FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
DOI: | 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p95-108 |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8272 |
Resumo: | O trabalho aborda resultados de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública municipal de Blumenau-SC, cujo objetivo foi analisar a relação teoria e prática, registradas em vídeo, de sete professoras dos anos iniciais. As gravações ocorreram nas salas de aula de uma escola pública, uma vez por semana, durante um ano. Paralelamente às gravações, a cada semana as professoras analisaram, coletivamente, uma das aulas. Os aportes teóricos e metodológicos da psicologia histórico-cultural foram fundamentais, tanto para as discussões coletivas, nas quais as professoras problematizavam suas práticas, quanto como ferramenta metodológica na pesquisa. As análises indicaram reflexões densas empreendidas pelas professoras e o impacto nas suas práticas. Pudemos capturar o movimento de transformação e tomada de consciência das professoras. O estudo e análise cooperativa interferiram decisivamente nas ações das docentes, ressignificando suas concepções teóricas e suas práticas docentes, provocando repercussão na própria escola. |
id |
UNEB-3_cb42ba7b96b48b3925839992f369236f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8272 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCOContinuing trainingTeaching practiceReflection-actionFormação continuadaPrática docenteReflexão-açãoO trabalho aborda resultados de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública municipal de Blumenau-SC, cujo objetivo foi analisar a relação teoria e prática, registradas em vídeo, de sete professoras dos anos iniciais. As gravações ocorreram nas salas de aula de uma escola pública, uma vez por semana, durante um ano. Paralelamente às gravações, a cada semana as professoras analisaram, coletivamente, uma das aulas. Os aportes teóricos e metodológicos da psicologia histórico-cultural foram fundamentais, tanto para as discussões coletivas, nas quais as professoras problematizavam suas práticas, quanto como ferramenta metodológica na pesquisa. As análises indicaram reflexões densas empreendidas pelas professoras e o impacto nas suas práticas. Pudemos capturar o movimento de transformação e tomada de consciência das professoras. O estudo e análise cooperativa interferiram decisivamente nas ações das docentes, ressignificando suas concepções teóricas e suas práticas docentes, provocando repercussão na própria escola.UNEB2020-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/827210.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p95-108Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 95-1082358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n57reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8272/5332Copyright (c) 2020 Rita Buzzi Rausch, Luciane Maria Schlindweininfo:eu-repo/semantics/openAccessRausch, Rita BuzziSchlindwein, Luciane Maria2021-06-05T16:48:23Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8272Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:48:23Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO Rausch, Rita Buzzi Continuing training Teaching practice Reflection-action Formação continuada Prática docente Reflexão-ação Rausch, Rita Buzzi Continuing training Teaching practice Reflection-action Formação continuada Prática docente Reflexão-ação |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO |
author |
Rausch, Rita Buzzi |
author_facet |
Rausch, Rita Buzzi Rausch, Rita Buzzi Schlindwein, Luciane Maria Schlindwein, Luciane Maria |
author_role |
author |
author2 |
Schlindwein, Luciane Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rausch, Rita Buzzi Schlindwein, Luciane Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Continuing training Teaching practice Reflection-action Formação continuada Prática docente Reflexão-ação |
topic |
Continuing training Teaching practice Reflection-action Formação continuada Prática docente Reflexão-ação |
description |
O trabalho aborda resultados de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública municipal de Blumenau-SC, cujo objetivo foi analisar a relação teoria e prática, registradas em vídeo, de sete professoras dos anos iniciais. As gravações ocorreram nas salas de aula de uma escola pública, uma vez por semana, durante um ano. Paralelamente às gravações, a cada semana as professoras analisaram, coletivamente, uma das aulas. Os aportes teóricos e metodológicos da psicologia histórico-cultural foram fundamentais, tanto para as discussões coletivas, nas quais as professoras problematizavam suas práticas, quanto como ferramenta metodológica na pesquisa. As análises indicaram reflexões densas empreendidas pelas professoras e o impacto nas suas práticas. Pudemos capturar o movimento de transformação e tomada de consciência das professoras. O estudo e análise cooperativa interferiram decisivamente nas ações das docentes, ressignificando suas concepções teóricas e suas práticas docentes, provocando repercussão na própria escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8272 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p95-108 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8272 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p95-108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8272/5332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Rita Buzzi Rausch, Luciane Maria Schlindwein info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Rita Buzzi Rausch, Luciane Maria Schlindwein |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 95-108 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v29.n57 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1822181613587398656 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p95-108 |