica na pesquisa. As análises indicaram reflexões densas empreendidas pelas professoras e o impacto nas suas práticas. Pudemos capturar o movimento de transformação e tomada de consciência das professoras. O estudo e análise cooperativa interferiram decisivamente nas ações das docentes, ressignificando suas concepções teóricas e suas práticas docentes, provocando repercussão na própria escola.
id UNEB-3_cb42ba7b96b48b3925839992f369236f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8272
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCOContinuing trainingTeaching practiceReflection-actionFormação continuadaPrática docenteReflexão-açãoO trabalho aborda resultados de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública municipal de Blumenau-SC, cujo objetivo foi analisar a relação teoria e prática, registradas em vídeo, de sete professoras dos anos iniciais. As gravações ocorreram nas salas de aula de uma escola pública, uma vez por semana, durante um ano. Paralelamente às gravações, a cada semana as professoras analisaram, coletivamente, uma das aulas. Os aportes teóricos e metodológicos da psicologia histórico-cultural foram fundamentais, tanto para as discussões coletivas, nas quais as professoras problematizavam suas práticas, quanto como ferramenta metodológica na pesquisa. As análises indicaram reflexões densas empreendidas pelas professoras e o impacto nas suas práticas. Pudemos capturar o movimento de transformação e tomada de consciência das professoras. O estudo e análise cooperativa interferiram decisivamente nas ações das docentes, ressignificando suas concepções teóricas e suas práticas docentes, provocando repercussão na própria escola.UNEB2020-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/827210.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p95-108Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 95-1082358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n57reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8272/5332Copyright (c) 2020 Rita Buzzi Rausch, Luciane Maria Schlindweininfo:eu-repo/semantics/openAccessRausch, Rita BuzziSchlindwein, Luciane Maria2021-06-05T16:48:23Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8272Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:48:23Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO
title FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO
FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO
Rausch, Rita Buzzi
Continuing training
Teaching practice
Reflection-action
Formação continuada
Prática docente
Reflexão-ação
Rausch, Rita Buzzi
Continuing training
Teaching practice
Reflection-action
Formação continuada
Prática docente
Reflexão-ação
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO
FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO
FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO
author Rausch, Rita Buzzi
author_facet Rausch, Rita Buzzi
Rausch, Rita Buzzi
Schlindwein, Luciane Maria
Schlindwein, Luciane Maria
author_role author
author2 Schlindwein, Luciane Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rausch, Rita Buzzi
Schlindwein, Luciane Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Continuing training
Teaching practice
Reflection-action
Formação continuada
Prática docente
Reflexão-ação
topic Continuing training
Teaching practice
Reflection-action
Formação continuada
Prática docente
Reflexão-ação
description O trabalho aborda resultados de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública municipal de Blumenau-SC, cujo objetivo foi analisar a relação teoria e prática, registradas em vídeo, de sete professoras dos anos iniciais. As gravações ocorreram nas salas de aula de uma escola pública, uma vez por semana, durante um ano. Paralelamente às gravações, a cada semana as professoras analisaram, coletivamente, uma das aulas. Os aportes teóricos e metodológicos da psicologia histórico-cultural foram fundamentais, tanto para as discussões coletivas, nas quais as professoras problematizavam suas práticas, quanto como ferramenta metodológica na pesquisa. As análises indicaram reflexões densas empreendidas pelas professoras e o impacto nas suas práticas. Pudemos capturar o movimento de transformação e tomada de consciência das professoras. O estudo e análise cooperativa interferiram decisivamente nas ações das docentes, ressignificando suas concepções teóricas e suas práticas docentes, provocando repercussão na própria escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8272
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p95-108
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8272
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p95-108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8272/5332
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Rita Buzzi Rausch, Luciane Maria Schlindwein
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Rita Buzzi Rausch, Luciane Maria Schlindwein
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 95-108
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v29.n57
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1822181613587398656
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p95-108